Aproveitamento do Corinthians na temporada 2017 seria Top 10 na elite da Europa



Corinthians lidera ranking de aproveitamentos no Brasil na temporada 2017 (Foto: Luis Moura/WPP)

Corinthians lidera ranking de aproveitamento no Brasil na temporada 2017 (Foto: Luis Moura/WPP)

Não é novidade para ninguém que o aproveitamento do Corinthians nesta temporada é acima de qualquer média e da normalidade. Passar mais da metade do ano perdendo apenas dois jogos é para poucos. E por que não comparar esses números com os clubes que disputaram as primeiras divisões das cinco principais ligas europeias em 2016/2017? (Veja ranking na galeria abaixo)

Nessa comparação que envolveu equipes da Alemanha, da Espanha, da França, da Inglaterra e da Itália, o Timão ficou entre os dez melhores aproveitamentos e é o único brasileiro entre os 15 primeiros. O Grêmio, segundo melhor aproveitamento do Brasil em 2017, aparece na 16ª posição.

É claro que a comparação só leva em conta os números registrados ao longo da temporada, e não a qualidade dos adversários, os percalços no meio do caminho, o calendário… No entanto, vale destacar que em nenhum desses países citados acima vemos tantos times grandes quanto no Brasil. Portanto, na média, em alguns lugares, a concorrência nacional (maior parte dos confrontos) pode ter menos qualidade do que vemos nos gramados brasileiros.

Em caminho semelhante ao do Corinthians, o Chelsea se viu fora das competições continentais e priorizou o Campeonato Inglês. Acabou sendo campeão com boa vantagem, dominou com sobras o aproveitamento entre os clubes do país e teve a melhor porcentagem de pontos conquistados entre as cinco principais ligas da Europa.

Embora os aproveitamentos de alguns sejam maiores do que o corintiano, o número de derrotas é a algo que parece ser assombroso até mesmo para o alto nível europeu. O Real Madrid, campeão espanhol e da Liga dos Campeões da Europa, somou cinco derrotas em toda a temporada. O Timão, com pouco mais de três meses de competição a jogar, tem apenas duas.

IMPORTANTE: Estão contabilizados os números de todos os jogos oficiais que cada clube de primeira divisão disputou durante a temporada. Amistosos não estão inclusos na conta.

Confira o ranking completo de aproveitamentos na galeria abaixo:



MaisRecentes

É possível admirar o estilo Fernando Diniz no São Paulo sem ser um Dinizete fanático



Continue Lendo

Corinthians vai de ‘melhor técnico do Brasil’ ao alto risco de eliminação no Paulista



Continue Lendo

Empolgação ou desonestidade? Estreia no Paulista pareceu rodada da Premier League



Continue Lendo