Juventus e Dortmund são os únicos invictos na elite da Europa; italianos estão 100%



Juventus e Dortmund são os únicos invictos na elite europeia; italianos estão com 100% aproveitamento (Foto: Montagem/AFP)

Após quase três meses de competições oficiais na Europa, o cenário dos favoritos a brilharem no continente já começa a se definir. Campeonatos nacionais, Copas nacionais e Copas continentais estão se afastando definitivamente do período de férias e os times entraram de vez no ritmo de uma temporada.

E quem tem se destacado em 2018/2019 é a Juventus, não só pela chegada de Cristiano Ronaldo, mas também por ser a única equipe 100% entre aquelas da elite europeia. O Dortmund, ao lado do clube italiano, é o outro invicto até aqui. Ambos já fizeram dez partidas oficiais e ainda não foram derrotados nas competições que disputam. Algo raro no alto nível.

A Juve venceu seus dez jogos, oito pelo Campeonato Italiano e dois pela Liga dos Campeões, ou seja, tem 100% de aproveitamento. Já o Borussia Dortmund tem oito vitórias e dois empates, conquistando 86,67% dos pontos que disputou. Isso daria aos alemães a terceira posição em um hipotético ranking de aproveitamento na temporada, atrás apenas do PSG, com 91,67%, e da Velha Senhora.

Por outro lado, chama a atenção clubes gigantes que não estão em boa fase em 2018/2019, como o Manchester United e o Real Madrid, ambos com menos de 55% de aproveitamento. Os ingleses entraram em campo em 11 jogos oficiais, venceram cinco, empataram três e perderam três: 54,55% dos pontos disputados. Enquanto os espanhóis, com as mesmas 11 partidas, venceram cinco, empataram duas e perderam quatro: 51,52%.

Há aqueles que não chegam a estar na mesma situação da dupla citada acima, mas ainda assim estão abaixo do esperado, como o Barcelona (72,73%), o Liverpool (69,70% e o Bayern de Munique (69,70%). Em 11 jogos oficiais, o Barça venceu sete, empatou três e perdeu apenas uma, contra o Leganés. Ingleses e alemães têm exatamente o mesmo retrospecto: 11 partidas, sete vitórias, dois empates e duas derrotas.

No entanto, há clubes em situação bem pior, que ainda não venceram sequer um jogo na temporada. São os casos do Huddersfield (três empates e seis derrotas: 11,11%), do Cardiff (dois empates e sete derrotas: 7,41%), e do Newcastle (dois empates e sete derrotas: 7,41%), todos do Campeonato Inglês, e do Frosinone (um empate e oito derrotas: 3,70%), do Campeonato Italiano. Esse último, por sinal, conquistou apenas um ponto até aqui e tem o pior aproveitamento entre os 98 times que disputam as primeiras divisões de Alemanha, Espanha, França, Inglaterra e Itália.

Confira abaixo os 20 melhores aproveitamentos e os 20 piores aproveitamentos da elite europeia na temporada:



MaisRecentes

Contra o Flu, Dudu igualou recorde de faltas sofridas em um jogo do Brasileirão-2018



Continue Lendo

Palmeiras bate o Flu e domina a Seleção da 34ª Rodada do Brasileirão-2018



Continue Lendo

Botafogo vence clássico e domina a Seleção da 33ª Rodada do Brasileirão-2018



Continue Lendo