Flamengo é o único com 100% de aproveitamento entre os clubes da Série A em 2017



Com a vitória sobre o Madureira, o Flamengo passou a ser o único 100% entre os clubes de Série A (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)

Com a vitória sobre o Madureira, o Flamengo passou a ser o único 100% entre os clubes de Série A (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)

Não faz nem um mês que as competições oficiais tiveram início no Brasil, mas algumas marcas já se mostram significativas como a alcançada pelo Flamengo no último final de semana. Após a vitória sobre o Madureira por 4 a 0, pelo Campeonato Carioca, e o empate em 1 a 1 entre Cruzeiro e URT, pelo Campeonato Mineiro, o time de Zé Ricardo passou a ser o único entre os que disputarão a Série A a ter 100% de aproveitamento em jogos oficiais.

Até o momento, foram sete jogos e sete vitórias do Rubro-Negro, campanha perfeita tanto no Carioca quanto na Primeira Liga. Antes do início da rodada do último final de semana nos estaduais, o Cruzeiro tinha retrospecto igual, com seis jogos e seis vitórias, mas o tropeço contra o URT fez a Raposa ter uma queda no aproveitamento para 90,5%, atual vice-líder da temporada. (Veja o Top 5 na galeria abaixo)

Fluminense, Vitória, Bahia, Sport, Botafogo e Chapecoense já completaram oito partidas no ano, enquanto Palmeiras e Santos só fizeram metade disso, por esse motivo a comparação é com o aproveitamento de cada equipe. O Avaí, por exemplo, é o recordista de jogos em 2017, com nove realizados até aqui.

Chama a atenção neste início de trajetória o baixo aproveitamento do Atlético-PR, tendo conquistado 33,3% dos pontos disputados e apenas uma vitória em seis partidas. Preocupa também o desempenho da Chapecoense, com 37,5% e dois triunfos em oito jogos. (Confira a lista completa no quadro abaixo)

É sempre importante ressaltar que estamos muito no início da temporada e alguns times ainda estão em fase de ajustes e nem todos os jogadores estão disponíveis para entrarem em campo com 100% de suas condições físicas ou até mesmo estão impedidos de jogar por questões burocráticas.

O calendário de 2017 será longo, com novos desafios, principalmente para os clubes que disputam a Libertadores, ou seja, muita coisa deve mudar. No entanto, estamos no Brasil, qualquer série de maus resultados agora pode causar quedas de treinadores, assim como qualquer sequência positiva pode originar um parâmetro perigoso para o restante do ano.

Aproveitamento dos clubes da Série A em jogos oficiais na temporada 2017 até 20/2

Aproveitamento dos clubes da Série A em jogos oficiais até 20/2/2017



MaisRecentes

Chapecoense bate o Inter e se destaca na Seleção da 25ª Rodada do Brasileirão-2018



Continue Lendo

Palmeiras x Corinthians foi o jogo mais ‘caro’ do Brasileirão-2018; veja a lista



Continue Lendo

Palmeiras, São Paulo, Flamengo e Fluminense dominam a Seleção da 24ª Rodada do Brasileirão-2018



Continue Lendo