Entre os melhores ataques do ano, Corinthians e Santos lideram Brasileirão ofensivo



A ofensividade deste Brasileirão cada vez se confirma mais. Embora a 17ª rodada não tenha sido agraciada com tantos gols (22 ao todo), a média da competição até aqui já é bem melhor que nas edições anteriores e as equipes que estão na liderança corroboram com o perfil estabelecido em 2016.

Após 17 rodadas, a média de gols por jogo é de 2,55, a maior entre as últimas cinco edições e bem maior se comparada com as últimas duas. No mesmo período, em 2014, a média era de apenas 2,09 e em 2015, 2,18.

Veja como estavam as médias de gols até a 17ª Rodada de cada edição

Veja como estavam as médias de gols até a 17ª Rodada de cada edição

Não é à toa que estão na ponta da tabela aqueles times que mais marcaram gols durante toda a temporada. Em outras palavras, tem se dado bem neste Brasileirão quem aposta suas fichas no ataque, ou seja, a bola na rede tem sido mais do que um mero detalhe, uma obsessão.

Atlético-MG (77), Santos (76), Grêmio (75), Corinthians (74) e Palmeiras (73) são as equipes que mais marcaram gols em jogos oficiais em 2016. Ao comparar esses dados com a classificação do Campeonato Brasileiro, vemos que esses cinco clubes citados acima estão entre os seis primeiros. Apenas o Flamengo, quinto colocado, é a exceção, já que é o nono melhor ataque deste ano.

Confira o ranking de gols marcados em jogos oficiais no ano de 2016

Confira o ranking de melhores ataques em jogos oficiais em 2016

Dez primeiros colocados do Brasileirão-2016 após 17 rodadas (Crédito: LANCE!)

Dez primeiros colocados do Brasileirão-2016 após 17 rodadas (Crédito: LANCE!)

Talvez o caso mais curioso desses números seja o Corinthians, equipe mais prejudicada pela saída de jogadores no começo da temporada e que sofre com as críticas da torcida em relação à falta de um centroavante goleador, uma vez que André, Luciano e até mesmo Romero, não conseguem convencer há tempos.

O Timão lidera o Brasileirão com o quarto melhor ataque do campeonato (27) e da temporada (74), média de 1,76 por partida oficial (a terceira melhor do ano). O feito é inesperado até mesmo para o mais otimista dos corintianos, mas o trunfo da equipe é ter uma artilharia pulverizada entre muitos atletas do elenco. Ao todo, 22 jogadores diferentes fizeram, pelo menos, um gol em 2016.

Maiores médias de gols entre os clubes da Série A em 2016

Maiores médias de gols por jogo entre os clubes da Série A em 2016

Já o Santos não surpreende, sua vocação ofensiva e, sobretudo, a de Dorival Junior, não é algo recente. O Peixe ostenta a melhor média de gols por jogo da temporada (1,85). Três santistas já estão com dez gols ou mais neste ano: Gabigol (12), Vitor Bueno (11) e Ricardo Oliveira (10). Joel vem logo atrás, com sete. Sem contar Rodrigão, que veio do Campinense com 18 tentos e já marcou três vezes para o Alvinegro, totalizando 21 em 2016.

Santos tem três jogadores com dez ou mais gols na temporada

A liderança entre os melhores ataques é do Atlético-MG, que talvez possua o elenco mais estrelado de atacantes do Brasil, ainda pouco testado. Robinho e Fred já estão fazendo estragos. Lucas Pratto e Luan estão voltando de lesão e devem acompanhar o ritmo dos companheiros.

O Galo já possui a característica necessária para estar entre os líderes de um Brasileirão cada vez mais ofensivo e equilibrado, fazendo com que a disputa seja imprevisível até o fim de suas rodadas. O campeonato deve ser decidido no ataque.



  • Dener Marques

    Precisa vê o raio x da defesa, não adianta fazer 3 e tomar 4.

    • Diego Zerial

      aonde o babaca !! defesa menos vazada !!

      • Dener Marques

        Quem tem a defesa menos vazada? Babaca!

MaisRecentes

Em três meses, São Paulo já marcou metade dos gols que anotou na temporada passada



Continue Lendo

Ábila lidera artilharia estrangeira entre os clubes de Série A; Veja ranking completo



Continue Lendo

Lucas retoma a liderança entre os brasileiros e Messi dispara na artilharia geral da Europa



Continue Lendo