Botafogo tem o melhor aproveitamento entre os clubes da Série A em 2016; Sport tem o pior



Apesar do vice carioca, Botafogo tem feito temporada estável em 2016 (Foto: Armando Paiva/AGIF/Lancepress!)

Apesar do vice, Botafogo tem feito temporada estável em 2016 (Foto: Armando Paiva/AGIF/Lancepress!)

O Campeonato Brasileiro começa neste sábado, mas a temporada dos 20 clubes da Série A teve início já há algum tempo. Tem time que já disputou 29 jogos e até conquistou dois títulos, caso do Santa Cruz, que levantou as taças do Campeonato Pernambucano e da Copa do Nordeste. Também há um time que jogou muito pouco, como o Vitória, que entrou em campo apenas 15 vezes.

Com esse retrospecto em mãos, contando apenas partidas oficiais, podemos analisar o aproveitamento de cada um dos participantes deste Brasileirão nos meses que antecederam o início da competição.

Vale destacar que aqui não estamos considerando o peso dos campeonatos disputados, apenas a pontuação alcançada em cada duelo. Assim, nesse cálculo, o Botafogo é o time com o melhor aproveitamento entre os 20, seguido de Corinthians e Cruzeiro. Veja a tabela:

Na tabela o aproveitamento de cada clube da Série A em seus jogos oficiais na temporada 2016

Na tabela o aproveitamento de cada clube da Série A em seus jogos oficiais na temporada 2016

É verdade que Corinthians e Cruzeiro foram eliminados precocemente dos torneios que disputaram, e o Botafogo foi vice-campeão carioca, mas se trouxéssemos essa análise para os pontos corridos, eles estariam seguindo a receita para o desafio que virá.

Um contraponto para isso seria a posição do São Paulo nesse ranking, registrando o segundo pior aproveitamento. No entanto, o Tricolor está nas quartas de final da Copa Libertadores. Mesmo caso do Atlético-MG, cuja porcentagem de pontos conquistados é baixa, mas também permanece na disputa da competição continental.

Destaque também para Santos e Internacional que foram derrotados apenas uma vez nesta temporada. Tal desempenho levou ambos a conquistarem seus respectivos campeonatos estaduais.

O fato é que o nível de disputa será completamente diferente, os adversários serão mais competitivos e outros estarão mais reforçados, mas algumas equipes já sabem que precisarão ser mais constantes se quiserem alcançar objetivos mais ambiciosos no Brasileirão ou aperfeiçoar a fórmula que buscou até aqui. Nos pontos corridos não basta vencer em casa, é preciso buscar o resultado fora, além de ter fôlego para competir da forma mais estável possível durante as 38 rodadas.



  • Marco Correa

    Bom, pela pontuação aí já deu pra perceber quem vai ser o campeão de novo né ? O Botafogo até tem um melhor aproveitamento, mas o Corinthians disputou campeonatos mais difíceis como o paulista e a libertadores, os quais foi eliminado com dois empates cada . Os times do Tite são talhados pra competições de pontos corridos, por isso aposto no Timão .

  • xmulderfox

    Yo creo que Botafogo es un equipo que puede dar que hablar si logra reforzarse adecuadamente y los jugadores formados en la base del club responden a la altura. Podría ser una grata sorpresa.

    • Garrincha

      Estoy de acuerdo contigo!
      El equipo del Botafogo, puede ser uma grata sorpresa en este campeonato!

MaisRecentes

No Paulistão, Palmeiras lucra mais por jogo do que o total arrecadado pelo Santos



Continue Lendo

Classificados, Santos e Palmeiras dominam a Seleção da 11ª Rodada do Paulistão-2017



Continue Lendo

São Paulo x Corinthians: Pior defesa contra pior ataque entre os clubes da Série A em 2017



Continue Lendo