Pela terceira vez nos pontos corridos, campeão não é o que mais liderou o Brasileirão



Palmeiras foi campeão brasileiro ficando 12 rodadas na liderança, uma a menos do que o Flamengo (Foto: Flickr Palmeiras)

O Palmeiras é o campeão brasileiro de 2018, com méritos de sobra e com competência, foi o melhor e mais eficiente time desta edição da competição, principalmente pela arrancada que atropelou os concorrentes no segundo turno, após tirar uma enorme desvantagem que tinha para o topo. Tanto é que encerrará o campeonato com 12 rodadas na liderança, uma a menos do que o Flamengo, o clube que mais liderou. É a terceira vez, na era dos pontos corridos, que a equipe que levou o título não é a que mais rodadas ficou em primeiro lugar.

Em 2018, o Brasileirão foi liderado por sete clubes diferentes, recorde desde que passou a ser disputado por 20 clubes, em 2006. Flamengo (13 rodadas), Palmeiras, (12 rodadas), São Paulo (8 rodadas), Internacional (2 rodadas), Atlético-MG (1 rodada), Atlético-PR (1 rodada) e Corinthians (1 rodada), foram aqueles que tiveram o gostinho da primeira posição pelo menos uma vez, mostrando equilíbrio desta edição, que não resistiu aos 22 jogos de invencibilidade do Verdão a partir da saída de Roger Machado.

O fato de o campeão não ter sido o que mais rodadas liderou ocorreu pela última vez em 2009, curiosamente quando o Palmeiras foi líder por 17 rodadas, e o Flamengo, que esteve na primeira posição em duas rodadas, acabou levantando o título. A situação se inverteu em 2018, com números diferentes, é claro, mas exemplifica o quanto é importante a força na reta final da competição.

Naquela ocasião, seis clubes diferentes estiveram no topo pelo menos uma vez: Palmeiras (17 rodadas), Atlético-MG (8 rodadas), Internacional (7 rodadas), São Paulo (3 rodadas), Flamengo (2 rodadas) e Vitória (1 rodada). Nota-se que o time carioca foi apenas o quinto time que mais liderou aquela edição e o Alviverde foi o primeiro de forma disparada.

No ano anterior, em 2008, foi a primeira vez, desde 2003, que o clube que mais rodadas liderou não terminou campeão. Naquele campeonato, o Grêmio passou 17 rodadas em primeiro lugar, mas foi o São Paulo, vencedor em 2006 e 2007, que acabou conquistando seu tricampeonato, liderando apenas seis rodadas. Outra vez a importância de uma reta final consistente.

Assim como em 2009, a edição de 2008 teve seis clubes diferentes na liderança ao longo das 38 rodadas: Grêmio (17 rodadas), Flamengo (10 rodadas), São Paulo (6 rodadas), Cruzeiro (2 rodadas), Palmeiras (2 rodadas) e Náutico (1 rodada). O Tricolor paulista foi apenas o terceiro que mais liderou o campeonato, porém fez isso na hora certa.

Esse tipo de acontecimento continua sendo bastante raro, já que a disputa por pontos corridos acaba premiado a campanha mais regular durante os quase oito meses de competição. Isso valoriza ainda mais a conquista palmeirense, que aproveitou da força de seu elenco e da habilidade de seu experiente técnico para superar adversários como São Paulo e Flamengo, que trilhavam o caminho do favoritismo e foram atropelados sem conseguirem reverter a situação, tamanho o desempenho alviverde.

Brasileirão por pontos corridos – Desde 2003



MaisRecentes

Fair play financeiro? Palmeiras domina arrecadação do Brasileirão-2018



Continue Lendo

Palmeiras e Rojas fecham Brasileirão no topo da lista de amarelos por reclamação



Continue Lendo

No Brasileirão-2018, 67% dos jogos no Rio de Janeiro tiveram prejuízo com bilheteria



Continue Lendo