Com ataque e defesa em equilíbrio, Santos fecha 2016 com o melhor aproveitamento do Brasil



Santos comemora vitória sobre o América-MG, na última rodada do Brasileirão-2016 (Foto: Marco Galvão)

Santos comemora vitória sobre o América-MG, na última rodada do Brasileirão-2016 (Foto: Marco Galvão)

Com mais vitórias e menos derrotas em 2016, ficou claro que o time de melhor aproveitamento na temporada foi o Santos de Dorival Junior. Depois de um Campeonato Paulista dominante e um vice-campeonato brasileiro com regularidade, apesar de tropeços decisivos, o Peixe foi o time que mais conseguiu resultados no ano.

Os santistas conquistaram 65,15% dos pontos que disputaram nos jogos oficiais durante todo o ano de 2016. Além disso tiveram a melhor média de gols marcados e a segunda melhor defesa, também em média, mostrando o equilíbrio entre os setores. O time menos vazado foi o Atlético-PR tanto em números absolutos quanto em média. (Lista completa e números na galeria abaixo)

Em segundo lugar ficou o Palmeiras, que teve um início de temporada extremamente irregular, fazendo campanhas ruins no Paulistão e na Copa Libertadores. No Brasileirão, porém, o desempenho que levou ao título incontestável fortaleceu o aproveitamento do time que ficou em 61,54%. O ataque do Alviverde teve a segunda melhor média do ano, atrás apenas do Santos.

Vale destacar que o time que marcou mais gols em jogos oficiais foi o Atlético-MG, com 120 tentos.

Já o Flamengo, teve o terceiro melhor aproveitamento da temporada e a segunda melhor defesa, em média, empatado com o Peixe. Caso parecido com o do Botafogo, que teve o quarto melhor aproveitamento de 2016 e a quarta defesa menos vazada.

Em quinto, no quesito aproveitamento, aparece o Corinthians, que teve um segundo semestre de muita oscilação e queda de rendimento. Desempenho foi salvo por conta do período que Tite comandou o time antes de ir para a Seleção.

No caso do São Paulo, não teve Tite que pudesse salvar o aproveitamento da temporada. Com campanha irregular e de altos e baixos em todas as competições disputadas, o Tricolor terminou o ano com o quinto pior retrospecto, conquistou somente 45,71% dos pontos disputados. Apenas Sport, Santa Cruz, Figueirense e América-MG foram piores.

Veja as listas completas e os respectivos números na galeria abaixo:



MaisRecentes

É possível admirar o estilo Fernando Diniz no São Paulo sem ser um Dinizete fanático



Continue Lendo

Corinthians vai de ‘melhor técnico do Brasil’ ao alto risco de eliminação no Paulista



Continue Lendo

Empolgação ou desonestidade? Estreia no Paulista pareceu rodada da Premier League



Continue Lendo