Números do Corinthians contra a Ponte Preta estão entre os piores da temporada



Roger marca o primeiro gol da Ponte Preta na vitória por 2 a 0 sobre o Corinthians (Foto: Ale Vianna/Eleven/Lancepress!)

Roger marca o primeiro gol da Ponte Preta na vitória por 2 a 0 sobre o Corinthians (Foto: Ale Vianna/Eleven/Lancepress!)

Uma atuação para ser esquecida. Esse é o saldo da derrota do Corinthians por 2 a 0 para a Ponte Preta pela 22ª Rodada do Brasileirão-16. Em que pese a expulsão de Balbuena antes dos 20 minutos do primeiro tempo, o Timão já fazia uma de suas piores partidas no ano, status que evoluiu para ser de fato a pior, quando teve de jogar com um homem a menos.

Assim, vale a pena apontar alguns dos sintomas que nos levam a crer que vimos a pior atuação corintiana em 2016. Para isso, faremos uso das estatísticas fornecidas pelo Footstats nas competições oficiais disputadas pelo clube neste ano. Comecemos pelos principais números do Timão contra a Ponte Preta comparados com suas médias na temporada:

Comparação entre as estatísticas do jogo contra a Ponte Preta com as médias na temporada (Fonte: Footstats)

Comparação entre as estatísticas do jogo contra a Ponte Preta e as médias na temporada (Fonte: Footstats)

Traduzindo em palavras, o Timão errou o dobro de lançamentos, desarmou menos do que a metade do que costuma e finalizou praticamente seis vezes menos do que seu normal. Tais estatísticas, abaixo de suas médias no ano, não deixam dúvidas, somente corroboram com que foi visto em uma partida de desempenho ruim por parte dos comandados de Cristóvão Borges, com grande contribuição, é claro, da precoce expulsão de Balbuena.

O ataque, porém, foi tão inofensivo que, buscando os números dos outros 46 jogos oficiais do Corinthians na temporada, em nenhum deles a equipe finalizou duas vezes ou menos, ou seja, foi o pior desempenho corintiano em termos de chutes a gol. Veja os cinco piores jogos do time no quesito:

Finalizações (certas + erradas)

1.Ponte Preta 2 x 0 Corinthians – 2
2.Nacional (URU) 0 x 0 Corinthians – 5
3.Palmeiras 1 x 0 Corinthians (Paulistão) – 5
4.Palmeiras 1 x 0 Corinthians (Brasileirão) – 6
5.Corinthians 2 x 0 São Paulo (Paulistão) – 6

Acuado, com um homem a menos em campo e sem criatividade para fazer algo diferente, o Corinthians abusou dos lançamentos, errando 38 dos que tentou, número máximo na temporada. Juntando certas e erradas, foram 52 bolas lançadas, o que dá a essa partida a segunda posição entre aquelas em que o Timão mais fez uso desse artifício, ficando atrás apenas do empate em 1 a 1 com o Santa Fé, na Colômbia, pela Copa Libertadores. Confira na lista:

Lançamentos (certos + errados)

1.Santa Fé (COL) 1 x 1 Corinthians – 55
2.Ponte Preta 2 x 0 Corinthians – 52
3.Vitória 3 x 2 Corinthians – 50
4.Palmeiras 1 x 0 Corinthians (Paulistão) – 47
5.Osasco Audax 0 x 1 Corinthians – 45

Sem poder no ataque, os corintianos também ficaram sem muita força na defesa, problema agravado pela ausência de Bruno Henrique, negociado com o Palermo (ITA). Observou-se que dificilmente o sistema de marcação conseguiu impedir a progressão da Ponte Preta, tanto é que o número de desarmes (certos + errados) foi o segundo mais baixo da temporada, como pode ser visto na lista abaixo:

Desarmes (certos + errados)

1.Cobresal 0 x 1 Corinthians – 5
2.Ponte Preta 2 x 0 Corinthians – 10
3.Fluminense 1 x 0 Corinthians – 12
4.Corinthians 2 x 1 Vitória – 14
5.Sport 0 x 2 Corinthians – 14

Por fim, com menos compactação, um homem a menos e pouco controle do jogo, o Corinthians também se viu aquém em uma de suas principais características: a troca de passes. Não à toa o número de passes certos efetuados contra a Ponte está entre os dez piores em partida neste ano. Observe a lista:

Passes Certos

1.Palmeiras 1 x 0 Corinthians (Brasileirão) – 259
2.Corinthians 2 x 0 São Paulo (Paulistão) – 262
3.Internacional 0 x 1 Corinthians – 294
4.América-MG 0 x 2 Corinthians – 297
5.Santa Fé (COL) 1 x 1 Corinthians – 300
6.Cerro Porteño (PAR) 3 x 2 Corinthians – 301
7.Osasco Audax 0 x 1 Corinthians – 333
8.Atlético-MG 2 x 1 Corinthians – 349
9.Ponte Preta 2 x 0 Corinthians – 349
10.Corinthians 1 x 0 Santa Fé (COL) – 356



MaisRecentes

Fred dispara na artilharia entre clubes da Série A em 2017; Veja o goleador de cada equipe



Continue Lendo

Lucas e Neymar lideram artilharia entre brasileiros, e Messi dispara no ranking geral da Europa



Continue Lendo

Palmeiras quebra tabu na Vila e domina a Seleção da 9ª Rodada do Paulistão-2017



Continue Lendo