Raio X das janelas de transferências: Inglaterra e China são destaques



A empresa Prime Time Sport de Barcelona acaba de publicar seu  estudo anual sobre a movimentação financeira das janelas de transferências. As 5 mais importantes ligas da Europa movimentaram 3,4 bilhões de euros nas janelas de verão e inverno de 2015/16.

Esse resultado representa um crescimento de 29% em relação ao período 2014/15, impulsionado pelo aumento de investimentos da Série A da Itália, Ligue 1 da França e os times da Premier League. O crescimento do investimento dos clubes ingleses, especialmente desde os novos acordos de TV já colocaram seus times como grandes compradores nesse gigante mercado de transferências.

Movimentação financeira das janelas de transferências-  5 principais ligas europeias

Milhões de euros

Transferencias Big 5

Fonte: Prime Time Sport

O futebol inglês representa quase 40% do mercado de transferências. Nessa última janela de inverno o modesto Watford liderou as aquisições de atletas na Europa, com investimentos de 43 milhões de euros, seguido do Newcastle com 38 milhões de euros, Norwich com 33 milhões de euros e Stoke City com 24 milhões de euros. O primeiro não inglês na lista foi a Roma com contratações na última janela de 23 milhões de euros.

Outro aspecto que chamou a atenção foi o crescimento da China, especialmente nessa janela de inverno. Segundo o estudo da Prime Time, os chineses movimentam 202 milhões de euros, 74% mais que no ano anterior. E somente foram superados pelos times da Premier League que gastaram 251 milhões de euros.

Como a competição chinesa tem inicio em fevereiro, a janela de inverno é mais aquecida, bem diferente dos clubes europeus. A janela de inverno representa 77% para os chineses e 13% para os europeus.

 

Movimentação financeira das janelas de verão e inverno-  5 principais ligas europeias e China

Milhões de euros

Big 5 x Liga Chinesa

O estudo mostra o crescimento recente da China e chama a atenção para o curto prazo dos contratos, em média inferior a um ano. A explicação é a dificuldade dos jogadores se adaptarem às diferenças culturais e pelo baixo nível de competitividade da liga.

Evolução dos investimentos dos times chineses nas janelas de transferências

Milhões de euros

Evolução Liga Chinesa



MaisRecentes

Impactos da independência da Catalunha para o Barça



Continue Lendo

São Paulo e Real Madrid vivem mundos opostos



Continue Lendo

Champions 2017-18: a vez dos novos ricos?



Continue Lendo