Croata iguala Cristiano Ronaldo como o jogador mais rápido da Copa



Ante Rebic, da Croácia, atingiu 33,98 km/h de velocidade contra a Dinamarca e igualou CR7 (Foto: AFP)

O emocionante confronto entre Croácia e Dinamarca, pelas oitavas de final da Copa do Mundo da Rússia, não ficou marcado apenas pela classificação croata, e pelas atuações dos goleiros Kasper Schmeichel e Danijel Subasic, mas também por ter sido cenário de um recorde igualado: o de velocidade máxima atingida por um jogador na competição, segundo dados divulgados pela Fifa.

Esse feito foi alcançado pelo atacante croata Ante Rebic, que igualou Cristiano Ronaldo ao atingir 33,98 km/h em uma de suas arrancadas na partida contra os dinamarqueses. Já o craque português havia registrado essa velocidade logo em seu primeiro jogo nesta Copa, contra a Espanha, quando marcou os três gols de sua seleção no empate em 3 a 3.

Esse número tem um valor que ultrapassa esta edição, pois é considerado o recorde na história das Copas. Isso porque, desde o Mundial de 2010, a Fifa passou a medir com precisão, por meio de câmeras, a atividade dos 22 jogadores em campo, incluindo suas velocidades. De lá para cá, ninguém havia sido tão rápido.

Antes de Rebic (24 anos) e Cristiano Ronaldo (33 anos), o recorde pertencia ao lateral-esquerdo Júnior Díaz, da Costa Rica, que registrou 33,80 km/h nas oitavas de final da Copa de 2014, contra a Grécia. Algo que mostra a evolução física dos jogadores no período. Para se ter uma ideia, em 2010, o único jogador que havia superado os 32 km/h foi o atacante Javier Hernández, do México, com 32,15 km/h, contra o Uruguai, pela fase de grupos daquela edição.

Em 2014, no Brasil, 25 jogadores quebraram a marca dos 32 km/h durante toda a competição. Enquanto nesta edição, na Rússia, 56 atletas já romperam essa barreira após 52 jogos, ou seja, a quantidade dobrou em quatro anos, outra comprovação de que a evolução física é cada vez maior. Se pegarmos como comparação a Copa da África do Sul, quando apenas Chicharito alcançou tal feito, a evolução se torna mais impressionante.

Ranking de Velocidade Máxima – Copa do Mundo – 2018

 



MaisRecentes

Empolgação ou desonestidade? Estreia no Paulista pareceu rodada da Premier League



Continue Lendo

Venha sem preconceitos, pois precisamos falar da fase de Felipe Melo no Palmeiras



Continue Lendo

No futebol nossa torcida é mais contra ou a favor? Até que ponto a paixão nos cega?



Continue Lendo