Pela terceira vez nos pontos corridos, campeão não é o que mais liderou o Brasileirão



Palmeiras foi campeão brasileiro ficando 12 rodadas na liderança, uma a menos do que o Flamengo (Foto: Flickr Palmeiras)

O Palmeiras é o campeão brasileiro de 2018, com méritos de sobra e com competência, foi o melhor e mais eficiente time desta edição da competição, principalmente pela arrancada que atropelou os concorrentes no segundo turno, após tirar uma enorme desvantagem que tinha para o topo. Tanto é que encerrará o campeonato com 12 rodadas na liderança, uma a menos do que o Flamengo, o clube que mais liderou. É a terceira vez, na era dos pontos corridos, que a equipe que levou o título não é a que mais rodadas ficou em primeiro lugar.

Em 2018, o Brasileirão foi liderado por sete clubes diferentes, recorde desde que passou a ser disputado por 20 clubes, em 2006. Flamengo (13 rodadas), Palmeiras, (12 rodadas), São Paulo (8 rodadas), Internacional (2 rodadas), Atlético-MG (1 rodada), Atlético-PR (1 rodada) e Corinthians (1 rodada), foram aqueles que tiveram o gostinho da primeira posição pelo menos uma vez, mostrando equilíbrio desta edição, que não resistiu aos 22 jogos de invencibilidade do Verdão a partir da saída de Roger Machado.

O fato de o campeão não ter sido o que mais rodadas liderou ocorreu pela última vez em 2009, curiosamente quando o Palmeiras foi líder por 17 rodadas, e o Flamengo, que esteve na primeira posição em duas rodadas, acabou levantando o título. A situação se inverteu em 2018, com números diferentes, é claro, mas exemplifica o quanto é importante a força na reta final da competição.

Naquela ocasião, seis clubes diferentes estiveram no topo pelo menos uma vez: Palmeiras (17 rodadas), Atlético-MG (8 rodadas), Internacional (7 rodadas), São Paulo (3 rodadas), Flamengo (2 rodadas) e Vitória (1 rodada). Nota-se que o time carioca foi apenas o quinto time que mais liderou aquela edição e o Alviverde foi o primeiro de forma disparada.

No ano anterior, em 2008, foi a primeira vez, desde 2003, que o clube que mais rodadas liderou não terminou campeão. Naquele campeonato, o Grêmio passou 17 rodadas em primeiro lugar, mas foi o São Paulo, vencedor em 2006 e 2007, que acabou conquistando seu tricampeonato, liderando apenas seis rodadas. Outra vez a importância de uma reta final consistente.

Assim como em 2009, a edição de 2008 teve seis clubes diferentes na liderança ao longo das 38 rodadas: Grêmio (17 rodadas), Flamengo (10 rodadas), São Paulo (6 rodadas), Cruzeiro (2 rodadas), Palmeiras (2 rodadas) e Náutico (1 rodada). O Tricolor paulista foi apenas o terceiro que mais liderou o campeonato, porém fez isso na hora certa.

Esse tipo de acontecimento continua sendo bastante raro, já que a disputa por pontos corridos acaba premiado a campanha mais regular durante os quase oito meses de competição. Isso valoriza ainda mais a conquista palmeirense, que aproveitou da força de seu elenco e da habilidade de seu experiente técnico para superar adversários como São Paulo e Flamengo, que trilhavam o caminho do favoritismo e foram atropelados sem conseguirem reverter a situação, tamanho o desempenho alviverde.

Brasileirão por pontos corridos – Desde 2003



MaisRecentes

Empolgação ou desonestidade? Estreia no Paulista pareceu rodada da Premier League



Continue Lendo

Venha sem preconceitos, pois precisamos falar da fase de Felipe Melo no Palmeiras



Continue Lendo

No futebol nossa torcida é mais contra ou a favor? Até que ponto a paixão nos cega?



Continue Lendo