Juventus e Manchester United foram as melhores defesas da Europa em 16/17; veja ranking



Juventus e Manchester tiveram, em média, as melhores defesas da elite europeia em 2016/2017 (Foto: Montagem/AFP)

Juventus e Manchester tiveram, em média, as melhores defesas da elite europeia em 2016/2017 (Foto: Montagem/AFP)

Nem só de gols marcados vivem as equipes europeias. Observando os elencos estrelados que esses times ostentam, esquecemos até que seus resultados conquistados também são provenientes de suas defesas. Por melhores que sejam os ataques, eles não se sustentam se o sistema defensivo não funcionar. (Confira o ranking de média de gols sofridos na galeria abaixo)

Exemplo disso é o Barcelona, que possui o espetacular trio MSN. Muitos dos fracassos obtidos na última temporada vieram por conta de problemas gravíssimos de sua defesa, não especificamente dos zagueiros, mas uma falta de equilíbrio entre um ataque excepcional e o resto do time desorganizado.

Outro bom exemplo é o Manchester United, que conquistou três títulos em 2016/2017: Supercopa da Inglaterra, Copa da Liga Inglesa e Liga Europa. Sob o comando de José Mourinho, os Red Devils ficaram longe de ter o melhor ataque entre cinco principais ligas do continente, mas fecharam sua jornada com a melhor defesa, em média, se comparada com os 98 times de primeira divisão na elite europeia.

Junto ao United, com a mesma média de gols sofridos em jogos oficiais na temporada, está a Juventus, campeã da Liga Italiana, da Copa da Itália e vice da Liga dos Campeões. Não é novidade que um time italiano, bem armado, com características mais voltadas à defesa esteja entre as melhores defesas e nem que isso traga títulos.

Das dez melhores defesas da elite europeia na última temporada, oito foram campeãs pelo menos uma vez em 2016/2017: Bayern de Munique, Real Madrid, Barcelona, PSG, Chelsea, Arsenal, Manchester United e Juventus. Todos eles registraram média menor ou igual a um gol sofrido por partida.

A pior defesa da temporada foi a do Osasuna, que disputou o Campeonato Espanhol e foi rebaixado. Em 42 jogos oficiais em 2016/2017, foram 98 gols sofridos, média de 2,33 por duelo, três vezes maior do que as de Juventus e Manchester United.

Veja na galeria abaixo a lista com a média de gols sofridos dos 98 times que disputaram as primeiras divisões de Alemanha, Espanha, França, Inglaterra e Itália em jogos oficiais.



MaisRecentes

Corinthians perde eficiência no segundo turno e marca um gol a cada 18 finalizações



Continue Lendo

Réver é o Craque, e Palmeiras e Chape se destacam na Seleção da 29ª Rodada do Brasileirão-2017



Continue Lendo

Palmeiras, Cruzeiro, Bahia e Vitória dominam a Seleção da 28ª Rodada do Brasileirão-2017



Continue Lendo