Libertadores ‘trava’ estreias no Paulistão



O Paulistão teve sua rodada de estreia nesse final de semana, com o maior número de gols se compararmos com a primeira rodada das últimas três edições. Foram 19 em 2014, 23 em 2015 e 25 em 2016.

Comparativo da 1ª Rodada em anos anteriores

Comparativo da 1ª Rodada em anos anteriores

 

Apesar disso, ainda é muito cedo para fazer qualquer análise sobre o futuro do campeonato, mas é possível dizer que nenhum dos quatro grandes convenceu ou agradou.

Uma possível explicação não está muito longe e com os números podemos chegar próximos a uma conclusão: A Copa Libertadores reduz o ímpeto das estreias e não é de hoje que o efeito dela aparece.

De 2012 para cá, é a segunda vez em que três times do Paulistão estão juntos no torneio continental. Tanto em 2013 quanto em 2016, Corinthians, Palmeiras e São Paulo dividem suas atenções entre as duas competições no início do ano. Em ambas as oportunidades foram duas vitórias e dois empates dos grandes na rodada inaugural do estadual.

RETROSPECTO DOS GRANDES NA PRIMEIRA RODADA

2012 – 2 Paulistas na Copa Libertadores – 3 vitórias e 1 empate

2013 – 3 Paulistas na Copa Libertadores – 2 vitórias e 2 empates

2014 – Nenhum Paulista na Copa Libertadores – 3 vitórias e 1 derrota

2015 – 2 Paulistas na Copa Libertadores – 4 vitórias

2016 – 3 Paulistas na Copa Libertadores – 2 vitórias e 2 empates

Entre os quatro, foi o São Paulo quem  mais tirou o pé na rodada inaugural. Contra o Red Bull, o desempenho da equipe caiu muito após o intervalo, provavelmente pensando no compromisso no Peru pela primeira fase da Libertadores. Claro que houve também vacilos na defesa, mas o ritmo e o calor foram essenciais para o empate.

O Santos foi outro que empatou, também por falhas na defesa e ineficiência no ataque. Ricardo Oliveira deu apenas dois passes no jogo inteiro (um certo e um errado), ficando com apenas 22 segundos de posse.

Em 2013, Palmeiras e Corinthians foram aqueles que tropeçaram na primeira jornada, o contrário do que ocorreu em 2016. Assim mesmo, o Timão venceu com um gol no fim do jogo e mostrou pouca força ofensiva com apenas duas finalizações certas, algo provocado e explicado, também, pelo desmanche no elenco.

Já o Palmeiras, apesar do 2 a 0, não mostrou evolução coletiva considerável e foi salvo pelas individualidades de Lucas, Dudu (inspirado) e Robinho. Foi a equipe que mais usou lançamentos na rodada, com 53 ao todo. Parecido com aquilo que foi tão criticado no ano passado.



  • Alan Gesualdi

    Ah mano, que matéria bosta do caralho. Você não acompanhou o 2º tempo do Palmeiras. E o fato da defesa nao ter tomado gol? Mídia clubista da porra.

  • Emerson Lopes

    O idiota do jornalista quer que os grandes comecem arregaçando em inicio de temporada pra chegar tudo estourado nas finais. Nem ELE quando voltou a trabalhar em 2016 devia estar com esse gás todo.

  • wilson

    Tiraram o pé uma ova, o SPFW conseguiu empatar, assim como as Sardinhas do Pastor porque são ruins mesmos, assim como os Gaivotas Gays que se não fizesse aquele gol nos 50 minutos do segundo tempo, o Juiz não deixaria o jogo acabar…. simples assim e esses jornalistas da imprensa Gambá…só por Deus!

    • Kris Anoxika

      Se, se, se, se.?
      Não existe se no futebol, locao.

      Se sua vó tivesse rodinha era um triciclo.

  • claudinei silva

    Na liberta, vai da vexame com sempre.s mundial triobostal da capital.

    • MenorqueoGuarani

      kkkkkkkkkk sardinha abandonado do bando … vai secar o trio de ferro pela tv … 🙁

    • Lucas SEP

      Viva e verá !

  • José Francisco Goes

    o sr paulo nobre resgatou a entidade palmeiras do aterro sanitário.. o time estava mais falido que o Vasco..kkkk parem de gozar com o pau do Nobre..kkkkk seus iludidos!! caminhem com as p´roprias pernas..kkkkkkk aqui é corinthians!! nem a band , nem a globo quer trasnmitir jogos do palmeiras..kkkkkk estes palmeirenses viajam tanto na maionese que daqui a pouco dirão que têm a maior torcida do Brasil..kkkkk um time que tem média de 1 título a cada 6 anos quer ridicularizar o corinthians.. tenha dó!! vcs são a quinta força no Brasil atrás de corinthinas, sao paulo, santos, inter e grêmio

    • MenorqueoGuarani

      o que é curintchas sem band e globo ? manda O SEU time andar com as próprias pernas, sem cota de tv desigual ou patrocínio do governo. time amador. seus lixos. só pensam no Palmeiras o tempo todo, será isso medo ?

      • Kris Anoxika

        Me do de um time q não ganha nada ha 15 anos?

        Faca me o favor neh? Volta pra realidade, parça.

        • MenorqueoGuarani

          15 anos ??? kkk e mesmo assim ninguém passou no ranking de títulos da CBF kkkkkkkkkkkkkkkkk aprende, acéfalo, pode ser 50 anos sem títulos, vcs não chegam nem aos pés do Verdão…. chupagalinhapintadinha

          • Joao Roberto

            quantos via fax, mesmo.KKKKKKKKKKKKKK

          • MenorqueoGuarani

            via fax pq seu timinho não ganhou kkkkkk perdedor é assim mesmo, nem vice conseguiu ser no torneio com 8 times kkkkkkkk gambazadapiada pronta

          • Joao Roberto

            é e vocês não conseguem um Brasileirão dede 1994, eterna piada Mundial Guarani da Capital.

          • MenorqueoGuarani

            kkkkkkk repito : e mesmo assim não passaram a gente no ranking da CBF, gambá tristonho

          • Joao Roberto

            e muito menos ganharam do todo poderoso São Bento.KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

          • Joao Roberto

            é Ranking ganha alguma coisa??KKKKKKKKKKKKKKKKK

          • MenorqueoGuarani

            pergunta de gambá analfabeto… ranking é de quem já ganhou seu lixo, termina 4ª série

          • Joao Roberto

            ranking é ranking, é historia seu analfabeto de pai e mãe, para quem não ganha um Brasileirão desde 94, vocês ficam com a ranking, e nós com os títulos, entendeu ou quer que desenhe.sabe tudo.e acho que você não tem nem a quarta série, deve ser aluno do sobral sobra do mobral.

          • MenorqueoGuarani

            tchau penta-rebaixado, analfabeto e sem registro de pai na certidão de nascimento, como todo bom gambá.
            te vejo por aí pagando um pau nas matérias do MAIOR CAMPEÃO NACIONAL E 1º CAMPEÃO MUNDIAL. sefodeaí

          • Joao Roberto

            Campeão Mundial da pinga, tonto, e analfabeto é você seu monte de estrume,e como todo bom porco, que é assim que vocês gostam de se fantasiar, leia mais sobre futebol, meu jovem, ou invés de ficar afrontando os outros, na pagina que nem é de seu clube, eu pelo menos tenho orgulho de entrar e comentar na minha página, não fico, como maroca corne tando nas páginas de outros clubes,e quem não deve ter nome de pai no registro de nascimento é você.Campeão Mundial. KKKKKKKKKKKKKKKKKK, Guarany da Capital vergonha Mundial, isso sim, meu time nunca precisou mudar de nome, e nem assumir um apelido colocado com outro clube.Alias que vocês gostam e tanto de serem chamados de PORCOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

          • MenorqueoGuarani

            adoram ser eliminados por um guarany né viadinho kkkkkkkkkkkkk

          • Joao Roberto

            e vocês pelo Tijuana do México, Goias na Sulamericana,Inter de Limeira no Paulista,Ituano no Paulista,Guarani de Campinas no Brasileirão, em que o Guarani fora o Campeão, quer mais ou assim tá bom.

          • MenorqueoGuarani

            guarani campeão brasileiro 12 anos do curica, digassi di passagi kkkkkkkkkkkkkkkkkkk iludido e ignorante, além de ser uma máquina de jogar futebol, o guarani de 78 passou por vcs pra jogar a finalíssima com o PODEROSO PALMEIRAS KKKKKK entendeu o motivo do meu nome gambazito, vcs são SMALL… seja qual for o guarani, de campinas, do paraguay, ou “da capital” como vcs dizem, vcs peidam e tem menos história e tradição. vai jogar a séria A2 ano que vem e vai poder tirar com o guarani de campinas a prova de quem é maior atualmente.

          • Joao Roberto

            digassi di passagi, vá lamber sabão meu caro, aprenda a escrever e depois podemos conversar.

          • MenorqueoGuarani

            NÃO SE ILUDE NÃO GAMBÁ, SEI ESCREVER MUITO BEM, APENAS IMITANDO O CLÁSSICO JORNALISTA GAMBÁ NETO, COMO SE VC NÃO SOUBESSE… NÃO RESPONDEU NADA DO QUE EU DISSE, ACHO QUE A DISCUSSÃO ACABA AQUI, COM VC CONCORDANDO QUE SEU TIMECO É MENOR QUE TODOS OS GUARANYS, DIGASSI DI PASSAGI KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK ADEUS , EU APLICO EM VC O RAIO TOLIMIZADOR

          • Joao Roberto

            é melhor encerrar mesmo, pois quando se discute com Palmeirense vocês sempre querem ter razão, Copa do Brasil foi elaborada para dar chance aos clubes de menor expressão no Brasil, Brasileirão o qual no seu final aponta o Campeão do Pais é outra coisa, acho que que não entendeu foi você, aias o único clube que ganhou duas vezes no mesmo ano um Brasileiro foi seu time, pode isso Arnaldo??quanto ao Neto, mesmo sendo Corinthiano como sou, nem assisto o programa dele não me acrescenta nada na minha vida.

          • MenorqueoGuarani

            pois é, teve brasileirões 2 no mesmo ano e seu time não conseguiu nem ser vice em nenhum, pergunta pro Arnaldo… é fácil desmerecer e chamar de fax o que o seu time não teve capacidade de ganhar jogando de igual pra igual… difícil é se igualar ao Palmeiras no ranking nacional de títulos

          • Joao Roberto

            é , e o poderoso Palmeiras perdeu, como ser tão poderoso assim, pode isso Arnaldo??

          • MenorqueoGuarani

            perdeu mas deu as caras na final, diferente de um time aí que surgiu no cenário nacional do futebol em 1990, além do mais em 1978 já éramos Hexa campeões Brasileiros, Bi-Campeão do formato adotado em 1971

          • MenorqueoGuarani

            comento onde quiser, as piadas estão na página do seu timinho

          • Joao Roberto

            espertão veja o Ranking da CBF e veras quem esta em primeiro, Corinthians,Cruzeiro,Grêmio, vocês estão em oitavo ou nono lugar, aprenda a ler a matéria por inteiro.KKKKKKKKKKKKKKKKK

          • MenorqueoGuarani

            8 títulos são mais que “6” , além de analfabeto não sabe contar ? ah gambá assim não dááááá

          • Joao Roberto

            olhe bem no site da CBF e veja o ranking, e quem esta na frente

      • Lucas SEP

        CUrintia timinho da rede esgoto e do pt, acham que tem moral e se acham superiores kkkkkkkkk jamais chegaram a grandeza do Verdão!

    • Lucas SEP

      Senta e chora invejoso kkkkkkkkkkkk

    • WiLL

      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK CHORA

  • Hexa Sem Fax

    Enem esse ano caiu a seguinte questão

    Clube cabaço de Mundial de clubes e copa são paulo

    a- Palmeiras (x)

    b- são paulo

    c – Corinthians

    d- Santos .

    Somente uma alternativa correta

    Sem erro nessa kkkkkkkkkk……

    • marcos

      “Time?” eliminado em uma pré libertadores, perdeu pro guarani da capital e do Paraguai com estádio feito com o dinheiro do povo?

      • Hexa Sem Fax

        Tijuana te lembra algo kkkkkkkkkkkk

      • Joao Roberto

        e vocês perderam pro Tijuana, KKKKKKKKKKKKKKKK, quanto ao dinheiro do povo, reclame lá em Brasília

    • ???CORINTHIANS???

      Faltou qual o único Bi-rebaixado em SP do trio de ferro?
      Qual o time q todo ano leva uma goleada de 6 ou mais?
      Time eliminado pelo ASA?
      Time que foi humilhado pela poderosa inter de limeira na final do paulistinha de 1986
      Time que ganhou seu último título expressivo em 2000?
      Time que não ganha um nacional de vdd fazem 22 anos??
      Time q vive de esmola de presidente e só contrata Perebas de baciada??
      Time regional sem mundial??
      Time que nasceu em 1904 e morreu em 2000??

  • José Francisco Goes

    O PALMEIRAS É CONHECIDO MUNDIALMENTE COMO O REI DOS FAX´S KKKKKK ALGUÉM AÍ TEM NOTÍCIAS DA LIBERTADORES DE 1950?KKKK PESQUISEM NA NET, O TORNEIO SE CHAMAVA COPA RIO DE 1951..KKKKKKKK

  • WiLL

    MESMO TIRANDO O PÉ….

    SOMOS OS MELHORES PAULISTA….

    SEM DÚVIDAS……

MaisRecentes

Palmeiras, Ponte, Santos e Vasco dominam a Seleção da 16ª Rodada do Brasileirão-2017



Continue Lendo

Juventus e Manchester United foram as melhores defesas da Europa em 16/17; veja ranking



Continue Lendo

Messi? Cavani? Lewandowski? CR7? Veja quem foram os artilheiros da última temporada europeia



Continue Lendo