Corinthians é o time que menos (e melhor) utiliza jogadores no Brasileirão-2017



1º Corinthians - 78,67% de aproveitamento (Foto: Ale Cabral/AGIF)

Corinthians é a equipe que menos utiliza jogadores no Brasileirão (Foto: Ale Cabral/AGIF)

Se no começo do campeonato eram buscados motivos para desqualificar a liderança do Corinthians no Brasileirão, atualmente a busca é pelas razões que fazem do Timão o líder da competição.

Entre tantas, uma delas é o excelente uso do elenco. Em 19 jogos, o time de Fábio Carille utilizou apenas 25 jogadores no Brasileiro, o menor número entre os 20 clubes que disputam a Série A. (Veja ranking na galeria abaixo)

É claro que a limitação financeira, o elenco curto e a falta de opções pode ter influenciado nessa estatística, porém nada disso seria possível sem a organização estabelecida pelo treinador do Timão desde o começo da temporada. Sai peça X, entra Y, sem mistérios, sem mudanças táticas e de postura. Quem entra realiza a função como se fosse titular e entrega o mesmo padrão que o “dono” da vaga.

Se perde, se ganha, se empata, se goleia, se vence apertado… Não importa, não haverá mudanças, o entrosamento cresce, o atleta se concentra na função que for exercer sem o temor de que a qualquer momento pode ser sacado ou ser relegado à última opção para a vaga.

As trocas, na grande maioria das vezes, se dão por conta de suspensões, lesões, convocações…  Mesmo aquelas que ocorrem durante as partidas são efetuadas para renovar o fôlego, para dar um outro ritmo ao jogo, para administrar melhor o resultado. Não há alterações mirabolantes. Lateral no meio, volante na lateral, zagueiro por atacante… É o arroz com feijão executado com excelência.

Por outro lado, o vice-líder Grêmio é a equipe, ao lado do Atlético-MG, que mais utilizou atletas durante o Brasileirão-2017. Até aqui foram 38, com um detalhe bastante curioso: 20 deles são provenientes da base do clube.

Isso é resultado da opção de Renato Gaúcho por poupar jogadores no campeonato a fim de priorizar a disputa da Copa do Brasil e da Copa Libertadores. São 13 peças utilizadas a mais e oito pontos a menos na tabela. Obviamente não é possível definir uma relação de causa e efeito entre as variáveis citadas, porém diante das circunstâncias da comparação de uma equipe com a outra, isso tem muito valor.

Vale lembrar que o Corinthians fez 47 jogos oficiais na temporada contra 50 do Grêmio, diferença é bem pequena para justificar essa disparidade no uso do elenco.

Confira na galeria abaixo o ranking completo de jogadores utilizados no Brasileirão por cada time da Série A:



MaisRecentes

Empolgação ou desonestidade? Estreia no Paulista pareceu rodada da Premier League



Continue Lendo

Venha sem preconceitos, pois precisamos falar da fase de Felipe Melo no Palmeiras



Continue Lendo

No futebol nossa torcida é mais contra ou a favor? Até que ponto a paixão nos cega?



Continue Lendo