Orlando City e seus 30 patrocinadores



Na última semana chamou a atenção nas redes sociais do proprietário do Orlando City, Flavio Augusto da Silva, a divulgação de mais dois novos patrocinadores para o time. Nada menos que os gigantes Mc Donald´s e Ford integram o grupo de parceiros dos Lions de Orlando.

Isso tem uma clara explicação. Enquanto os clubes brasileiros sofrem para negociar seus patrocínios, em um modelo arcaico e atrasado, o Orlando City já nasce com um departamento de marketing e vendas qualificado, adequado aos desafios de participar da MLS.

Segundo dados da Forbes a Liga de soccer faturou em 2014 US$ 461 milhões com 18 times. O valor das franquias somadas já ultrapassa US$ 2,8 bilhões.  A entrada do Orlando City e do New York City simplesmente impulsionou ainda mais os números. Seus projetos foram decisivos para fortalecer a Liga que não para de crescer. Ambos já estão entre os times mais populares da MLS.

A estratégia foi trazer grandes nomes usando a regulação “designated player rule”, que permite a contratação de estrelas com salários acima do teto salarial da Liga para cada time. Assim, o New York City trouxe o trio Lampard ganhando US$ 6 milhões por ano, Villa US$ 5,6 milhões e Pirlo com salários de US$ 2,3 milhões anuais. O Orlando City contratou Kaká, que tem o maior salário da MLS com ganhos de US$ 6,7 milhões anuais.

Assim, o Orlando City construiu um projeto esportivo/mercadológico que está rendendo muitos frutos. O time já conta com mais de 30 patrocinadores, alguns são da MLS como a Adidas e muitas marcas são parceiras diretas do time.

O time conta com o apoio de marcas como Walt Disney World, Heineken, Adidas, Audi, Coca-Cola, Panasonic, Sherwin Williams, Subway, Tommy Hilfiger e Jetblue. E agora Mc Donald´s e Ford. E outras 19 desconhecidas do público brasileiro, mas importantíssimas em seus projetos de marketing.

Foto: Marcos Peres

Foto: Marcos Peres

Para a MLS além do foco global da competição, uma de suas maiores forças é seu apelo regional, que atrai o interesse de marcas patrocinadoras locais. Outro aspecto é a importância para marcas globais, que querem interagir e ativar ações de marketing com o consumidor em sua comunidade.

Os Lions já venderam mais de 18 mil season tickets para a temporada, 72% da capacidade do seu novo estádio. Também um fator crítico para o sucesso da MLS. Segundo a Forbes em mais dois anos 80% dos times jogarão em arenas próprias, totalmente destinadas ao soccer.

O projeto de expansão chegará a 24 times com novas franquias em Atlanta, Minnesota, Los Angeles e Miami, com o time do David Beckham. Os novos times injetarão mais de US$ 450 milhões na MLS.

Os 20 maiores clubes brasileiros faturam hoje US$ 750 milhões e estão estagnados. Pela eficiência dos americanos e incapacidade nossa, em pouco tempo seremos ultrapassados por eles.

E seus times seguramente serão mais relevantes no cenário internacional que os brasileiros.



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