Número de cartões amarelos por reclamação cai pela metade no Brasileirão-2016



Na última sexta-feira, novas orientações foram indicadas e reforçadas pela CBF a fim de coibir as reclamações dos jogadores dentro de campo. A exemplo do ano passado, tais medidas disciplinares tendem a causar alterações consideráveis na quantidade de cartões amarelos do Campeonato Brasileiro. As recomendações divulgadas podem ser vistas aqui.

Esse conjunto de dicas fornecidas pela Confederação já vale para a 15ª rodada do Brasileirão, que começa neste sábado. Até aqui, de acordo com as súmulas dos jogos, 73 advertências foram dadas por conta de reclamação contra a arbitragem, número bastante inferior às 166 aplicadas no mesmo período em 2015, ou seja, menos da metade. Confira no gráfico:

Quantidade de cartões amarelos por reclamação em 2016 é menos da metade do registrado em 2015

Quantidade de cartões amarelos por reclamação em 2016 é menor que a metade do registrado em 2015

Vale lembrar que no ano passado já havia uma norma para que a tolerância fosse cada vez menor com as reclamações ostensivas contra os árbitros, naquilo que foi insistentemente chamado de “cruzada pelo respeito”. O efeito pôde ser visto de imediato e turbinou o número de cartões no primeiro terço da competição, mas depois, com os atletas já prevenidos, a queda foi gradativa. Repare na imagem abaixo:

Cartões por reclamação diminuíram gradativamente durante o Brasileirão 2015

Cartões por reclamação diminuíram gradativamente durante o Brasileirão 2015

Caso as novas recomendações tomem as mesmas proporções que aquelas do choque inicial no ano passado, a tendência é que o número de cartões dispare. No entanto, se os jogadores tiverem a mesma consciência que tiveram na reta final de 2015 e, pelos números, mantida nesta temporada, é possível que as advertências possam até diminuir.



MaisRecentes

Palmeiras, Ponte, Santos e Vasco dominam a Seleção da 16ª Rodada do Brasileirão-2017



Continue Lendo

Juventus e Manchester United foram as melhores defesas da Europa em 16/17; veja ranking



Continue Lendo

Messi? Cavani? Lewandowski? CR7? Veja quem foram os artilheiros da última temporada europeia



Continue Lendo