Em estreia, Palmeiras lucra mais com bilheteria do que a soma dos outros 11 maiores clubes do Brasil



Palmeiras lucrou quase o dobro dos rivais somados em suas partidas de estreia em 2018 (Foto: Cesar Greco)

Em uma época em que muito se fala de Fair Play financeiro e em estabelecer um teto salarial para evitar a disparidade entre os clubes, as primeiras partidas como mandantes dos 12 maiores clubes do país, mostraram que não é só o patrocínio forte que dá poder de investimento ao Palmeiras. Isso porque a renda líquida do Verdão no duelo contra o Santo André foi quase o dobro da soma dos outros 11 rivais.

A diferença se dá, principalmente, pelos prejuízos nos borderôs de Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco (jogou com portões fechados), que juntos somam um rombo de mais de R$ 730 mil. Enquanto isso, o Alviverde recebeu limpo em seus cofres mais de R$ 1,2 milhão.

O Corinthians, por sua vez, teve de jogar no Pacaembu e por isso teve sua margem de lucro diminuída, embora o saldo líquido com bilheteria em seus jogos como mandante vá direto para um fundo que administra as contas do estádio, assim como os valores obtidos com a exploração de outras propriedades, como cadeiras, camarotes e eventos.

Em comparação com os outros rivais, o Palmeiras faturou 3,4 vezes mais do que o Cruzeiro, 5,4 vezes mais do que o Internacional, 6,4 vezes mais do que o São Paulo, e 11 vezes mais do que Santos, Atlético-MG e Grêmio.

Verdade que ainda é início de temporada e o Tricolor gaúcho, por exemplo, ainda não está atuando com seu time principal, mas a junção da fidelidade do torcedor palmeirense, com o preço do ingresso praticado no Allianz Parque e com a possibilidade de ficar com valor integral do lucro, deixa o Verdão em enorme vantagem para os concorrentes.

O levantamento serve para evitar a discussão simplista acerca dos rendimentos do Palmeiras nos últimos anos. Não é só da patrocinadora que vive o clube e não é só isso que deixa a disputa no mercado tão desequilibrada. Há outros fatores, como renda com bilheteria, que afastam cada vez mais o Alviverde dos rivais nesse quesito.

Veja os números citados acima no quadro abaixo:

Renda Líquida dos 12 grandes do Brasil em suas estreias em casa na temporada



MaisRecentes

Venha sem preconceitos, pois precisamos falar da fase de Felipe Melo no Palmeiras



Continue Lendo

No futebol nossa torcida é mais contra ou a favor? Até que ponto a paixão nos cega?



Continue Lendo

Mesmo sem estar com a barriga cheia, Palmeiras parece não ter fome em 2019



Continue Lendo