Entre os melhores ataques do ano, Corinthians e Santos lideram Brasileirão ofensivo



A ofensividade deste Brasileirão cada vez se confirma mais. Embora a 17ª rodada não tenha sido agraciada com tantos gols (22 ao todo), a média da competição até aqui já é bem melhor que nas edições anteriores e as equipes que estão na liderança corroboram com o perfil estabelecido em 2016.

Após 17 rodadas, a média de gols por jogo é de 2,55, a maior entre as últimas cinco edições e bem maior se comparada com as últimas duas. No mesmo período, em 2014, a média era de apenas 2,09 e em 2015, 2,18.

Veja como estavam as médias de gols até a 17ª Rodada de cada edição

Veja como estavam as médias de gols até a 17ª Rodada de cada edição

Não é à toa que estão na ponta da tabela aqueles times que mais marcaram gols durante toda a temporada. Em outras palavras, tem se dado bem neste Brasileirão quem aposta suas fichas no ataque, ou seja, a bola na rede tem sido mais do que um mero detalhe, uma obsessão.

Atlético-MG (77), Santos (76), Grêmio (75), Corinthians (74) e Palmeiras (73) são as equipes que mais marcaram gols em jogos oficiais em 2016. Ao comparar esses dados com a classificação do Campeonato Brasileiro, vemos que esses cinco clubes citados acima estão entre os seis primeiros. Apenas o Flamengo, quinto colocado, é a exceção, já que é o nono melhor ataque deste ano.

Confira o ranking de gols marcados em jogos oficiais no ano de 2016

Confira o ranking de melhores ataques em jogos oficiais em 2016

Dez primeiros colocados do Brasileirão-2016 após 17 rodadas (Crédito: LANCE!)

Dez primeiros colocados do Brasileirão-2016 após 17 rodadas (Crédito: LANCE!)

Talvez o caso mais curioso desses números seja o Corinthians, equipe mais prejudicada pela saída de jogadores no começo da temporada e que sofre com as críticas da torcida em relação à falta de um centroavante goleador, uma vez que André, Luciano e até mesmo Romero, não conseguem convencer há tempos.

O Timão lidera o Brasileirão com o quarto melhor ataque do campeonato (27) e da temporada (74), média de 1,76 por partida oficial (a terceira melhor do ano). O feito é inesperado até mesmo para o mais otimista dos corintianos, mas o trunfo da equipe é ter uma artilharia pulverizada entre muitos atletas do elenco. Ao todo, 22 jogadores diferentes fizeram, pelo menos, um gol em 2016.

Maiores médias de gols entre os clubes da Série A em 2016

Maiores médias de gols por jogo entre os clubes da Série A em 2016

Já o Santos não surpreende, sua vocação ofensiva e, sobretudo, a de Dorival Junior, não é algo recente. O Peixe ostenta a melhor média de gols por jogo da temporada (1,85). Três santistas já estão com dez gols ou mais neste ano: Gabigol (12), Vitor Bueno (11) e Ricardo Oliveira (10). Joel vem logo atrás, com sete. Sem contar Rodrigão, que veio do Campinense com 18 tentos e já marcou três vezes para o Alvinegro, totalizando 21 em 2016.

Santos tem três jogadores com dez ou mais gols na temporada

A liderança entre os melhores ataques é do Atlético-MG, que talvez possua o elenco mais estrelado de atacantes do Brasil, ainda pouco testado. Robinho e Fred já estão fazendo estragos. Lucas Pratto e Luan estão voltando de lesão e devem acompanhar o ritmo dos companheiros.

O Galo já possui a característica necessária para estar entre os líderes de um Brasileirão cada vez mais ofensivo e equilibrado, fazendo com que a disputa seja imprevisível até o fim de suas rodadas. O campeonato deve ser decidido no ataque.



  • Dener Marques

    Precisa vê o raio x da defesa, não adianta fazer 3 e tomar 4.

    • Diego Zerial

      aonde o babaca !! defesa menos vazada !!

      • Dener Marques

        Quem tem a defesa menos vazada? Babaca!

MaisRecentes

No Paulistão, Palmeiras lucra mais por jogo do que o total arrecadado pelo Santos



Continue Lendo

Classificados, Santos e Palmeiras dominam a Seleção da 11ª Rodada do Paulistão-2017



Continue Lendo

São Paulo x Corinthians: Pior defesa contra pior ataque entre os clubes da Série A em 2017



Continue Lendo