Pelo título, Palmeiras deixa o espetáculo de lado, fica invicto e prioriza eficiência



Pelo título, jogadores priorizam o resultado e Palmeiras segue invicto no Brasileirão (Foto: Cesar Greco)

Pelo título, jogadores priorizam o resultado e Palmeiras segue invicto no Brasileirão (Foto: Cesar Greco)

Com a vitória sobre o Sport, no Allianz Parque, o Palmeiras abriu seis pontos na liderança para o Flamengo e completou 15 jogos invicto no Brasileirão.

É nítido que nessa sequência o Verdão não apresentou a mesma qualidade de jogo que já exibiu neste mesmo campeonato, mas vence e, se não vence, pelo menos conquista pontos importantes para construir a vantagem que hoje lhe dá o favoritismo para levantar a sonhada taça.

Não é segredo para ninguém que o técnico Cuca tem priorizado o resultado em detrimento do espetáculo. Segundo ele, nesta reta final, o mais importante é vencer.

– Tem momento em que você não precisa dar espetáculo. Você neutraliza, cria coisas novas, está na hora de trabalhar situações novas, e estou fazendo isso. O mais importante de tudo é ganhar. Não vão falar que o time foi campeão jogando bonito ou feio. Vão falar que foi campeão. Gol é gol. Não sei que time você de casa torce, mas pensa se você quer o futebol bem jogado faltando dez jogos para acabar o ano – declarou o comandante palmeirense após a apertada vitória por 3 a 2 sobre o Santa Cruz, fora de casa, na 28ª rodada.

Realmente o Palmeiras mudou e Cuca criou novos artifícios pela manutenção de seu time na liderança. Ao compararmos as estatísticas das primeiras 17 rodadas com as das últimas 15, notamos uma diferença relevante em alguns números que corroboram com a fala do treinador. Veja no quadro:

No quadro, as estatísticas do Palmeiras em dois momentos do campeonato (Fonte: Footstats)

No quadro, as estatísticas do Palmeiras em dois momentos do Brasileirão (Fonte: Footstats)

Em média por partida, são 40 passes certos a menos nessa fase invicta do time, ou seja, o Verdão passou a ficar menos com a bola no pé, esperando que o adversário proponha o jogo. Ao mesmo tempo, a média de desarmes certos por partida também diminuiu no período: de 18,4 para 15,7.

Vale destacar que, diante da opção por um estilo mais rústico, não há aumento nas estatísticas de lançamento, portanto, o ‘chutão’ não passou a ser utilizado. O quesito cruzamento, argumento tão difundido para desqualificar a liderança palmeirense, não sofreu mudança drástica e até teve ligeira queda. Já o Flamengo, exemplo usado como contraponto ao ‘Cucabol’, é o time que mais cruzou no campeonato nessas 15 partidas (25,9 cruzamentos por jogo).

Ranking de cruzamentos por jogo nas últimas 15 partidas do Brasileirão (Fonte: Footstats)

Ranking de cruzamentos por jogo nas últimas 15 partidas do Brasileirão (Fonte: Footstats)

No entanto, outros sintomas de transformação podem ser vistos nos dados apresentados no primeiro quadro. Por conta da diminuição do ímpeto ofensivo, o número de finalizações certas também caiu. Antes a média era de 6,2 por jogo e nas últimas 15 partidas ela passou a ser de 5,4.

Na primeira parte do campeonato, o Palmeiras fez, em média, um gol a cada 6,8 finalizações, enquanto na segunda parte da competição tem feito um gol a cada 9,4 finalizações.

Chama a atenção nesta fase de invencibilidade a média de passes errados por partida. São 51,3, dado que lhe dá a primeira posição no quesito, ou seja, o Alviverde é o time que mais erra passes nos últimos 15 jogos. Entretanto, não é aquele que mais desperdiça passes em relação ao total. Confira nas tabelas a seguir:

Ranking de passes errados por jogo e de porcentagem de passes errados por partida (Fonte: Footstats)

Ranking de passes errados por jogo e de porcentagem de passes errados por partida (Fonte: Footstats)

A estratégia de Cuca, de fato, tem deixado o Palmeiras menos exposto. Tanto é que a equipe sofre menos de um gol por duelo (0,7), dado melhor do que aquele estabelecido antes do período sem derrotas (1,1).

Ser campeão e se manter invicto são fatores que exigem um custo. Verdão paga e crê na recompensa.



MaisRecentes

Chapecoense bate o Inter e se destaca na Seleção da 25ª Rodada do Brasileirão-2018



Continue Lendo

Palmeiras x Corinthians foi o jogo mais ‘caro’ do Brasileirão-2018; veja a lista



Continue Lendo

Palmeiras, São Paulo, Flamengo e Fluminense dominam a Seleção da 24ª Rodada do Brasileirão-2018



Continue Lendo