Com ataque e defesa em equilíbrio, Santos fecha 2016 com o melhor aproveitamento do Brasil



Santos comemora vitória sobre o América-MG, na última rodada do Brasileirão-2016 (Foto: Marco Galvão)

Santos comemora vitória sobre o América-MG, na última rodada do Brasileirão-2016 (Foto: Marco Galvão)

Com mais vitórias e menos derrotas em 2016, ficou claro que o time de melhor aproveitamento na temporada foi o Santos de Dorival Junior. Depois de um Campeonato Paulista dominante e um vice-campeonato brasileiro com regularidade, apesar de tropeços decisivos, o Peixe foi o time que mais conseguiu resultados no ano.

Os santistas conquistaram 65,15% dos pontos que disputaram nos jogos oficiais durante todo o ano de 2016. Além disso tiveram a melhor média de gols marcados e a segunda melhor defesa, também em média, mostrando o equilíbrio entre os setores. O time menos vazado foi o Atlético-PR tanto em números absolutos quanto em média. (Lista completa e números na galeria abaixo)

Em segundo lugar ficou o Palmeiras, que teve um início de temporada extremamente irregular, fazendo campanhas ruins no Paulistão e na Copa Libertadores. No Brasileirão, porém, o desempenho que levou ao título incontestável fortaleceu o aproveitamento do time que ficou em 61,54%. O ataque do Alviverde teve a segunda melhor média do ano, atrás apenas do Santos.

Vale destacar que o time que marcou mais gols em jogos oficiais foi o Atlético-MG, com 120 tentos.

Já o Flamengo, teve o terceiro melhor aproveitamento da temporada e a segunda melhor defesa, em média, empatado com o Peixe. Caso parecido com o do Botafogo, que teve o quarto melhor aproveitamento de 2016 e a quarta defesa menos vazada.

Em quinto, no quesito aproveitamento, aparece o Corinthians, que teve um segundo semestre de muita oscilação e queda de rendimento. Desempenho foi salvo por conta do período que Tite comandou o time antes de ir para a Seleção.

No caso do São Paulo, não teve Tite que pudesse salvar o aproveitamento da temporada. Com campanha irregular e de altos e baixos em todas as competições disputadas, o Tricolor terminou o ano com o quinto pior retrospecto, conquistou somente 45,71% dos pontos disputados. Apenas Sport, Santa Cruz, Figueirense e América-MG foram piores.

Veja as listas completas e os respectivos números na galeria abaixo:



MaisRecentes

Flamengo, Botafogo e Atlético-MG dominam a Seleção da 11ª Rodada do Brasileirão-2018



Continue Lendo

Flamengo, Palmeiras e Santos dominam a Seleção da 10ª Rodada do Brasileirão-2018



Continue Lendo

Mais de 30% dos jogos dos clubes de Série A acumulam prejuízo com bilheteria



Continue Lendo