Pior mandante de Série A, Santos vê ‘fator casa’ perder força na temporada atual



Santos é o pior mandante entre os clubes de Série A, lidera ranking de derrotas e sofre para fortalecer ‘fator casa’ (Foto: Ivan Storti)

A derrota para o Cruzeiro, na última quarta-feira, pela partida de ida das quartas de final da Copa do Brasil, foi a sétima do Santos como mandante em 2018. No primeiro jogo de Cuca no comando do time, já foi possível notar que o novo treinador terá uma grande missão no clube: recuperar a força do fator casa em busca dos objetivos desta temporada. Atualmente, o Peixe é o time de Série A com o pior aproveitamento atuando em casa neste ano.

Até aqui, foram 21 jogos oficiais com mando santista em 2018, com oito vitórias, seis empates e sete derrotas, o que resulta em um aproveitamento de 47,62%, o pior entre os 20 clubes de Série A. À frente do Peixe está o Vasco, que conquistou 56,52% dos pontos que disputou como mandante.

Definitivamente, a campanha do Santos em seus domínios, seja na Vila Belmiro, seja no Pacaembu, é bem ruim e fica pior ainda quando comparada com a dos últimos tempos, e nem precisamos ir tão longe para exemplificar. Nos últimos três anos, o clube da Baixada esteve entre os melhores mandantes da elite do futebol nacional. Em 2015, para se ter ideia, o time foi derrotado apenas uma vez em casa: 3 a 1 para o Grêmio, pelo Brasileirão, na Vila.

Naquele ano, o Peixe atingiu incríveis 88,29% de aproveitamento como mandante: 37 jogos oficiais, 31 vitórias, cinco empates e uma derrota. Números que impuseram respeito em todos os adversários e deram o status de o time mais poderoso do país em seus domínios. Chegou a ter uma sequência de 32 jogos de invencibilidade em casa no período.

Em 2016, o Alvinegro Praiano voltou a ter um aproveitamento fabuloso quando teve mando de campo: 34 jogos oficiais, 27 vitórias, 5 empates e 2 derrotas (Internacional e Figueirense, pelo Brasileirão), conquistou 84,31% dos pontos que disputou. Novamente teve a melhor campanha em casa entre os clubes de Série A na temporada.

Já no ano passado, houve uma pequena queda no desempenho da equipe santista como mandante: 33 jogos oficiais, 22 vitórias, 4 empates e 7 derrotas, conquistou 70,71% dos pontos que disputou, a quarta melhor campanha em casa entre os clubes de Série A na temporada. Interessante notar que o número de derrotas em seus domínios em praticamente metade de 2018, é o mesmo obtido durante todo o ano de 2017.

Os dados indicam uma enorme queda de um ano para outro, ou seja, uma das principais virtudes do time da Vila Belmiro não tem a mesma força de antes, fragilizando ainda mais um processo de reconstrução que já era sinalizado no fim da temporada passada. Não é à toa que isso influencia também nos números gerais de 2018. Tanto é que o Peixe é o clube de Série A que mais foi derrotado no ano: 16 vezes, assim como Vasco e Vitória.

Vale destacar que em 2015 e em 2017, o Santos terminou a temporada com as mesmas 16 derrotas, atingidas neste ano ainda no mês agosto. Em 2016, o Peixe perdeu apenas 13 jogos oficiais. De fato, 2018 é um ano de reajustes e de preparar o sinal alerta para fugir de possíveis tragédias. Para isso, é preciso que Cuca, e os reforços que estão chegando, consigam resgatar a força perdida dentro de casa.

Confira os dados citados no texto na galeria abaixo:



MaisRecentes

Veja quantos jogadores diferentes cada clube utilizou no Brasileirão-2018



Continue Lendo

Internacional atropela o Fluminense e domina a Seleção da 18ª Rodada do Brasileirão-2018



Continue Lendo

Santos é o clube de Série A há mais jogos sem vencer na temporada



Continue Lendo