Torcedor na era digital



O torcedor brasileiro ao longo dos anos foi muito maltratado por seus clubes, sem grandes inovações em suas abordagens de marketing e comunicação.

Mesmo com o crescimento da internet e o desenvolvimento do sócio torcedor as ofertas e campanhas sempre estiveram restritas a compra de ingressos ou ações especificas e sem grande criatividade.

A tecnologia atual, na era do Netflix, Airbnb, Uber permite fazer uma revolução na relação do torcedor com seu clube de coração. A paixão do torcedor é um combustível fantástico para projetos no mundo digital.

No Brasil, 86 milhões de pessoas estão nas redes sociais, 80% dos brasileiros assistem a vídeos na Internet, de preferência em smartphones e tablets. Apenas como comparação a TV aberta é vista por 70% das pessoas.

Recentemente uma notícia me chamou a atenção, o lançamento de um novo produto para o torcedor brasileiro. A empresa brasileira Stayfilm, que cria filmes de alta qualidade em apenas 2 minutos, é agora licenciada global do Chelsea.

stayphilm

http://www.stayfilm.com/ChelseaFC

O torcedor carrega suas fotos e vídeos e rapidamente cria um videoclipe profissional para ser compartilhado nas redes sociais. A questão para reflexão é que esse serviço foi criado para torcedores brasileiros que gostam do Chelsea. Sem dúvida o time londrino percebeu o potencial do mercado brasileiro para sua marca.

A empresa conta com canais como da Disney, Marvel e Pixar. Entre os times brasileiros o Corinthians já está na plataforma.

sccp-stayfil

https://www.stayfilm.com/corinthians

São mais de 800 mil usuários e com mais de 2 milhões de filmes produzidos. Uma marca e tanto. Segundo estudo da empresa ComScore um dos pontos chave do digital no mundo será de vídeos de alta qualidade nas mídias sociais.

E somado a isso um mercado de publicidade digital no Brasil de R$ 10 bilhões por ano.

Se nossos clubes focassem em inovação de marketing, literalmente saíssem da caixa, poderíamos aproveitar ao máximo o que a tecnologia pode fazer de bom para um torcedor de futebol.



MaisRecentes

Finanças dos clubes brasileiros em 2017



Continue Lendo

São Paulo melhora números financeiros



Continue Lendo

Finanças do Corinthians em 2017



Continue Lendo