Palmeiras, Corinthians, Grêmio e Santos provam que vale a pena jogar de forma ofensiva no Brasileirão



Nos últimos anos, o Campeonato Brasileiro tem sofrido com médias de gols muito baixas, batendo até mesmo recordes negativos, como na edição de 2014, quando foi registrada a pior média dos pontos corridos (2,26 tentos por jogo).

No entanto, nesta temporada, os números já apontam para uma melhora, uma vez que ao comparar a média de gols até aqui com a de anos anteriores no mesmo período, é possível notar que é a maior dos últimos cinco Brasileiros. Veja no gráfico:

Média de Gols até a 13ª Rodada de cada edição do Brasileirão destacada no gráfico

Média de Gols até a 13ª Rodada de cada edição do Brasileirão destacada

Em uma análise mais fria desses dados, dizer que o campeonato está mais ofensivo não seria um absurdo, já que os times que despontam ao fim do primeiro terço da competição têm como característica o bom desempenho no ataque.

Palmeiras (70), Grêmio (70), Corinthians (69) e Santos (64) estão entre os ataques mais positivos em jogos oficiais em 2016. Ainda podemos incluir o Atlético-MG que, com 71, é a equipe de Série A que mais fez gols no ano e atualmente é o dono da maior sequência invicta do certame e em ascensão na tabela. Confira o ranking de gols marcados:

Ranking de gols marcados em jogos oficiais em 2016

Ranking de gols marcados em jogos oficiais em 2016

O Verdão, por sua vez, é o time que mais gols fez em média por jogo neste ano (1,94). O poder ofensivo dos comandados de Cuca tem compensado os vacilos na zaga, já que está na sexta posição entre aqueles que mais levaram tentos por jogo (1,11), à frente apenas de Cruzeiro (1,13), Ponte Preta (1,16), Atlético-MG (1,17), Sport (1,18) e Chapecoense (1,19).

Equipes elencadas pela média de gols marcados por jogo em 2016

Equipes elencadas pela média de gols marcados por jogo em 2016

O Galo, como vimos, vive caso semelhante ao dos palmeirenses. Se por um lado fez 71 gols, por outro levou 48 (defesa mais vazada em 2016). O diagnóstico simples diria: ataque poderoso e zaga insegura, mas a situação pode ser traduzida como terem perfis que priorizam o jogo ofensivo, setor em que possuem as melhores peças para se apostar. Note a lista das melhores defesas no ano:

Ranking de gols cedidos em jogos oficiais em 2016

Ranking de gols cedidos em jogos oficiais em 2016

Já o Corinthians (0,68) tem a melhor defesa, em média, entre os clubes da Série A em 2016, e um dos melhores ataques na mesma base de comparação. Observa-se, assim, um time equilibrado que se garante nas duas metades do campo e ainda não se mostra dependente de determinadas peças no elenco, pois 22 jogadores corintianos já anotaram pelo menos um gol na temporada atual.

Equipes elencadas pela média de gols cedidos por jogo em 2016

Equipes elencadas pela média de gols cedidos por jogo em 2016

Santos e Grêmio, além de estarem presentes no G4 do Brasileirão e entre os melhores ataques do Brasil no ano, também figuram na lista dos melhores aproveitamentos em jogos oficiais da temporada. O Peixe é o segundo melhor (65,7%) e o Tricolor gaúcho o terceiro (62,5%). O ranking é liderado pelo Timão (69,3%). Veja a tabela:

Confira o aproveitamento dos 20 clubes da Série A em 2016

Confira o aproveitamento dos 20 clubes da Série A em 2016

Preservar essa tendência ofensiva é fator essencial para o renascimento de uma cultura de nosso futebol muito condenada há alguns anos. Que vença o melhor ataque!



MaisRecentes

Flamengo, Botafogo e Atlético-MG dominam a Seleção da 11ª Rodada do Brasileirão-2018



Continue Lendo

Flamengo, Palmeiras e Santos dominam a Seleção da 10ª Rodada do Brasileirão-2018



Continue Lendo

Mais de 30% dos jogos dos clubes de Série A acumulam prejuízo com bilheteria



Continue Lendo