Invasão estrangeira



O mercado brasileiro de futebol vive literalmente um processo de invasão dos times europeus. Esse movimento, que não é novo, se intensificou muito nos últimos anos com o gigantesco volume de jogos transmitidos da UEFA Champions League e todas as Ligas domésticas europeias. Muitas partidas em mais de uma emissora.

Outro aspecto é a força dos games na geração que já ficou conhecida como PlayStation. Esses garotos e jovens de 8 a 24 anos são a prova que hoje os times europeus tem cada vez mais torcida no Brasil. A geração do videogame e redes sociais só pensa nos times europeus e vivencia suas marcas em diferentes plataformas.

Segundo pesquisa do Ibope Repucom nada menos que 69% dos internautas brasileiros de 16 a 24 anos torcem para um clube europeu e há dois anos este índice era de 64%. Seguramente se a pesquisa fosse realizada com jovens de 8 a 16 anos o resultado seria ainda mais impactante.

Esse novo cenário mostra que a cada dia estamos mais parecidos com a Malásia, Tailândia, Cingapura, Indonésia e não mais como Brasil.

Esses mercados são muito explorados pelos times, pois tem uma liga fraca. Infelizmente o Brasil começa a mostrar não ser tão diferente. Parece inacreditável, mas esse processo de deterioração do futebol brasileiro já mostra sua face.

Os clubes europeus já conquistaram o coração dos nossos jovens. Hoje boa parte dos pais gastam mais dinheiro em camisas de times europeus para seus filhos pequenos, que para os times nacionais.

E esse processo todo fica mais claro analisando o estudo realizado pelo especialista em marketing digital no esporte Fernando Martinho. Segundo seu estudo Facebook Brasil FC 2016, analisando o número de likes no Facebook mostra claramente tudo que descrevi acima.

O Corinthians lidera o ranking com 10,3 milhões de fãs no Brasil. O Flamengo é o segundo com 9,9 milhões e o São Paulo o terceiro com 6 milhões. As três maiores torcidas ainda não foram ultrapassadas, mas correm sério risco.

O quarto clube com mais curtidas no Facebook no Brasil é o Barcelona com 5,6 milhões e o quinto o Real Madrid com 5,1 milhões. Na sexta posição o Palmeiras com 3,5 milhões, na sequência PSG com 3,2 milhões, Vasco da Gama com 2,6 milhões, Cruzeiro 2,5 milhões e Chelsea 2,4 milhões

Ranking Facebook Brasil FC – Em milhões – (somente torcedores no Brasil)

RK Facebook

O Facebook é um grande indicio que a torcida dá cada vez mais atenção ao futebol, da Europa. A busca por conteúdos destes gigantes europeus é cada vez maior. Além dos já citados outros clubes como Manchester United, Bayern de Munique, Manchester City, Arsenal, Juventus vão crescer muito no Brasil.

O Brasil já é o terceiro país com mais fãs do Barça, atrás da Indonésia com 9,3 milhões e México 5,9 milhões. Somente o que o Barcelona tem de fãs na Indonésia, é praticamente o que o Corinthians tem no Brasil.

Na Espanha o Barcelona tem apenas 2,3 milhões de fãs no Facebook.. Aproximadamente o mesmo número de seguidores na Argentina, Turquia, Colômbia, Peru, Tailândia e Marrocos.

Um evento recente do Manchester United no Brasil e os patrocinadores brasileiros do Barça, mostram que a invasão estrangeira é uma dura realidade. E vai se intensificar!



MaisRecentes

Finanças dos clubes brasileiros em 2017



Continue Lendo

São Paulo melhora números financeiros



Continue Lendo

Finanças do Corinthians em 2017



Continue Lendo