No Brasileirão, Corinthians se dá melhor quando não tem vantagem na posse de bola



Contra o Vitória, Corinthians teve grande domínio do jogo, mas não venceu (Foto: Flavio Hopp/Raw Image)

Contra o Vitória, Corinthians teve amplo domínio, mas não venceu (Foto: Flavio Hopp/Raw Image)

O Corinthians finalmente foi derrotado no Brasileirão-2017. A façanha foi alcançada pelo Vitória, que bateu o Timão por 1 a 0, na Arena. O time baiano teve mérito ao escolher um estilo de jogo que incomoda aos donos da casa: entregou a bola e se fechou para aproveitar os contra-ataques.

Podemos comprovar isso analisando as estatísticas dos jogos em que a equipe de Fábio Carille não venceu na competição. Das seis vezes em que o Corinthians saiu de campo sem os três pontos, em cinco teve mais posse do que o adversário (Chapecoense, Coritiba, Avaí, Atlético-PR e Vitória). A única vez em que teve menos posse quando não venceu foi contra o Flamengo, em partida atípica, que contou com influência da arbitragem no placar. (Veja os números na galeria abaixo)

No entanto, o que reforça de forma mais forte a tese são as estatísticas dos duelos vencidos pelo Timão. Das 14 vitórias no Brasileirão, em dez teve menos posse de bola do que o rival. Apenas quatro vezes teve posse igual ou maior (Santos, São Paulo, Cruzeiro e Botafogo), todas em casa. Vale lembrar que o Fogão adota o mesmo estilo e dificultou demais a vida corintiana. (Veja os números na galeria abaixo)

A questão da posse de bola causou polêmica após a partida do último sábado, quando o técnico Vágner Mancini, ao ser confrontado com números (errados) do confronto, não gostou da análise do repórter, que utilizou a porcentagem de posse de bola para fazer sua pergunta. Com apenas 35% da posse e muita eficiência em sua proposta, o Vitória quebrou a invencibilidade do Corinthians, que se baseia exatamente nesse princípio para construir sua liderança na tabela. Talvez tenha faltado essa ponderação, antes de qualquer indagação.

Evidentemente que uma derrota após tantos jogos de invencibilidade traz questionamentos, no entanto é preciso encarar como algo natural no processo, principalmente pelo fato de o Vitória ter provocado e claramente estudado a situação que se passou na Arena em Itaquera. Precisamos sim buscar respostas, porém sem desmerecer a conquista baiana. Não foi o Corinthians que perdeu, foi o Vitória que venceu.

Confira na galeria abaixo a posse de bola do Timão em cada jogo do Brasileirão-2017:



MaisRecentes

Após pintura de Otero, Atlético-MG domina a Seleção da 36ª Rodada do Brasileirão-2017



Continue Lendo

Corinthians e Palmeiras dominam a Seleção da 35ª Rodada do Brasileirão-2017



Continue Lendo

Corinthians encaminha título e é maioria na Seleção da 34ª Rodada do Brasileirão-2017



Continue Lendo