Blogs Lance!

Super-Raio X

Mais de 30% das partidas dos clubes de Série A tiveram prejuízo com bilheteria



Botafogo tem dez partidas com prejuízo em dez jogos nacionais como mandante na temporada 2018 (Foto: Thiago Ribeiro/AGIF)

Enquanto clubes como Corinthians e Palmeiras nadam de braçada quando o assunto é renda e público em suas arenas, há aqueles que sofrem para ver o saldo positivo no borderô de suas partidas em casa. Tanto é que 31% dos jogos dos clubes de Série A em 2018 tiveram prejuízo com bilheteria. Na conta, que exclui os jogos por competições continentais, pois não estão disponíveis os números necessários, o Botafogo é o único que não teve lucro atuando como mandante.

Das 269 partidas oficiais disputadas pelos clubes de Série A no Brasil, 24 foram internacionais, 245 têm seus borderôs conhecidos e 75 tiveram prejuízo com bilheteria, o que representa 30,6% do total de jogos nacionais. Dado bastante significativo se pensarmos que a cada dez duelos, três têm resultado negativo.

O recordista de prejuízos entre os que disputam a Série A do Brasileirão é o Ceará que, até aqui, tem 12 jogos com renda líquida negativa, somando estadual, Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Brasileirão. Atrás do Vozão está o Botafogo, que ainda não teve lucro em suas dez partidas nacionais em casa. O Fluminense também acumula dez prejuízos, mas já teve resultados positivos.

No Brasileirão, dos 49 borderôs conhecidos, 13 apresentaram prejuízo (26,5%), cinco deles somente na 5ª Rodada, o que significa que metade das partidas não teve lucro nessa jornada. Botafogo (3), Vasco (3), América-MG (2) e Atlético-PR (2) são os campeões do prejuízo na competição até aqui.

Clubes com prejuízos em jogos nacionais na temporada 2018

*O Vasco teve dois jogos com portões fechados que obviamente causaram prejuízo na bilheteria



MaisRecentes

Coutinho faz sua temporada mais artilheira e fica entre os brasileiros com mais gols



Continue Lendo

Corinthians é o primeiro clube a liderar o Brasileirão em cinco edições consecutivas



Continue Lendo

Brasileiros da elite europeia somam o maior número de gols desde a temporada 2009/2010



Continue Lendo

Autor

Alexandre Guariglia

Jornalista formado em 2013 pela PUC-SP, apaixonado por futebol e pelos números do esporte, é responsável pelo Super-Raio X do Diário LANCE desde fevereiro de 2012, quando ainda era estagiário do jornal. Cobriu a Copa do Mundo de 2014 pela rádio CBN.