Na base dos detalhes de Tite, Corinthians chega à liderança do Brasileirão 2016



Tite durante treinamento no CT Joaquim Grava (Foto: Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians)

Tite durante treinamento no CT Joaquim Grava (Foto: Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians)

Em um campeonato tão equilibrado quanto tem se mostrado este Brasileirão, os pequenos detalhes ou até mesmo grandes revoluções são fatores determinantes para diferenciar uma equipe de outra. Em resumo, fazer algo que fuja do comum certamente dará resultado.

Tanto é que hoje a liderança da competição está definida pelo critério de cartões vermelhos. Grêmio e Corinthians estão rigorosamente empatados em todos os quesitos, exceto pelos cartões. Enquanto o Tricolor gaúcho tem 18 amarelos e um vermelho, o Timão tem 11 amarelos e nenhum jogador expulso até aqui. Veja o ranking de advertências:

Ranking de cartões amarelos no Brasileirão-2016

Ranking de cartões no Brasileirão-2016

Nesse momento é que aparece a vantagem de ser um time disciplinado em termos de arbitragem. Claro que é uma situação bastante improvável de acontecer, mas provou-se que é possível. Não é de hoje que o Corinthians de Tite está preparado para isso. No campeonato passado, no qual foi campeão, foi a equipe que menos recebeu cartões, 70 no total, somando amarelos e vermelhos. Confira o ranking de advertências do Brasileirão-2015:

Ranking de cartões no Brasileirão-2015, com destaque para o Corinthians

Ranking de cartões no Brasileirão-2015, com destaque para o Corinthians

A disciplina não é por acaso, faz parte do estilo de jogo traçado pelo técnico, resultado de uma marcação compacta e um posicionamento treinado para não dar espaços para sustos ou para que o último recurso não seja cometer falta mais dura.

No início de 2016 esse sistema afinado sofreu um grande abalo com a saída de vários jogadores titulares e decisivos, mas um, especialmente, deixou saudades e obrigou Tite a fazer uma grande mudança em seu meio-campo. Trata-se de Ralf, o mais marcador e aquele que resolvia os problemas dos laterais e zagueiros.

Bruno Henrique, segundo volante de origem, vinha fazendo a função de primeiro homem do meio, mas o comandante decidiu dar uma das suas e efetivou Cristian como titular nas últimas quatro partidas. O atleta havia jogado apenas 45 minutos em 2016. Coincidência ou não, de lá para cá são quatro vitórias seguidas.

Mas não foi só isso. O tempo de posse de bola e o número de passes certos aumentaram. Esse último quesito, inclusive, é liderado, em média, por Timão e Cristian no Brasileirão. Observe:

Ranking de passes certos e posse de bola no Brasileirão-2016 (Fonte: Footstats)

Ranking de passes certos e posse de bola no Brasileirão-2016 (Fonte: Footstats)

Com a bola no pé e maior segurança na contenção, menos lançamentos foram arriscados. O número caiu de 44, em média, nas duas primeiras partidas, para 30 nas últimas quatro. Veja no gráfico:

Lançamentos do Corinthians por jogo no BR-16 (Fonte: Footstats)

Lançamentos do Corinthians por jogo no BR-16 (Fonte: Footstats)

Acertado o setor defensivo e a estabilidade com a posse de bola, o time ainda tem dificuldade para furar retrancas. Com vitórias apertadas contra Santos (1 a 0) e Coritiba (2 a 1), os gols não saíram de forma fácil, mas sim na sufoco. Não à toa 39 cruzamentos foram tentados contra o Peixe e 43 contra o Coxa, ainda é possível incluir o empate em 0 a 0 contra o Grêmio. Confira na imagem:

Cruzamentos do Corinthians por jogo no BR-16 (Fonte: Footstats)

Cruzamentos do Corinthians por jogo no BR-16 (Fonte: Footstats)

Os detalhes ajustados por Tite nestas primeiras rodadas de competição são desse tipo que levam à liderança e fazem toda a diferença, bem como o baixo número de cartões que hoje premia o trabalho do treinador com o topo da tabela.



  • Jonatas Monteiro Feitoza

    Os critérios do ranking estão equivocados. Se um time tem 11 cartões, todos amarelos, enquanto outro tem 11 tambem, sendo 10 amarelos e 01 vermelho, por que esse segundo estaria na frente no ranking???

  • Tricolor Supremo

    Bomba! Bomba!!!!!!!!

    Tá confirmado:

    Naming Rights do Itaquerão sai até sexta!!!

    Vai curica!!!!

MaisRecentes

Palmeiras e Ituano formam a base da Seleção da 10ª Rodada do Paulistão-2017



Continue Lendo

Fred dispara na artilharia entre clubes da Série A em 2017; Veja o goleador de cada equipe



Continue Lendo

Lucas e Neymar lideram artilharia entre brasileiros, e Messi dispara no ranking geral da Europa



Continue Lendo