Presença asfixiante do Barça



Escrevo esse texto de Barcelona, onde estou passando férias.

Um fato realmente chocante é a força do Barça na cidade. Sua marca é global, mas sua presença em Barcelona merece destaque.

Em outras importantes cidades da Europa como Londres, Madrid e Paris nunca vi algo tão intenso. A cidade de Barcelona com seus 1,6 milhão de habitantes, por ser menor que as outras e também um importante destino turístico no mundo, faz com que seu principal time se beneficie muito de tudo isso. São mais de 16 milhões de turistas estrangeiros visitando a cidade todos os anos. Sem falar nos espanhóis.

O clube conseguiu captar todo esse potencial. Por onde se anda sempre tem algo relacionado ao Barça, especialmente nos pontos turísticos e claro, o aeroporto. Onde há fluxo de pessoas o Barça está presente.

Somado a isso o clube conta com um complexo com seu museu, a visita ao estádio e sua gigantesca loja que é um dos destinos turísticos mais visitados da Espanha. A parada do ônibus turístico na cidade despeja diariamente milhares de turistas loucos para consumir.

Nem todos os visitantes fazem o tour guiado do museu e estádio, mas TODOS que estão lá entram na loja. São mais de 2 milhões de pessoas por ano em uma loja de mais de 5 mil m2.

Todo esse público, que os turistas e torcedore locais geram muitas receitas para o clube catalão. O complexo gerou 50 milhões de euros em receitas na temporada 2015, frente aos 39 milhões de 2014. Isso representa o mesmo valor do faturamento com sócios e venda antecipada das cadeiras.

 museu barça

Essa realidade do Barça comprova que um clube não se faz apenas de seu time em campo. Embora todo o negócio esteja centrado nos ídolos e os títulos, deve se entregar muito mais do que isso. Caminhar pelas ruas de Barcelona e ver em diferentes pontos lotados de turistas produtos do clube em lojas oficiais e até camelôs é incrível.

Somado a experiência de consumo em sua loja oficial, prova que o clube soube potencializar sua marca aproveitando ao máximo do potencial de sua cidade.

Hoje a cidade de Barcelona, com obras primas pela cidade feitas por Antoni Gaudí, museus e diferentes atrações concorrem com a força da marca FC Barcelona. Hoje o clube tem mais repercussão e valor para o mundo que sua cidade.

Inclusive essa associação direta da marca do clube com uma cidade fantástica, na região da Catalunha, trouxe enormes benefícios para todos.

Barça é a expressão mais perfeita de sua cidade e das tradições catalãs de seu povo. Não há um único texto em espanhol nas instalações do clube, somente em catalão e inglês.

E tudo isso agindo localmente mas também em escala global. Não é à toa que fatura tanto com marketing, milhões em 2015. Sua marca está no topo do mundo do futebol, um mercado consumidor global de mais de 3 bilhões de pessoas.

O segredo de seu sucesso foi ter infraestrutura e um modelo de negócio eficiente para captar todo esse potencial.

 



MaisRecentes

Real Madrid atinge a maior receita de sua história



Continue Lendo

Falta de oxigenação de ideias no futebol brasileiro



Continue Lendo

A crise eterna dos times brasileiros



Continue Lendo