Média de público do Brasileirão cai e Cariocas decepcionam nos estádios



Público em Volta Redonda tem sido decepcionante (Foto: Twitter/Flamengo)

Público em Volta Redonda tem sido decepcionante (Foto: Twitter/Flamengo)

O início deste Brasileirão não tem sido animador em termos de público pagante nos estádios. Claro que há exceções como Corinthians, Palmeiras, Grêmio, Internacional e São Paulo, que acabam segurando as pontas no quesito.

Interessante (e preocupante) notar que a média de público nas cinco primeiras rodadas deste certame é a menor se comparada com 2014 e 2015. Veja no gráfico:

Gráfico compara média de público até a 5ª Rodada de cada edição

Gráfico compara média de público até a 5ª Rodada de cada edição

Um dos fatores que pode influenciar nesses dados é o pequeno contingente de pessoas que tem comparecido aos jogos dos cariocas até aqui. Sem poder usar o Maracanã e o Engenhão, Botafogo, Flamengo e Fluminense têm se virado para mandar seus jogos em outros estádios e o público acaba sendo decepcionante. Confira a comparação com as duas últimas edições do Brasileirão:

Média de público dos cariocas até a 5ª rodada é a menor dos últimos anos

Média de público dos cariocas até a 5ª rodada é a menor dos últimos anos

Decepcionante também é se pegarmos a média de público dos cariocas como mandantes e compararmos com a média dos outros estados envolvidos no campeonato, veremos que os representantes do estado do Rio de Janeiro ostentam a pior: 4.384 pagantes por jogo. Para se ter noção, os paulistas têm uma média de público por paritda quase cinco vezes maior. Observe no gráfico:

Paulistas são os que mais comparecem as estádios, em média por jogo, neste início de Brasileirão

Paulistas são os que mais comparecem as estádios, em média por jogo, neste início de Brasileirão



  • PODEROSO SCCP

    Normal. Só a torcida do timão da mais q os cariocas somados. Isso q é torcida. O resto só vão quando tem decisão e olha lá

  • MALOQUEIRO

    Ir ao estádio só quando o time está bem é fácil …. Digo os cariocas e as bybas

  • Ricardo Reis

    Isso por que nos paulistas dividimos com times sem torcida como Santos, Ponte Preta e os que ficam escolhendo jogo e fase como os modinhas mor! Ou seja, corintianos e palmeirenses carregando o fardo sozinho.

  • José Teixeira Filho

    Depois que começaram a transmitir os jogos da Europa, os jogos do Brasil passaram a parecer outro esporte. Ninguém quer ver. E o pior de todos é o futebol (?) carioca. Péssimo. Ali é mais emocionante ver o duelo das balas perdidas, dos assaltos, dos arrastões nas praias, dos Sergios Cabral e dos Pezões. Muito mais emocionante. O único lugar em que o público é enorme é Volta Redonda.

  • Dj MegaBox

    Não justifica a falta do Maracanã e nem do Engenhão. Os clubes Cariocas vem jogando em outros estádios até em anos anteriores. Tudo porque a falta de público em seus domínios é evidente. Isso se deve mesmo por diversos fatores negativos como; Falta de vislumbre do futebol apresentado, falta de perspectiva de títulos, trabalho de marketing desorganizado, diretoria confusa. Entre outras coisas que torna o futebol do Rio de Janeiro a beirar um crise. A Federação Carioca se assemelha a CBF. Conservadores sem idéias novas, sem o modernismo. No final o cenário das duas instituição são as mesmas. É tanto que coincidentemente a sede da CBF é no estado. Precisam rever seus conceito, sanar os vazamentos, inovar, mais profissionalismo nas base e deixar de acreditar que ainda são grandes para por os pés no chão. Tradição e história fica para os museus. É preciso dá um passo para trás e mais na frente dá dois para frente.

  • trucidador

    O problema dos times cariocas é que estão lotador de jogadores pés de ratos e apenas alguns gatos pingados vão aos campos (não podem ser chamados de estádios) ver cada pela horrorosa de dar calos nas vistas. Timão campeão brasileiro de 2016.

MaisRecentes

Corinthians e Palmeiras dominam a Seleção da 35ª Rodada do Brasileirão-2017



Continue Lendo

Corinthians encaminha título e é maioria na Seleção da 34ª Rodada do Brasileirão-2017



Continue Lendo

Vitória bate o Palmeiras e se destaca na Seleção da 33ª Rodada do Brasileirão-2017



Continue Lendo