Palmeiras, Corinthians, Grêmio e Santos provam que vale a pena jogar de forma ofensiva no Brasileirão



Nos últimos anos, o Campeonato Brasileiro tem sofrido com médias de gols muito baixas, batendo até mesmo recordes negativos, como na edição de 2014, quando foi registrada a pior média dos pontos corridos (2,26 tentos por jogo).

No entanto, nesta temporada, os números já apontam para uma melhora, uma vez que ao comparar a média de gols até aqui com a de anos anteriores no mesmo período, é possível notar que é a maior dos últimos cinco Brasileiros. Veja no gráfico:

Média de Gols até a 13ª Rodada de cada edição do Brasileirão destacada no gráfico

Média de Gols até a 13ª Rodada de cada edição do Brasileirão destacada

Em uma análise mais fria desses dados, dizer que o campeonato está mais ofensivo não seria um absurdo, já que os times que despontam ao fim do primeiro terço da competição têm como característica o bom desempenho no ataque.

Palmeiras (70), Grêmio (70), Corinthians (69) e Santos (64) estão entre os ataques mais positivos em jogos oficiais em 2016. Ainda podemos incluir o Atlético-MG que, com 71, é a equipe de Série A que mais fez gols no ano e atualmente é o dono da maior sequência invicta do certame e em ascensão na tabela. Confira o ranking de gols marcados:

Ranking de gols marcados em jogos oficiais em 2016

Ranking de gols marcados em jogos oficiais em 2016

O Verdão, por sua vez, é o time que mais gols fez em média por jogo neste ano (1,94). O poder ofensivo dos comandados de Cuca tem compensado os vacilos na zaga, já que está na sexta posição entre aqueles que mais levaram tentos por jogo (1,11), à frente apenas de Cruzeiro (1,13), Ponte Preta (1,16), Atlético-MG (1,17), Sport (1,18) e Chapecoense (1,19).

Equipes elencadas pela média de gols marcados por jogo em 2016

Equipes elencadas pela média de gols marcados por jogo em 2016

O Galo, como vimos, vive caso semelhante ao dos palmeirenses. Se por um lado fez 71 gols, por outro levou 48 (defesa mais vazada em 2016). O diagnóstico simples diria: ataque poderoso e zaga insegura, mas a situação pode ser traduzida como terem perfis que priorizam o jogo ofensivo, setor em que possuem as melhores peças para se apostar. Note a lista das melhores defesas no ano:

Ranking de gols cedidos em jogos oficiais em 2016

Ranking de gols cedidos em jogos oficiais em 2016

Já o Corinthians (0,68) tem a melhor defesa, em média, entre os clubes da Série A em 2016, e um dos melhores ataques na mesma base de comparação. Observa-se, assim, um time equilibrado que se garante nas duas metades do campo e ainda não se mostra dependente de determinadas peças no elenco, pois 22 jogadores corintianos já anotaram pelo menos um gol na temporada atual.

Equipes elencadas pela média de gols cedidos por jogo em 2016

Equipes elencadas pela média de gols cedidos por jogo em 2016

Santos e Grêmio, além de estarem presentes no G4 do Brasileirão e entre os melhores ataques do Brasil no ano, também figuram na lista dos melhores aproveitamentos em jogos oficiais da temporada. O Peixe é o segundo melhor (65,7%) e o Tricolor gaúcho o terceiro (62,5%). O ranking é liderado pelo Timão (69,3%). Veja a tabela:

Confira o aproveitamento dos 20 clubes da Série A em 2016

Confira o aproveitamento dos 20 clubes da Série A em 2016

Preservar essa tendência ofensiva é fator essencial para o renascimento de uma cultura de nosso futebol muito condenada há alguns anos. Que vença o melhor ataque!



  • Marco Correa

    Analisando os gráficos logo percebi que é questão de tempo para o Timão disparar de novo, como fez o ano passado . O leitão é sempre assim, começa voando, depois vai lá pro meio da tabela . Já estou até me preparando para as reclamações contra a arbitragem , é de praxe .

    • OkaraVerde

      Sua análise, assim como do autor do texto, está equivocada, pois desconsidera as estatísticas apenas do campeonato e atual momento das equipes.
      Se der a lógica, o time da Marginal Sem Número, começara a cair em breve, fato, é só aguardar.
      Outra coisa: quem citou o apito foi você, mas, vamos ser honestos: aquele lance do Fagner mostra bem como é o apito para vocês.
      Só o pavão do juiz não viu a falta e ainda expulsou o técnico dos caras kkkk
      E, sinceramente, o Flalido estava jogando melhor do que vocês.
      #Vai_Curintia_O_Juiz_É_Nosso, fazer o que.

      • Marco Correa

        Engano seu “Óka” verde, o Timão tem o melhor aproveitamento do ano e lideramos todos os campeonatos que disputamos até aqui , não fomos campeões nos mata matas, mas nos pontos corridos deixamos todos pra trás .

        • OkaraVerde

          Marco, não é verdade: lideraram o Paulista, na Liberta não ficaram em primeiro na classificação geral, foi o Atlético Nacional da CO.
          De qualquer jeito, são campeonatos diferentes, com grau de dificuldade muito diferente também.
          Continuo achando a matéria mal feita, é uma questão de opinião.

          • Marco Correa

            Presta atenção, o grupo do Corinthians na libertadores era muito mais difícil que o do atlético nacional e lideramos apesar que todos falavam que não iríamos passar da 1ª fase. Lideramos o paulista com folga, se fossem pontos corridos seríamos campeões, e a tabela do aproveitamento no ano mostra que o time é sólido e consistente, e na minha opinião vamos ser campeões de novo e com folga , é só uma questão de tempo para passar o leitão . (Aí logo começarão os resmungos falando em ajuda da arbitragem, já tô acostumado)

          • OkaraVerde

            Não tem nada há ver sua resposta, estávamos falando em liderar em pontos, você vem me falar em grupo difícil.
            Como é difícil conversar com quem não tem argumento.
            Sobre apito, me perdoe, mas essa do Fagner foi histórica, só gambá diz q não e a porcaria do juiz contratado cego.

          • Marco Correa

            Cara, acho que vou ter que desenhar senão vc não vai entender . O Grupo do Corinthians era muito, mas muito mais difícil que o do atlético nacional e por isso não tivemos mais pontos que eles . Quanto ao apito, se for a sua mãe que apitar vc vai falar que ela roubou pro Corinthians .

          • OkaraVerde

            Quanto MIMIMI, só gambá para achar q o q o Fagner fez foi normal, é o q eu disse, vocês não tem argumento, perco tempo tentando argumentar.
            Como falar de “grupo difícil”, qdo se está comentando sobre pontos corridos?
            Se minha apitasse, provavelmente, roubaria para os gambas, isso é fato, “Apito Amigo”, é como vocês chamam os caras de preto, minha mãe ia ter q entrar no esquema, senão não seria escalada.

          • Marco Correa

            Ah, cê é folgado ein cara, falar que só o meu time é favorecido ; na época da parmalat cansei de ver o juiz roubar pro porkim . Todos os times já receberam alguma ajuda, até a seleção na copa já foi ajudada . Procura um médico , essa paranóia com o Timão é mal sinal, ou então é dor de cotovelo mesmo .

          • OkaraVerde

            Vamos finalizar essa conversa:
            1 – Conversa mole essa da Parmalat, ganhávamos pq tínhamos o melhor time, se fosse para nos ajudar, não seriamos eliminados de duas libertadores, ok?
            2 – Não sou paranoico, nesse atual campeonato, o verdão foi auxiliado uma única vez e prejudicado em 14 oportunidades (vá procurar os vídeos).
            Veja em quantas vocês já foram ajudados e pense a respeito;
            3 – “Dor de cotovelo”? Seu timeco só surgiu para o cenário nacional em 1990, antes era um mero Bragantino da Capital, nós já ganhávamos brasileiros e torneios internacionais há muitos anos, você é que tem deturpação mental e acha que o Itaquerense FC é maior do que a SEP; e,
            4 – Temos casos históricos de ajuda do apito para o Itaquerense, então tenha mais humildade e pare de conversa mole.
            E por falar nisso, seu comentário sobre nossa queda e a ascensão desse timeco, está dando errado, são dois empates seguidos em casa, cuidado, podem ficar fora até do G4.

          • Marco Correa

            É cara , infelizmente o seu clubismo te impede de raciocinar direito, e você tem um total desconhecimento da história do futebol – dizer que o Corinthians não tinha expressão nenhuma antes de 90 é muita imbecilidade . Só pra sua informação jogamos 4 vezes com o Barcelona e ganhamos as 4, inclusive um torneio igualzinho esse aí de 51 que vcs chamam de mundial . O seu time já foi grande na década de 70, só isso, acabou, agora é um timinho normal capaz de levar goleadas de times como Mirassol, Chapecoense e Água santa . Fala sério, quando vc viu meu time levar goleadas de timezinhos como esses ? Vai estudar um pouco e conhecer mais de futebol antes de falar bobagens .

MaisRecentes

Palmeiras e Ituano formam a base da Seleção da 10ª Rodada do Paulistão-2017



Continue Lendo

Fred dispara na artilharia entre clubes da Série A em 2017; Veja o goleador de cada equipe



Continue Lendo

Lucas e Neymar lideram artilharia entre brasileiros, e Messi dispara no ranking geral da Europa



Continue Lendo