Em estreia, Palmeiras lucra mais com bilheteria do que a soma dos outros 11 maiores clubes do Brasil



Palmeiras lucrou quase o dobro dos rivais somados em suas partidas de estreia em 2018 (Foto: Cesar Greco)

Em uma época em que muito se fala de Fair Play financeiro e em estabelecer um teto salarial para evitar a disparidade entre os clubes, as primeiras partidas como mandantes dos 12 maiores clubes do país, mostraram que não é só o patrocínio forte que dá poder de investimento ao Palmeiras. Isso porque a renda líquida do Verdão no duelo contra o Santo André foi quase o dobro da soma dos outros 11 rivais.

A diferença se dá, principalmente, pelos prejuízos nos borderôs de Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco (jogou com portões fechados), que juntos somam um rombo de mais de R$ 730 mil. Enquanto isso, o Alviverde recebeu limpo em seus cofres mais de R$ 1,2 milhão.

O Corinthians, por sua vez, teve de jogar no Pacaembu e por isso teve sua margem de lucro diminuída, embora o saldo líquido com bilheteria em seus jogos como mandante vá direto para um fundo que administra as contas do estádio, assim como os valores obtidos com a exploração de outras propriedades, como cadeiras, camarotes e eventos.

Em comparação com os outros rivais, o Palmeiras faturou 3,4 vezes mais do que o Cruzeiro, 5,4 vezes mais do que o Internacional, 6,4 vezes mais do que o São Paulo, e 11 vezes mais do que Santos, Atlético-MG e Grêmio.

Verdade que ainda é início de temporada e o Tricolor gaúcho, por exemplo, ainda não está atuando com seu time principal, mas a junção da fidelidade do torcedor palmeirense, com o preço do ingresso praticado no Allianz Parque e com a possibilidade de ficar com valor integral do lucro, deixa o Verdão em enorme vantagem para os concorrentes.

O levantamento serve para evitar a discussão simplista acerca dos rendimentos do Palmeiras nos últimos anos. Não é só da patrocinadora que vive o clube e não é só isso que deixa a disputa no mercado tão desequilibrada. Há outros fatores, como renda com bilheteria, que afastam cada vez mais o Alviverde dos rivais nesse quesito.

Veja os números citados acima no quadro abaixo:

Renda Líquida dos 12 grandes do Brasil em suas estreias em casa na temporada



MaisRecentes

Essa tal desonestidade não perdoa nem a Copa do Mundo



Continue Lendo

Flamengo, Botafogo e Atlético-MG dominam a Seleção da 11ª Rodada do Brasileirão-2018



Continue Lendo

Flamengo, Palmeiras e Santos dominam a Seleção da 10ª Rodada do Brasileirão-2018



Continue Lendo