Achismo x informação: Palmeiras tem mesmo o maior elenco do Brasileirão?



Elenco inchado? Palmeiras é o time que menos usou jogadores no Brasileirão-2018 após 28 rodadas (Foto: Flickr Palmeiras)

Com certeza o leitor já ouviu falar que o Palmeiras tem o maior elenco do Brasileirão-2018, e que pela enorme quantidade de jogadores leva vantagem em relação aos rivais. Mas será que isso é uma impressão ou uma informação? Neste post traremos o ranking dos clubes que mais utilizaram atletas no campeonato, e acreditem: o Verdão é o último da lista, ou seja, o que menos jogadores utilizou em 28 rodadas.

O mito de que o Alviverde possui um elenco vasto começou em 2015, quando o clube sofreu uma revolução comandada por Paulo Nobre e passou a ser um dos maiores (talvez o maior) investidor do mercado nacional, com a agressividade do diretor Alexandre Mattos, que conseguiu trazer inúmeros jogadores para defenderem a camisa palmeirense. De lá para cá, porém, os filtros mudaram, já que as necessidades são outras, depois do quase rebaixamento em 2014. Nesse meio tempo, o grupo foi diminuindo gradativamente, até chegarmos aos dias atuais.

Após 28 jogos no Brasileirão, o Palmeiras utilizou apenas 29 jogadores diferentes, um a menos do que Internacional e Santos. A impressão de que o Palmeiras tem um elenco farto, se dá pelas boas opções que tem para cada posição, dessa forma, parece que há sempre um atleta a entrar, uma fonte inesgotável. Por exemplo, quando menos se espera, Guerra volta de lesão, sem contar Gustavo Scarpa, que inicia o processo de retorno aos gramados. Ambos já atuaram pela competição, mas não é raro encontrar quem tenha se esquecido da presença deles no grupo.

Méritos também de Felipão, que tem conseguido extrair o máximo desses 29 jogadores rodando o elenco e até escalando times totalmente “reservas” ou com mesclas pontuais. Até aqui são 13 rodadas de invencibilidade e a liderança alcançada, três pontos à frente do segundo colocado. Definitivamente não é o maior elenco do campeonato, mas caminha para se confirmar como o melhor.

Na outra ponta do ranking está o Paraná, que utilizou 45 jogadores, e o Vitória, que usou 44. Ambos poderiam formar quatro equipes completas, distintas entre si, durante a disputa do Brasileirão. Um exagero que talvez justifique suas posições na parte de baixo da tabela. A média, para se ter noção, é de 35 atletas diferentes por clube. Ceará, Vasco e até mesmo o Grêmio são outros que abusam. O time de Renato Gaúcho, é preciso dizer, chegou a atuar “reservas dos reservas” o que explica os 38 jogadores utilizados.

Nem sempre poucos atletas diferentes significa que tudo vai bem. Durante boa parte da competição, por exemplo, o Santos pôde contar com pouco mais de 20 jogadores, algo que deixou a equipe na zona de rebaixamento. Após a chegada de alguns reforços e de Cuca, o elenco ganhou volume e o time consistência para fugir da situação incômoda.

Confira o ranking completo com o número de jogadores utilizados por cada clube do Brasileirão-2018:

Número de Jogadores Utilizados no Brasileirão

 



MaisRecentes

É possível admirar o estilo Fernando Diniz no São Paulo sem ser um Dinizete fanático



Continue Lendo

Corinthians vai de ‘melhor técnico do Brasil’ ao alto risco de eliminação no Paulista



Continue Lendo

Empolgação ou desonestidade? Estreia no Paulista pareceu rodada da Premier League



Continue Lendo