Croata iguala Cristiano Ronaldo como o jogador mais rápido da Copa



Ante Rebic, da Croácia, atingiu 33,98 km/h de velocidade contra a Dinamarca e igualou CR7 (Foto: AFP)

O emocionante confronto entre Croácia e Dinamarca, pelas oitavas de final da Copa do Mundo da Rússia, não ficou marcado apenas pela classificação croata, e pelas atuações dos goleiros Kasper Schmeichel e Danijel Subasic, mas também por ter sido cenário de um recorde igualado: o de velocidade máxima atingida por um jogador na competição, segundo dados divulgados pela Fifa.

Esse feito foi alcançado pelo atacante croata Ante Rebic, que igualou Cristiano Ronaldo ao atingir 33,98 km/h em uma de suas arrancadas na partida contra os dinamarqueses. Já o craque português havia registrado essa velocidade logo em seu primeiro jogo nesta Copa, contra a Espanha, quando marcou os três gols de sua seleção no empate em 3 a 3.

Esse número tem um valor que ultrapassa esta edição, pois é considerado o recorde na história das Copas. Isso porque, desde o Mundial de 2010, a Fifa passou a medir com precisão, por meio de câmeras, a atividade dos 22 jogadores em campo, incluindo suas velocidades. De lá para cá, ninguém havia sido tão rápido.

Antes de Rebic (24 anos) e Cristiano Ronaldo (33 anos), o recorde pertencia ao lateral-esquerdo Júnior Díaz, da Costa Rica, que registrou 33,80 km/h nas oitavas de final da Copa de 2014, contra a Grécia. Algo que mostra a evolução física dos jogadores no período. Para se ter uma ideia, em 2010, o único jogador que havia superado os 32 km/h foi o atacante Javier Hernández, do México, com 32,15 km/h, contra o Uruguai, pela fase de grupos daquela edição.

Em 2014, no Brasil, 25 jogadores quebraram a marca dos 32 km/h durante toda a competição. Enquanto nesta edição, na Rússia, 56 atletas já romperam essa barreira após 52 jogos, ou seja, a quantidade dobrou em quatro anos, outra comprovação de que a evolução física é cada vez maior. Se pegarmos como comparação a Copa da África do Sul, quando apenas Chicharito alcançou tal feito, a evolução se torna mais impressionante.

Ranking de Velocidade Máxima – Copa do Mundo – 2018

 



MaisRecentes

Entre as finalistas da Copa, Inglaterra foi a mais ‘artilheira’ da última temporada europeia



Continue Lendo

Jogadores batem recorde e pulverizam marcas de velocidade da Copa de 2014



Continue Lendo

O boi de piranha, a ótima geração e as falhas: a eliminação do Brasil pela Bélgica



Continue Lendo