Após duas rodadas, um perfil de Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo no Paulistão



Os quatro clubes grandes completaram seus jogos na 2ª rodada do Paulistão, assim já é possível compará-los e encontrar as características de cada um nessas duas partidas. Vale destacar que não estamos contando o duelo dos Santos contra o Ituano, válido pela 3ª rodada.

Mesmo com esse curto espaço de tempo para análise, já pudemos notar, a partir dos dados fornecidos pelo Footstats, o perfil de Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo.

O Timão se mostra o time mais seguro, até por ter sido atingido fortemente pelo mercado de transferências, que levou vários de seus titulares, opta por não se expor com um esquema mais cauteloso. Tite mantém o esboço daquilo fez sucesso no ano passado, com mais compactação e sempre priorizando o jogo eficiente, do erro mínimo. Aparece nas estatísticas com poucos cruzamentos, muitos desarmes e poucas defesas. O que significa um time que se expõe o mínimo possível. Além disso, com duas vitórias por 1 a 0 mostra eficiência. Veja os dados:

Média de 11 cruzamentos por jogo (3º com menos no campeonato)
Média de 1,5 defesas por jogo (1º com menos no campeonato)
Média de 23 desarmes certos por jogo (2º com mais no campeonato)

O Palmeiras ainda procura um padrão de jogo desde o ano passado, enquanto isso faz uso dos lançamentos e das viradas de jogo. Talvez seja o melhor elenco e aquele com mais peças entre os grandes, mas ainda peca por não ter conseguido encontrar uma maneira de aproveitá-lo. Observe os destaques das estatísticas do Verdão:

Média de 47 lançamentos por partida (3º com mais no campeonato)
Média de 43 rebatidas por jogo (4º com mais no campeonato)
Média de 10,5 viradas por jogo (2º com mais no campeonato)

O São Paulo, principalmente contra o Água Santa, mostrou sua vocação ofensiva. A goleada por 4 a 0 revelou um time agudo, com objetivo e sem desperdícios. Faz poucos lançamentos e ataca com a bola no chão sempre que pode. Ainda assim, tem uma defesa exposta, que comete muitas faltas e exige participação ativa de seu goleiro. Confira as estatísticas:

ATAQUE
Média de 13,5 finalizações por jogo (5º com mais no campeonato)
Média de 6 cruzamentos certos por jogo (2º com mais no campeonato)
Média de 5 dribles certos (1º com mais no campeonato)
Média de 24 lançamentos por partida (1º com menos no campeonato)
Média de 27,5 rebatidas por jogo (3º com menos no campeonato)

DEFESA
Média de 5 defesas por jogo (6º com mais no campeonato)
Média de 21,5 faltas por jogo (1º com mais no campeonato)

Já o Santos é o time que mais tem apreço pela bola, fica com ela o quanto pode, trocando passes usando a habilidade e a precisão de jogadores como Lucas Lima, Gabigol, Renato e Thiago Maia. Por ostentar essa posse, não precisa parar o jogo com infrações e é o segundo que menos cometeu faltas até aqui. O Peixe não se destaca por errar pouco quanto o Corinthians nem pela vocação ofensiva do São Paulo, mas está em uma posição entre as duas equipes. Veja os dados santistas:

Média de 464 passes certos por jogo (2º com mais no campeonato)
Média de 10 faltas por jogo (2º com menos no campeonato)
Média de 22 minutos de posse de bola por jogo (1º com mais no campeonato)

Aliás, o ranking de passes certos entre os grandes do Paulistão retrata bem o que foi dito nos parágrafos anteriores. Observe no gráfico a posição de cada um pela média de passes:

Ranking de passes certos dos grandes até a 2ª Rodada do Paulistão

Ranking de passes certos dos grandes até a 2ª Rodada do Paulistão (Fonte: Footstats)



  • ???CORINTHIANS???

    Em resumo o Corinthians todos diziam q era forte candidato a cair pra segundinha e na prática é o melhor….QUAL A NOVIDADE ano passado era o mesmo mimimi e ano q vem dessa chororo do antis vai se repetir e lá estaremos erguendo mais um caneco

    • Wladimir_VERDAO

      é bem cedo pra dizer quem é melhor!!!

      • ???CORINTHIANS???

        Amigo concordo plenamente com vcvc, mas VC sabe como é clubismo né eu falo q Corinthians é o melhor VC fala o Palmeiras e por aí vai tudo uma diversão sadia q na minha opinião qdo o respeito prevalece só deixa a disputa mais intensa e o futebol mais divertido
        ?

  • ESQUEMA PARMALAT

    Já vi esse filme … Todo mundo zicando e nois conquistando títulos

  • adailton santos

    CORINTHIANS É PURA RETRANCA…TA AI A VERDADE

    • Paulo Sérgio

      Bom da pra entender por ser torcedor de outros times pq não vê jogo do Corinthians s. Não sabe não fala. O Corinthians joga pressionando o adversário no ataque. Foi assim nos dois jogos. Não sabe não fala besteira tonto

      • adailton santos

        NA VERDADE ELE NÃO PRESSIONA NADA…ELE ACHA GOL

  • Antis Pirando

    E o Timão 2016 ainda nem estreou de verdade.

  • Mataporco

    So não entendo uma coisa, depois das baciadas ninguém se entende no parmera, como pode ser o melhor elenco se não consegue jogar. Pra mim quantidade não e qualidade porque isso sobra no Timão e falta nos anti…

    • Danilo Ferracini

      Depois da china vcs não têm nem um e nem o outro kkkkkk

      Pq todo corintiano chama os rivais de antis? Porque, não importa o título que veio a cabeça, os rivais ganharam todos ANTIS do curintinha kkkkkkk

      • Paulo Sérgio

        Nananina. O Timão foi campeao mundial primeiro. E que trocadilho mais sem graça de anti com antes. Coisa de criança e pior nem original e pois foi usado no globo esporte quando o Timão ganhou a Libertadores.

    • caique

      Kkkkk sobra qualidade msm em mendonza rodriguinho romero e alan nola mineiro kkkk vc é uma piada assim como seu time

      • Jorge henrique

        Mendonza inclusive fez gol no pamerdas!!

  • Paulo Sérgio

    Com todo respeito estes dados não tem sentido. Mesmo porque os rivais que os grandes pegaram são diferentes. Para se fazer um.levantamento tem que ter um minimo de coerência. Não se sabe qual o melhor do interior pois este e que co.plicada para os grandes.

  • Wagner garcia

    Com o apito amigo, os gambás estão se saindo bem, e vão chegar lá, pois quando a agremiação entra desacreditada normalmente vai bem, os bambis e os verdadeiros cavalo paraguaio, os porkinhos ja herdou uma vaga na liberta ja estão mais que satisfeito, resta ao SANTÃO que se para de acreditar que é favorito e jogar com seriedade, será campeão.

    • Magrão Forte IMPEACHMENT JÁ!

      Quem recebeu apoio do apito amigo foi o Santos contra o Ituano e o Palmeiras contra o São Bento né? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!

      Reflita um pouco antes postar.

  • trucidador

    Quem foi quem roubou o São Bento e o Ituano? Sardinha e Porcos de escama e lama juntos com a juizada no paulistinha.

MaisRecentes

FPF fatura mais de R$ 3 milhões com bilheteria, sendo quase R$ 1 milhão com jogos do Palmeiras



Continue Lendo

Sem alternativas contra a Ponte, Palmeiras bate recorde de cruzamentos e passes errados



Continue Lendo

Em três meses, São Paulo já marcou metade dos gols que anotou na temporada passada



Continue Lendo