Neymar não repete desempenho de 2015 e Diego Costa foi o brasileiro com mais gols na Europa em 2016



Diego Costa, do Chelsea, foi o jogador nascido no Brasil com mais gols em 2016 (Foto: Paul Ellis/AFP)

Diego Costa, do Chelsea, foi o jogador nascido no Brasil com mais gols em 2016 (Foto: Paul Ellis/AFP)

O ano de 2016 não foi muito produtivo em termos de gols para os jogadores brasileiros na Europa, principalmente para Neymar, que não conseguiu repetir seu desempenho de 2015. Diego Costa, naturalizado espanhol, foi o atleta nascido no Brasil que mais anotou tentos no ano passado, mesmo assim não chegou nem a metade do que Messi, artilheiro no período, marcou. Confira os números nas galerias abaixo.

Em 2015, Neymar havia marcado 41 gols, sendo o brasileiro com mais tentos naquele ano e o quarto no geral, atrás apenas de Suárez, Messi  e Cristiano Ronaldo. Já em 2016, o camisa 11 do Barcelona anotou apenas 21, tendo sido desbancado por Diego Costa que, com 24 gols, assumiu a artilharia entre os conterrâneos em território europeu. Em segundo lugar ficou Jonas, do Benfica, com 23. Vale destacar que o atleta ex-Grêmio não jogou boa parte do segundo semestre por conta de contusão.

A liderança do ranking de gols na Europa em 2016 foi de Lionel Messi, também do Barcelona. O craque argentino marcou 51 tentos pelo clube em jogos oficiais. Em seguida veio o sueco Ibrahimovic (50), e o uruguaio Suárez (48). Entre os 20 maiores artilheiros do continente em 2016, não há brasileiros.

O baixo número de gols não foi exclusividade daqueles que atuam no futebol europeu. A lista de artilheiros que jogam no Brasil não apresenta números expressivos de tentos. Tanto é que o jogador com mais gols no Brasil em 2016 foi Robinho, que nunca teve por característica ser goleador. O atacante do Galo marcou 25 gols durante o ano. No ranking também aparecem dois estrangeiros: Lucas Pratto, também do Atlético-MG e Guerrero, do Flamengo.

Veja todos as listas e números na galeria abaixo:



MaisRecentes

Fred e Henrique Dourado lideram artilharia do Brasil em 2017; veja ranking



Continue Lendo

Flamengo, Corinthians e Botafogo dominam a Seleção da 9ª Rodada do Brasileirão-2017



Continue Lendo