Botafogo tem o melhor aproveitamento entre os clubes da Série A em 2016; Sport tem o pior



Apesar do vice carioca, Botafogo tem feito temporada estável em 2016 (Foto: Armando Paiva/AGIF/Lancepress!)

Apesar do vice, Botafogo tem feito temporada estável em 2016 (Foto: Armando Paiva/AGIF/Lancepress!)

O Campeonato Brasileiro começa neste sábado, mas a temporada dos 20 clubes da Série A teve início já há algum tempo. Tem time que já disputou 29 jogos e até conquistou dois títulos, caso do Santa Cruz, que levantou as taças do Campeonato Pernambucano e da Copa do Nordeste. Também há um time que jogou muito pouco, como o Vitória, que entrou em campo apenas 15 vezes.

Com esse retrospecto em mãos, contando apenas partidas oficiais, podemos analisar o aproveitamento de cada um dos participantes deste Brasileirão nos meses que antecederam o início da competição.

Vale destacar que aqui não estamos considerando o peso dos campeonatos disputados, apenas a pontuação alcançada em cada duelo. Assim, nesse cálculo, o Botafogo é o time com o melhor aproveitamento entre os 20, seguido de Corinthians e Cruzeiro. Veja a tabela:

Na tabela o aproveitamento de cada clube da Série A em seus jogos oficiais na temporada 2016

Na tabela o aproveitamento de cada clube da Série A em seus jogos oficiais na temporada 2016

É verdade que Corinthians e Cruzeiro foram eliminados precocemente dos torneios que disputaram, e o Botafogo foi vice-campeão carioca, mas se trouxéssemos essa análise para os pontos corridos, eles estariam seguindo a receita para o desafio que virá.

Um contraponto para isso seria a posição do São Paulo nesse ranking, registrando o segundo pior aproveitamento. No entanto, o Tricolor está nas quartas de final da Copa Libertadores. Mesmo caso do Atlético-MG, cuja porcentagem de pontos conquistados é baixa, mas também permanece na disputa da competição continental.

Destaque também para Santos e Internacional que foram derrotados apenas uma vez nesta temporada. Tal desempenho levou ambos a conquistarem seus respectivos campeonatos estaduais.

O fato é que o nível de disputa será completamente diferente, os adversários serão mais competitivos e outros estarão mais reforçados, mas algumas equipes já sabem que precisarão ser mais constantes se quiserem alcançar objetivos mais ambiciosos no Brasileirão ou aperfeiçoar a fórmula que buscou até aqui. Nos pontos corridos não basta vencer em casa, é preciso buscar o resultado fora, além de ter fôlego para competir da forma mais estável possível durante as 38 rodadas.



MaisRecentes

Venha sem preconceitos, pois precisamos falar da fase de Felipe Melo no Palmeiras



Continue Lendo

No futebol nossa torcida é mais contra ou a favor? Até que ponto a paixão nos cega?



Continue Lendo

Mesmo sem estar com a barriga cheia, Palmeiras parece não ter fome em 2019



Continue Lendo