Polonês lidera artilharia da elite europeia na temporada; Neymar dispara entre brasileiros



Piatek, do Genoa, é o maior goleador da elite da Europa, e Neymar é o brasileiro com mais gols na temporada (Foto: Montagem/Genoa/AFP)

São aproximadamente dois meses de competições oficiais na Europa e alguns jogadores já estão se destacando pelos seus gols na temporada 2018/2019. O principal destaque fica por conta do atacante polonês Krzysztof Piatek, do Genoa. Até aqui ele marcou 12 gols em sete jogos, o que o torna o atleta com mais gols entre aqueles que atuam nas principais ligas europeias (Alemanha, Espanha, França, Inglaterra e Itália). Esse número supera Messi, com dez gols, que está empatado com Neymar, o brasileiro que mais balançou a rede.

Piatek chegou ao Genoa para esta temporada, contratado junto ao Cracóvia, da Polônia. Aos 23 anos, o atacante não sentiu a mudança de ares e desandou a marcar gols. São oito em seis jogos pelo Campeonato Italiano, e quatro em uma partida pela Copa da Itália. Suas atuações já são fundamentais para o clube italiano, tanto é que dos 15 tentos da equipe em 2018/2019, ele anotou 12. Ou outros três foram marcados por Kouamé, e Pandev (duas vezes).

Com dois gols a menos do que o polonês, Messi caminha para brigar novamente pela artilharia da temporada, como tem sido comum na última década. Até aqui são cinco tentos pelo Campeonato Espanhol e cinco pela Liga dos Campeões. Tudo isso em dez jogos, ou seja, média de um por partida.

Empatado com o argentino está Neymar, do PSG, que também é o brasileiro que mais marcou gols na elite europeia nesta temporada. São sete tentos em sete jogos pelo Campeonato Francês e mais três em duas partidas pela Liga dos Campeões. O capitão de Tite ainda disputou um duelo pela Supercopa da França, mas passou em branco. Assim como Messi, balança a rede, em média, uma vez por confronto.

Ainda entre os brasileiros da elite, os segundos colocados no ranking têm apenas quatro gols marcados. São eles: Joelinton, do Hoffenheim, e Matheus Cunha, do RB Leipzig, ambos clubes alemães que disputam competições continentais. Somando todos os tentos brasileiros até o momento nesta temporada, teremos 62, anotados por 31 jogadores diferentes.

  • Alemanha – 14 gols marcados por 6 jogadores brasileiros
  • Espanha – 13 gols marcados por 7 jogadores brasileiros
  • França – 14 gols gols marcados por 5 jogadores brasileiros
  • Inglaterra – 18 gols gols marcados por 10 jogadores brasileiros
  • Itália – 3 gols gols marcados por 3 jogadores brasileiros

Confira na galeria abaixo os rankings citados acima:



MaisRecentes

Corinthians x Cruzeiro registra a maior renda do Brasil em 2018; veja ranking



Continue Lendo

Rodada do Brasileirão-2018 tem maior público pagante desde a edição 2015



Continue Lendo

Destino antes incomum, Inglaterra passa a ser refúgio brasileiro na Europa



Continue Lendo