Impulsionado por retrospecto em casa, Santos foi o time que mais venceu na temporada 2016



Santos comemora vitória sobre o América-MG, na última rodada do Brasileirão-2016 (Foto: Marco Galvão)

Santos comemora vitória sobre o América-MG, na última rodada do Brasileirão-2016 (Foto: Marco Galvão)

Embora o Santos tenha ficado apenas com o título paulista em 2016, não pode reclamar do desempenho do time, um dos mais regulares da temporada. Mesmo com a saída de peças como Gabigol e um elenco reduzido, Dorival conseguiu montar uma equipe de extrema qualidade, com futebol agradável de se assistir. Não é à toa que foi quem mais venceu no ano entre aquelas que disputaram a Série A.

Com 38 vitórias em 66 jogos, ninguém teve mais triunfos do que o Peixe. Na segunda posição, o Palmeiras teve três vitórias a menos, em 65 partidas. Logo depois vem o Flamengo, com 34, seguido por Botafogo, Corinthians e Grêmio, todos com 33.

O último colocado desse ranking é justamente o América-MG, o lanterna do Brasileirão. Apesar do título mineiro, venceu apenas 18 duelos em 2016, 20 a menos do que o Santos. Fluminense (27), São Paulo (26) e o Internacional (26), foram os times considerados grandes que registraram números baixos de triunfos. Vale lembrar que o Inter caiu para a Série B. Confira na galeria abaixo.

Boa parte dessas vitórias santistas na temporada veio de seu desempenho em casa. Foram 27 vitórias em 34 jogos, dados impressionantes, que o leva a ser líder do ranking de triunfos como mandante também. O Corinthians é o segundo colocado com 24, seguido por Atlético-MG e Atlético-PR, ambos com 23 e Palmeiras e Grêmio, com 21.

O Flamengo aparece apenas na oitava posição, com 19 vitórias, empatado com Internacional e Botafogo. O fato de não ter um local fixo para mandar seus jogos pode ser uma explicação, válida também para o Botafogo. Já para o Inter, se tivesse um desempenho melhor em seus domínios, talvez não teria sido rebaixado. Observe na galeria abaixo.

Na mesma situação de Fla e Bota, está o Fluminense (16), que teve mandos itinerantes e foi o terceiro time com menos vitórias em casa no ano ao lado de América-MG (16) e Cruzeiro (16), outra decepção.

No entanto, se o desempenho for ruim em casa, há quem consiga compensar fora. Foi assim com a Raposa e com Flamengo, ambos com 15 vitórias. Um conseguiu se afastar do risco de rebaixamento, o outro brigou pelo título brasileiro. Chama a atenção novamente os números ruins de Internacional (6 vitórias) e São Paulo (6 vitórias).

Veja os rankings completos na galeria abaixo:



MaisRecentes

É possível admirar o estilo Fernando Diniz no São Paulo sem ser um Dinizete fanático



Continue Lendo

Corinthians vai de ‘melhor técnico do Brasil’ ao alto risco de eliminação no Paulista



Continue Lendo

Empolgação ou desonestidade? Estreia no Paulista pareceu rodada da Premier League



Continue Lendo