Com aproveitamento de ‘Z4’ em 2016, São Paulo perde para sua própria irregularidade



Bauza terá que quebrar a cabeça para resolver irregularidade do São Paulo (Foto: Raul Arboleda)

Bauza terá que quebrar a cabeça para resolver irregularidade do São Paulo (Foto: Raul Arboleda)

Não deu para o São Paulo na Copa Libertadores, mesmo com influência decisiva da arbitragem, o páreo era duro demais para a equipe do Morumbi superar. O Atlético Nacional mostrou-se ser mais time, mais preparado, mais merecedor. Fato é que este momento vem sendo construído desde o início da temporada com doses cavalares de irregularidade.

No entanto o ano não acabou para o clube e isso pode pesar tanto para o bem quanto para o mal. Por um lado foi demonstrado que o elenco tem brios para encarar uma competição de mata-mata, mesmo com a perda de jogadores. Já por outro lado há mais 24 rodadas de um campeonato de pontos corridos a serem disputadas, formato que pode ser fatal para as aspirações de um time de perfil extremamente inconstante.

Neste ano, das 22 partidas em que atuou fora de casa, o Tricolor venceu apenas duas (Botafogo e Cruzeiro, ambas no Brasileiro). De resto, os números são terríveis: dez derrotas e dez empates. Aproveitamento de 24,2% dos pontos disputados.

Mas o aproveitamento não é ruim somente longe de seus domínios, a porcentagem de pontos conquistados é de time candidato ao rebaixamento. Até aqui, em 44 jogos oficiais, o São Paulo venceu 17, perdeu 16 e empatou 11, o que representa 47% dos pontos disputados, o terceiro pior retrospecto entre as equipes de Série A em 2016. Veja no quadro:

Aproveitamento dos clubes de Série em jogos oficiais em 2016

Aproveitamento dos clubes de Série em jogos oficiais em 2016

Se compararmos a tabela acima com a classificação do Brasileirão, veremos que dos cinco piores aproveitamentos, somente o São Paulo (em 8º lugar) não ocupa a zona de rebaixamento do campeonato.

Sem Calleri e Ganso, ambos de saída, com o peso da eliminação do torneio continental e um restrospecto desfavorável, Bauza terá de tentar corrigir a irregularidade de seu time nos próximos meses, evitar um possível fracasso no Brasileiro, apostar na Copa do Brasil e mostrar que a arbitragem é apenas um entre os tantos motivos que levaram à desclassificação.

A hora agora é de reconhecer os próprios erros.



  • Zeca

    SPFC, é o melhor brasileiro no maior torneio das Américas, de onde só saiu roubado, se houvesse arbitragem correta estaria classificado. Nos demais torneios, como o paulistinha, que não vale nada e é apenas treino preparatorio para os maiores torneios. No brasileiro, onde é o maior vencedor e líder do ranking, tem chance reais de faturar o hepta.

MaisRecentes

Falcao Garcia ressurge no Monaco e volta a se destacar na artilharia europeia. Veja os números!



Continue Lendo

Custa caro! Veja quanto os ‘pequenos’ cobraram no ingresso contra os grandes no Paulistão-2016



Continue Lendo

Lucas continua como o brasileiro com mais gols na elite da Europa e Messi dispara na artilharia



Continue Lendo