Juventus e Dortmund são os únicos invictos na elite da Europa; italianos estão 100%



Juventus e Dortmund são os únicos invictos na elite europeia; italianos estão com 100% aproveitamento (Foto: Montagem/AFP)

Após quase três meses de competições oficiais na Europa, o cenário dos favoritos a brilharem no continente já começa a se definir. Campeonatos nacionais, Copas nacionais e Copas continentais estão se afastando definitivamente do período de férias e os times entraram de vez no ritmo de uma temporada.

E quem tem se destacado em 2018/2019 é a Juventus, não só pela chegada de Cristiano Ronaldo, mas também por ser a única equipe 100% entre aquelas da elite europeia. O Dortmund, ao lado do clube italiano, é o outro invicto até aqui. Ambos já fizeram dez partidas oficiais e ainda não foram derrotados nas competições que disputam. Algo raro no alto nível.

A Juve venceu seus dez jogos, oito pelo Campeonato Italiano e dois pela Liga dos Campeões, ou seja, tem 100% de aproveitamento. Já o Borussia Dortmund tem oito vitórias e dois empates, conquistando 86,67% dos pontos que disputou. Isso daria aos alemães a terceira posição em um hipotético ranking de aproveitamento na temporada, atrás apenas do PSG, com 91,67%, e da Velha Senhora.

Por outro lado, chama a atenção clubes gigantes que não estão em boa fase em 2018/2019, como o Manchester United e o Real Madrid, ambos com menos de 55% de aproveitamento. Os ingleses entraram em campo em 11 jogos oficiais, venceram cinco, empataram três e perderam três: 54,55% dos pontos disputados. Enquanto os espanhóis, com as mesmas 11 partidas, venceram cinco, empataram duas e perderam quatro: 51,52%.

Há aqueles que não chegam a estar na mesma situação da dupla citada acima, mas ainda assim estão abaixo do esperado, como o Barcelona (72,73%), o Liverpool (69,70% e o Bayern de Munique (69,70%). Em 11 jogos oficiais, o Barça venceu sete, empatou três e perdeu apenas uma, contra o Leganés. Ingleses e alemães têm exatamente o mesmo retrospecto: 11 partidas, sete vitórias, dois empates e duas derrotas.

No entanto, há clubes em situação bem pior, que ainda não venceram sequer um jogo na temporada. São os casos do Huddersfield (três empates e seis derrotas: 11,11%), do Cardiff (dois empates e sete derrotas: 7,41%), e do Newcastle (dois empates e sete derrotas: 7,41%), todos do Campeonato Inglês, e do Frosinone (um empate e oito derrotas: 3,70%), do Campeonato Italiano. Esse último, por sinal, conquistou apenas um ponto até aqui e tem o pior aproveitamento entre os 98 times que disputam as primeiras divisões de Alemanha, Espanha, França, Inglaterra e Itália.

Confira abaixo os 20 melhores aproveitamentos e os 20 piores aproveitamentos da elite europeia na temporada:



MaisRecentes

É possível admirar o estilo Fernando Diniz no São Paulo sem ser um Dinizete fanático



Continue Lendo

Corinthians vai de ‘melhor técnico do Brasil’ ao alto risco de eliminação no Paulista



Continue Lendo

Empolgação ou desonestidade? Estreia no Paulista pareceu rodada da Premier League



Continue Lendo