Corinthians é o único 100% e empates predominam neste início de Paulistão



Teoricamente, chegamos ao fim da terceira rodada do Paulistão-2016 com o jogo entre Corinthians e Capivariano, porém duas partidas foram adiadas, o que não nos permite fazer análises precisas em cima da consolidação dos dados referentes às duas últimas jornadas da competição estadual. Por isso, também não divulgaremos, por ora, a Seleção da 3ª Rodada do campeonato. No entanto, é possível analisar o que temos desses 28 confrontos realizado até aqui.

O que mais chama a atenção, como já trouxemos em post anterior, é a quantidade de empates neste início de Paulistão. São 12 partidas que tiveram como resultado uma igualdade, ou seja, 43% dos jogos não tiveram vencedor. Isso pode significar um equilíbrio de forças ou até mesmo um sinal de que as equipes ainda estão se acertando e temem por derrotas que, mais do que nunca, podem significar o rebaixamento batendo à porta. Vale lembrar que em 2016 seis times caem para a divisão de acesso do campeonato paulista, portanto todo cuidado é pouco.

No gráfico abaixo podemos notar que a porcentagem de empates é maior se comparada com a de vitórias de mandantes e de visitantes. Observe:

Porcentagem de empates, vitórias de mandantes e de visitantes no Paulistão

Porcentagem de empates, vitórias de mandantes e de visitantes no Paulistão

Para se ter noção, um bom exemplo é ainda termos sete equipes invictas na competição, mas apenas duas delas (Corinthians e Santos) venceram pelo menos duas partidas. As outras cinco  ou não saíram vitoriosas (Linense) ou só triunfaram uma vez (Palmeiras, São Bento, São Bernardo e São Paulo).  O Timão, inclusive é o único 100% no campeonato, com três vitórias em três jogos, sendo dois deles como mandante, quesito fundamental para somar três pontos na 3ª rodada, já que de nove jogos, cinco foram vencidos pelos donos da casa e outros quatro terminaram empatados.



MaisRecentes

Mais de 30% das partidas dos clubes de Série A tiveram prejuízo com bilheteria



Continue Lendo

Coutinho faz sua temporada mais artilheira e fica entre os brasileiros com mais gols



Continue Lendo

Corinthians é o primeiro clube a liderar o Brasileirão em cinco edições consecutivas



Continue Lendo