Impulsionado por retrospecto em casa, Santos foi o time que mais venceu na temporada 2016



Santos comemora vitória sobre o América-MG, na última rodada do Brasileirão-2016 (Foto: Marco Galvão)

Santos comemora vitória sobre o América-MG, na última rodada do Brasileirão-2016 (Foto: Marco Galvão)

Embora o Santos tenha ficado apenas com o título paulista em 2016, não pode reclamar do desempenho do time, um dos mais regulares da temporada. Mesmo com a saída de peças como Gabigol e um elenco reduzido, Dorival conseguiu montar uma equipe de extrema qualidade, com futebol agradável de se assistir. Não é à toa que foi quem mais venceu no ano entre aquelas que disputaram a Série A.

Com 38 vitórias em 66 jogos, ninguém teve mais triunfos do que o Peixe. Na segunda posição, o Palmeiras teve três vitórias a menos, em 65 partidas. Logo depois vem o Flamengo, com 34, seguido por Botafogo, Corinthians e Grêmio, todos com 33.

O último colocado desse ranking é justamente o América-MG, o lanterna do Brasileirão. Apesar do título mineiro, venceu apenas 18 duelos em 2016, 20 a menos do que o Santos. Fluminense (27), São Paulo (26) e o Internacional (26), foram os times considerados grandes que registraram números baixos de triunfos. Vale lembrar que o Inter caiu para a Série B. Confira na galeria abaixo.

Boa parte dessas vitórias santistas na temporada veio de seu desempenho em casa. Foram 27 vitórias em 34 jogos, dados impressionantes, que o leva a ser líder do ranking de triunfos como mandante também. O Corinthians é o segundo colocado com 24, seguido por Atlético-MG e Atlético-PR, ambos com 23 e Palmeiras e Grêmio, com 21.

O Flamengo aparece apenas na oitava posição, com 19 vitórias, empatado com Internacional e Botafogo. O fato de não ter um local fixo para mandar seus jogos pode ser uma explicação, válida também para o Botafogo. Já para o Inter, se tivesse um desempenho melhor em seus domínios, talvez não teria sido rebaixado. Observe na galeria abaixo.

Na mesma situação de Fla e Bota, está o Fluminense (16), que teve mandos itinerantes e foi o terceiro time com menos vitórias em casa no ano ao lado de América-MG (16) e Cruzeiro (16), outra decepção.

No entanto, se o desempenho for ruim em casa, há quem consiga compensar fora. Foi assim com a Raposa e com Flamengo, ambos com 15 vitórias. Um conseguiu se afastar do risco de rebaixamento, o outro brigou pelo título brasileiro. Chama a atenção novamente os números ruins de Internacional (6 vitórias) e São Paulo (6 vitórias).

Veja os rankings completos na galeria abaixo:



  • neli faria

    O que adiantou? Perdeu 8 pontos preciosos na Vila, no Brasileirinho.

  • Lucas

    É o que eu falo, o Santos é favorito pra Libertadores…

  • Planeta Secreto

    Santos sempre Santos.

MaisRecentes

Mais da metade dos clubes do Brasileirão já tiveram prejuízo com bilheteria



Continue Lendo

Botafogo, Cruzeiro, Palmeiras e Santos dominam a Seleção da 25ª Rodada do Brasileirão-2017



Continue Lendo

Aubameyang? Messi? Dybala? Veja quem são os artilheiros da atual temporada europeia



Continue Lendo