Presença asfixiante do Barça



Escrevo esse texto de Barcelona, onde estou passando férias.

Um fato realmente chocante é a força do Barça na cidade. Sua marca é global, mas sua presença em Barcelona merece destaque.

Em outras importantes cidades da Europa como Londres, Madrid e Paris nunca vi algo tão intenso. A cidade de Barcelona com seus 1,6 milhão de habitantes, por ser menor que as outras e também um importante destino turístico no mundo, faz com que seu principal time se beneficie muito de tudo isso. São mais de 16 milhões de turistas estrangeiros visitando a cidade todos os anos. Sem falar nos espanhóis.

O clube conseguiu captar todo esse potencial. Por onde se anda sempre tem algo relacionado ao Barça, especialmente nos pontos turísticos e claro, o aeroporto. Onde há fluxo de pessoas o Barça está presente.

Somado a isso o clube conta com um complexo com seu museu, a visita ao estádio e sua gigantesca loja que é um dos destinos turísticos mais visitados da Espanha. A parada do ônibus turístico na cidade despeja diariamente milhares de turistas loucos para consumir.

Nem todos os visitantes fazem o tour guiado do museu e estádio, mas TODOS que estão lá entram na loja. São mais de 2 milhões de pessoas por ano em uma loja de mais de 5 mil m2.

Todo esse público, que os turistas e torcedore locais geram muitas receitas para o clube catalão. O complexo gerou 50 milhões de euros em receitas na temporada 2015, frente aos 39 milhões de 2014. Isso representa o mesmo valor do faturamento com sócios e venda antecipada das cadeiras.

 museu barça

Essa realidade do Barça comprova que um clube não se faz apenas de seu time em campo. Embora todo o negócio esteja centrado nos ídolos e os títulos, deve se entregar muito mais do que isso. Caminhar pelas ruas de Barcelona e ver em diferentes pontos lotados de turistas produtos do clube em lojas oficiais e até camelôs é incrível.

Somado a experiência de consumo em sua loja oficial, prova que o clube soube potencializar sua marca aproveitando ao máximo do potencial de sua cidade.

Hoje a cidade de Barcelona, com obras primas pela cidade feitas por Antoni Gaudí, museus e diferentes atrações concorrem com a força da marca FC Barcelona. Hoje o clube tem mais repercussão e valor para o mundo que sua cidade.

Inclusive essa associação direta da marca do clube com uma cidade fantástica, na região da Catalunha, trouxe enormes benefícios para todos.

Barça é a expressão mais perfeita de sua cidade e das tradições catalãs de seu povo. Não há um único texto em espanhol nas instalações do clube, somente em catalão e inglês.

E tudo isso agindo localmente mas também em escala global. Não é à toa que fatura tanto com marketing, milhões em 2015. Sua marca está no topo do mundo do futebol, um mercado consumidor global de mais de 3 bilhões de pessoas.

O segredo de seu sucesso foi ter infraestrutura e um modelo de negócio eficiente para captar todo esse potencial.

 



MaisRecentes

Impacto da violência para os negócios dos clubes



Continue Lendo

São Paulo em queda livre



Continue Lendo

Sucesso do futebol alemão começou fora de campo



Continue Lendo