Início de Paulistão tem muitos empates, mas média de gols é promissora



É difícil fazer qualquer análise em início de campeonato, todas elas podem se tornar descartáveis em duas rodadas ou até mesmo daqui algumas horas, mas limitando-se apenas ao universo das duas primeiras jornadas do Paulistão, é possível tirar algumas conclusões como, por exemplo, a quantidade de empates em comparação com as edições passadas da competição.

Nos primeiros 20 jogos do campeonato em 2016, foram oito empates, a maior marca desde a edição 2010, quando 10 partidas terminaram em igualdade, ou seja, metade delas. Esses números podem indicar um certo equilíbrio no início do torneio, principalmente em um momento em que elencos e times ainda estão em formação. Veja nos gráficos:

Imagem mostra o número de empates nas primeiras rodadas do Paulistão

Imagem mostra o número de empates nas primeiras rodadas do Paulistão

Imagem mostra a quantidade de empates no Paulistão 2010

Imagem mostra a quantidade de empates no Paulistão 2010

Vale destacar que, tanto em 2010 quanto em 2016, o número de empates supera o de vitórias de mandantes e de vistantes, mais uma vez trazendo a tese do equilíbrio para explicar esses dados. Principalmente entre os clubes considerados menores.

Só Corinthians, Palmeiras, Santos, Osasco Audax e Red Bull Brasil venceram fora de casa. Além disso, apenas três empates envolveram times grandes ou outros cinco foram em partidas em que só estavam os chamados pequenos.

Uma vez que o campeonato terá seis rebaixados, o equilíbrio pode tornar a competição ainda mais interessante, pois os empates acabam forçando as equipes a buscarem um diferencial que, no caso, é a vitória. Se isso realmente acontecer, poderemos ter uma boa média de gols ao final do Paulistão, o que já tem acontecido, visto que é a melhor desde 2012, quando tivemos 3,25 tentos por partida nas duas primeiras rodadas da competição. Confira no gráfico:

Média de gols nos 20 primeiros jogos das últimas edições do Paulistão

Média de gols nos 20 primeiros jogos das últimas edições do Paulistão



MaisRecentes

Público do Santos no Paca só perde para o do Palmeiras no Allianz; Na Vila é quatro vezes menor



Continue Lendo

Flamengo, Fluminense e Santos dominam a Seleção da 2ª Rodada do Brasileirão-2017



Continue Lendo