Aproveitamento do Corinthians na temporada 2017 seria Top 10 na elite da Europa



Corinthians lidera ranking de aproveitamentos no Brasil na temporada 2017 (Foto: Luis Moura/WPP)

Corinthians lidera ranking de aproveitamento no Brasil na temporada 2017 (Foto: Luis Moura/WPP)

Não é novidade para ninguém que o aproveitamento do Corinthians nesta temporada é acima de qualquer média e da normalidade. Passar mais da metade do ano perdendo apenas dois jogos é para poucos. E por que não comparar esses números com os clubes que disputaram as primeiras divisões das cinco principais ligas europeias em 2016/2017? (Veja ranking na galeria abaixo)

Nessa comparação que envolveu equipes da Alemanha, da Espanha, da França, da Inglaterra e da Itália, o Timão ficou entre os dez melhores aproveitamentos e é o único brasileiro entre os 15 primeiros. O Grêmio, segundo melhor aproveitamento do Brasil em 2017, aparece na 16ª posição.

É claro que a comparação só leva em conta os números registrados ao longo da temporada, e não a qualidade dos adversários, os percalços no meio do caminho, o calendário… No entanto, vale destacar que em nenhum desses países citados acima vemos tantos times grandes quanto no Brasil. Portanto, na média, em alguns lugares, a concorrência nacional (maior parte dos confrontos) pode ter menos qualidade do que vemos nos gramados brasileiros.

Em caminho semelhante ao do Corinthians, o Chelsea se viu fora das competições continentais e priorizou o Campeonato Inglês. Acabou sendo campeão com boa vantagem, dominou com sobras o aproveitamento entre os clubes do país e teve a melhor porcentagem de pontos conquistados entre as cinco principais ligas da Europa.

Embora os aproveitamentos de alguns sejam maiores do que o corintiano, o número de derrotas é a algo que parece ser assombroso até mesmo para o alto nível europeu. O Real Madrid, campeão espanhol e da Liga dos Campeões da Europa, somou cinco derrotas em toda a temporada. O Timão, com pouco mais de três meses de competição a jogar, tem apenas duas.

IMPORTANTE: Estão contabilizados os números de todos os jogos oficiais que cada clube de primeira divisão disputou durante a temporada. Amistosos não estão inclusos na conta.

Confira o ranking completo de aproveitamentos na galeria abaixo:



MaisRecentes

Entre as finalistas da Copa, Inglaterra foi a mais ‘artilheira’ da última temporada europeia



Continue Lendo

Jogadores batem recorde e pulverizam marcas de velocidade da Copa de 2014



Continue Lendo

O boi de piranha, a ótima geração e as falhas: a eliminação do Brasil pela Bélgica



Continue Lendo