Invasão estrangeira



O mercado brasileiro de futebol vive literalmente um processo de invasão dos times europeus. Esse movimento, que não é novo, se intensificou muito nos últimos anos com o gigantesco volume de jogos transmitidos da UEFA Champions League e todas as Ligas domésticas europeias. Muitas partidas em mais de uma emissora.

Outro aspecto é a força dos games na geração que já ficou conhecida como PlayStation. Esses garotos e jovens de 8 a 24 anos são a prova que hoje os times europeus tem cada vez mais torcida no Brasil. A geração do videogame e redes sociais só pensa nos times europeus e vivencia suas marcas em diferentes plataformas.

Segundo pesquisa do Ibope Repucom nada menos que 69% dos internautas brasileiros de 16 a 24 anos torcem para um clube europeu e há dois anos este índice era de 64%. Seguramente se a pesquisa fosse realizada com jovens de 8 a 16 anos o resultado seria ainda mais impactante.

Esse novo cenário mostra que a cada dia estamos mais parecidos com a Malásia, Tailândia, Cingapura, Indonésia e não mais como Brasil.

Esses mercados são muito explorados pelos times, pois tem uma liga fraca. Infelizmente o Brasil começa a mostrar não ser tão diferente. Parece inacreditável, mas esse processo de deterioração do futebol brasileiro já mostra sua face.

Os clubes europeus já conquistaram o coração dos nossos jovens. Hoje boa parte dos pais gastam mais dinheiro em camisas de times europeus para seus filhos pequenos, que para os times nacionais.

E esse processo todo fica mais claro analisando o estudo realizado pelo especialista em marketing digital no esporte Fernando Martinho. Segundo seu estudo Facebook Brasil FC 2016, analisando o número de likes no Facebook mostra claramente tudo que descrevi acima.

O Corinthians lidera o ranking com 10,3 milhões de fãs no Brasil. O Flamengo é o segundo com 9,9 milhões e o São Paulo o terceiro com 6 milhões. As três maiores torcidas ainda não foram ultrapassadas, mas correm sério risco.

O quarto clube com mais curtidas no Facebook no Brasil é o Barcelona com 5,6 milhões e o quinto o Real Madrid com 5,1 milhões. Na sexta posição o Palmeiras com 3,5 milhões, na sequência PSG com 3,2 milhões, Vasco da Gama com 2,6 milhões, Cruzeiro 2,5 milhões e Chelsea 2,4 milhões

Ranking Facebook Brasil FC – Em milhões – (somente torcedores no Brasil)

RK Facebook

O Facebook é um grande indicio que a torcida dá cada vez mais atenção ao futebol, da Europa. A busca por conteúdos destes gigantes europeus é cada vez maior. Além dos já citados outros clubes como Manchester United, Bayern de Munique, Manchester City, Arsenal, Juventus vão crescer muito no Brasil.

O Brasil já é o terceiro país com mais fãs do Barça, atrás da Indonésia com 9,3 milhões e México 5,9 milhões. Somente o que o Barcelona tem de fãs na Indonésia, é praticamente o que o Corinthians tem no Brasil.

Na Espanha o Barcelona tem apenas 2,3 milhões de fãs no Facebook.. Aproximadamente o mesmo número de seguidores na Argentina, Turquia, Colômbia, Peru, Tailândia e Marrocos.

Um evento recente do Manchester United no Brasil e os patrocinadores brasileiros do Barça, mostram que a invasão estrangeira é uma dura realidade. E vai se intensificar!



  • João Castro Castro

    Babaquice torcer pelo futebol europeu, depois esses idiotas vão cair na realidade

    • Anderson Macedo

      Pode até ser, mas venhamos e convenhamos o próprio futebol brasileiro proporciona isso com sua desorganização é o péssimo futebol apresentado dentro das quatro linhas. Não acredito que nossos jovens vão mesmo torce pra um Barça ou PSG da vida ao invés dos clubes brasileiros; vejo mais como uma admiração ou até mesmo podem torce realmente pelo time europeu, mas torcendo primeiro pra um time brasileiro o que é o meu caso!!

  • Gustavo Chagas Rangel

    Não vejo problemas, admiro muito a torcida do West Ham por exemplo, completamente apaixonada. O foda é que aqui no Brasil tem gente que tipo, sabe ate escalação de muito time europeu, e lá eles não fazem a minima ideia da maioria dos nomes dos clubes daqui ou jogadores.

  • Caetano

    Torcida de Facebook é bem diferente de torcida de verdade, no face eu posso curtir torcenstas páginas de clubes diferentes, isso não quer dizer que eu torça verdadeiramente pra algum deles!!

  • Natan Fox

    Bem, é necessario entender o contexto dessa pesquisa.
    Eu sou da geração que torcia para clubes brasileiros e gosta/admira clubes europeus. Eu consumo futebol brasileiro, pago bilhetes para ver meu clube, assisto aos jogos. Essa geração mais nova, em grande parte, não tem nenhum interesse por clubes brasileiros, sendo mesmo o clube Europeu, o seu escolhido para torcer. Se continuar nesse ritmo, em poucas decadas os clubes brasileiros terão torcidas menores que tem hoje, o que vai gerar menos receita de patriocinio, tv e etc… Ou o futebol brasileiro muda radicalmente e começa a ser organizado, ou seremos o caminho é o verdadeiro ostracismo.

  • Dan

    Tentativa desesperada de colocar o Curintia a frente do Flamengo em alguma coisa que se relacione à torcida. FAIL, lancenet.

    • JP_SP

      É pesquisa de Facebook só, não precisa ficar nervoso. Se você quiser, você mesmo pode pesquisar e ver que o Corinthians tem mais “likes” que o seu time Kkk

      • Paulo Coppi

        São 11 milhões já. Mas os caras não leem a matéria e ficam esperneando.

      • Paulo

        Pedir para um molambo pesquisar é um pouco demais, né ?

    • Paulo Coppi

      Mais um que não sabe interpretar texto.

      Entre na página do Flamengo e veja a quantidade de seguidores. Depois entre na página do Corinthians e faça o mesmo. Depois leia a matéria novamente. Se ainda não entender, faça um curso de interpretação de texto. Tem no youtube.

  • chefe é chefe né pai

    Por essa pesquisa o PSG tem mais torcida no brasil que na frança ! tirando os exageros a parte,e necessário ver que o futebol europeu tem ganhado cada vez mais espaço no nosso pais,queria ver um dia o Barcelona,Real ou Manchester fizesse um amistoso no Brasil,da pra imaginar estádios icônicos brasileiros com um enorme publico azul grená do Barça ? ou cantando You’ll Never Walk Alone no imbromeixom num jogo do Liverpool ? seria um experiencia interessante.

  • Rodrigo Sanches

    Santos tem mais de 3 milhões . Tá errado essa avaliação.

  • Bruno Leonardo

    Kkkkkkkk curintia na frente do flamengo? Kkkkkk kkkkk página bosta.

    • Paulo Coppi

      Entre na página do Flamengo e veja a quantidade de seguidores. Depois entre na página do Corinthians e faça o mesmo. Depois leia a matéria novamente. Se ainda não entender, faça um curso de interpretação de texto. Tem no youtube.

    • Paulo

      Framenguista que não sabe ler ? Onde tá a novidade ?

  • Sergio Gomes

    timeco na frente do flamengo, em que país? kkkkk

    • The the the

      No Brasil. Basta ler a matéria.

    • Paulo Coppi

      Faz 5 anos no mínimo… Mas não leu né….

  • Sergio Belini

    Estranharia se fosse diferente
    Os clubes brasileiros aos poucos vão se tornando o que os do interior paulista se tornaram. Reles fazedores de atletas.

  • Filipe Andrade

    Burrice tá demais aqui. Leiam lá, são curtidas no facebook. Só isso. E se vc que torce pra um time e curte a página do Barça, e outro q torce pra outro time mas tb curte a página do Barça, terão mais. É como se os estrangeiros tivessem votos de todo mundo. Não é pq curtiu a página que necessariamente torce pro Barça tb, por exemplo.

  • GHUILHERME MIRANDA

    Sou Flamengo é Real Madrid

  • Mayc Oliveira

    kkkkkkkkkkkk Paginas do facebook, qualquer pessoa pode curtir um pagina , quero ver um quem tem mais torcida nos estádios não no Facebook .

  • Paulo Coppi

    Gente do céu, curtir a página não significa torcer para o time exclusivamente. E se eu torço para o Juventus da Mooca e curto a página do Juventus da Itália também? E se um Santista curtir a página do Real Madrid também?

  • Gilson Santos

    Que matéria mal montada, eu sou Palmeirense e curto a pagina do Barça, Real e Man City, nem por isso sou torcedor destes times, fora que a pagina do Santos tem 3 milhões e 300 mil curtidas e não 2,300 milhões como fala o texto.

    • BoxSeries

      Eu curto paginas de muitos times mais muitos mesmo Europeus, mais só para acompanhar o que está acontecendo não “torce” ; matéria sem fundamento algum .

    • Rodrigo Sanches

      Exatamente.

  • Mau Gold

    eu soh são-paulino e catalaoooo

  • Rodolfo Henrique Marilhano

    A maior aquisição de material esportivo de times europeus comparado a times nacionais também se deve ao excesso de violência orquestrado pelas torcidas organizadas. Tem pais que compram qualquer camisa de clube estrangeiro para o seu filho, mas não compra a camisa do seu time de coração pois ele sabe que carregar um escudo Nacional no peito é arriscar a própria vida.

  • Cássio Rodrigo

    Nada a ver isso sou cruzeirense mas curto a página do Real Madrid e de mais ulguns clubes europeus não porque eu torço mas porque curto o futebol europeu e gosto de acompanhar os times, se esses times estão na frente em torcida é porque tem torcedores de flamengo, corinthianns, vasco, cruzeiro, e de todos os outros times do Brasil curtindo a Pagina deles, ou vai dizer que eles não torcem pra nenhum time do Brasil só da Europa!!!

  • Fabex

    É um absurdo!! Ninguém se preocupa o campeonato brasileiro, ninguém quer saber da imagem dele.

  • Morô Porra

    Sou Botafogo, mas curto vários clubes do Brasil e do Mundo e não me faz torcedor deles….

  • Vinicius

    Isso não significa nada! Um exemplo disso é o corica na frente do Fla no Facebook, todos sabem que esses números não correspondem a realidade em número de torcedores. Fato..

  • Amir Somoggi

    Engraçado os que criticam a matéria são os mesmos que não saem do Facebook dos times europeus. Ao que parece não tem nenhum torcedor de 8, 10,12 anos escrevendo aqui. São eles que no futuro vão abandonar o futebol brasileiro para somente curtir o futebol europeu. Fato!

  • Julio DE Oliveira Cesar Olivei

    Sou Santista , e os números do Santos são expressivos entre os mais jovens ; que podem ser explorados pela Diretoria Santista.

    • Rodrigo Sanches

      Santos tem 3,3 Milhoes de Curtidas no Facebook, acredito que essa materia esteja errada.

      • Carlos Santoro

        Os números se referem a fãs NO BRASIL. O Santos tem 3,3m de curtidas no mundo sendo 2,3m no Brasil, do mesmo modo o Barcelona tem 92,4m de curtidas no facebook sendo 5,6m no Brasil.

MaisRecentes

Futebol espetáculo é mais importante que as transferências de jogadores



Continue Lendo

Impacto da violência para os negócios dos clubes



Continue Lendo

São Paulo em queda livre



Continue Lendo