Joel Carli e Coritiba são os campeões dos cartões por reclamação no Brasileirão; veja lista



Carli foi o atleta que mais levou cartões por reclamação no BR-17 (Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo)

Em 2015 a CBF passou a adotar tolerância zero em relação às reclamações dos jogadores dentro de campo e deu carta branca ao árbitros para advertirem os mais exaltados com cartão amarelo ou até mesmo o vermelho. O resultado disso foi uma explosão de cartões naquela edição, dos 1942 aplicados, 328 foram por reclamação.

No ano seguinte, a lição parece ter sido aprendida e o número de amarelos por esse motivo caiu para 220, mais de cem a menos do que no campeonato anterior. Já em 2017 a quantidade ficou em 224 advertências por protestos excessivos, uma margem pequena de aumento, que mostrou que árbitros e atletas se acostumaram com a medida.

Porém, nem todos absorveram o recado e continuaram se excedendo nas palavras ao ‘conversar’ com a arbitragem. O maior exemplo disso é o zagueiro Joel Carli, do Botafogo. No Brasileirão-2017 ele levou 12 cartões amarelos, sete deles por reclamação, ou seja, mais da metade, o que causou duas suspensões pelo terceiro cartão para o argentino, prejudicando sua equipe.

Não foi só Carli que exagerou na dose, outro que perdeu a linha ao reclamar foi Diego Souza, do Sport e da Seleção Brasileira. Dos dez amarelos que acumulou na competição, seis foram por protestar contra a arbitragem, o que significou duas suspensões para o atleta. Logo atrás, com cinco cartões por reclamação, ficou Emerson Sheik, da Ponte Preta.

Já entre os times a liderança do ranking de cartões por esse motivo ficou com o Coritiba, com 16. A equipe mais disciplinada nesse quesito foi justamente o maior rival do Coxa no campeonato: o Atlético-PR, que levou apenas cinco amarelos por reclamação. O campeão Corinthians ficou entre os cinco que mais foram advertidos pelos protestos contra o árbitro.

Veja os rankings na galeria abaixo:



MaisRecentes

Flamengo, Botafogo e Atlético-MG dominam a Seleção da 11ª Rodada do Brasileirão-2018



Continue Lendo

Flamengo, Palmeiras e Santos dominam a Seleção da 10ª Rodada do Brasileirão-2018



Continue Lendo

Mais de 30% dos jogos dos clubes de Série A acumulam prejuízo com bilheteria



Continue Lendo