Corinthians lidera Brasileirão com ataque eficiente, defesa sólida e disciplina



Você, corintiano ou não, com certeza já deve ter tido a impressão de que a cada duas vezes que o Corinthians ataca no Brasileirão, em uma ele marca gol, tamanha a eficiência do time. Pois é, isso não é só impressão. As estatísticas do Footstats mostram que a cada quase três finalizações certas do Timão, uma balança a rede. Algo que traduz muito o momento e a posição na tabela dos comandados de Fábio Carille.

Em 11 rodadas, o Corinthians finalizou certo 51 vezes e marcou 19 gols, ou seja, um gol a cada 2,7 finalizações que acerta a meta. Isso lhe dá a liderança no ranking de eficiência. Em segundo lugar, coincidência ou não, está o Grêmio, que anota um tento a cada 2,9 finalizações no alvo. O Tricolor gaúcho também é vice-líder na tabela do Brasileirão.

Para se ter noção, os times menos eficientes nesse quesito são Atlético-GO (um gol a cada 6,1 finalizações certas) e Avaí (um gol a cada 6 finalizações certas). Na tabela do Brasileirão eles ocupam, respectivamente, a lanterna e a penúltima posição. Não é à toa, em um campeonato tão equilibrado, quanto mais a equipe demorar a marcar, menos chance terá de vencer.

Média de finalizações certas por gol marcado no Brasileirão-2017 (Fonte: Footstats)

Finalizações certas por gol no Brasileirão-2017 (Fonte: Footstats)

Importante notar que até o início do Brasileiro, o ataque corintiano não era dos melhores em termos de números de gols, porém sempre foi eficiente, vide quantas vitórias foram garantidas pelo placar mínimo. No campeonato nacional, essa eficiência deu um passo à frente e o Timão já tem o terceiro melhor ataque da competição.

No entanto, de nada adianta ter um ataque eficiente se a defesa for uma peneira. Exemplo disso foi o São Paulo de Ceni, que se apoiou durante boa parte da temporada no discurso “leva muitos gols, mas faz outros tantos” que, como vimos, foi por água abaixo, naufragando time e técnico.

Média de gols marcados na temporada 2017 em jogos oficiais

Média de gols marcados na temporada 2017 em jogos oficiais

Com o Corinthians isso definitivamente não aconteceu, aliás, Fábio Carille dá aula de como armar uma equipe que pouco sofre e raramente leva gols. Tanto no campeonato, quanto na temporada, o Timão leva, em média, um gol a cada dois jogos. É disparado o melhor índice entre os 20 clubes da Série A em jogos oficiais em 2017.

Média de gols sofridos na temporada 2017 em jogos oficiais

Média de gols sofridos na temporada 2017 em jogos oficiais

Outro sintoma dessa “aula” de organização ministrada pelo Corinthians é a média de faltas por jogo. Os corintianos cometem 11,6 por partida, o menor índice do Brasileirão. O Palmeiras, que ainda batalha para encontrar um padrão e opta por um estilo diferente de marcação, é a equipe que mais comete faltas no campeonato: 18,7 por jogo.

Média de faltas cometidas por jogo no Brasileirão-2017 (Fonte: Footstats)

Média de faltas cometidas no Brasileirão-2017 (Fonte: Footstats)

Ainda no quesito disciplina, o Corinthians está entre os times que menos foram advertidos por cartões neste Brasileirão. Até aqui foram 22 amarelos e um vermelho. Atrás apenas do Sport (21 amarelos e um vermelho) e do São Paulo (20 amarelos). Mais um aspecto da organização e da preservação de uma base, evitando suspensões que comprometam a sequência do time.

Ranking de Cartões ordenado pelo número de amarelos no Brasileirão-2017

Ranking de Cartões ordenado pelo número de amarelos no Brasileirão-2017

Por essas e outras, a liderança do Corinthians e o recorde de pontos até a 11ª rodada da competição não são obras do acaso. Temos um líder de Brasileirão com o ataque mais eficiente, com a melhor defesa e com os jogadores mais disciplinados. Combinação perfeita, difícil de ser igualada. Ainda que a concorrência apresente melhores elencos, ela não consegue comprar organização e trabalho. Com a diferença de pontos na tabela e a regularidade corintiana, os rivais terão de torcer contra e se desdobrar para alcançar a primeira posição.



MaisRecentes

Veja quantos jogadores diferentes cada clube utilizou no Brasileirão-2018



Continue Lendo

Internacional atropela o Fluminense e domina a Seleção da 18ª Rodada do Brasileirão-2018



Continue Lendo

Santos é o clube de Série A há mais jogos sem vencer na temporada



Continue Lendo