Entendendo a audiência global do futebol



Minha coluna de hoje para o Lance!

O futebol é a modalidade mais globalizada do planeta. As transmissões dos jogos mais valorizados são as maiores plataformas de mídia de alcance global atualmente. Partidas da Copa do Mundo, Champions League e das Ligas mais importantes da Europa atingem bilhões de telespectadores em todas as partes do planeta.

Os jogos têm impacto internacional, atingindo bilhões de torcedores que amam futebol simultaneamente nos 5 continentes.

De todos os eventos, a Copa do Mundo é o mais valioso e valorizado. Segundo dados publicados pela FIFA a audiência acumulada da Copa de 2014 atingiu incríveis R$ 3,2 bilhões de indivíduos em todo o mundo. Entender a audiência da Copa do Mundo é compreender o que está ocorrendo de mais importante no futebol mundial.

O volume de audiência da Copa é uma amostra significativa para verificar as tendências atuais da audiência global de futebol. Segundo relatório da FIFA a China é o maior país em geração de audiência em Copas do Mundo, com 252 milhões de telespectadores na Copa da 2014. O Brasil é o segundo maior mercado, com 165 milhões, seguido dos EUA com 105 milhões e Indonésia com 103 milhões.

O Japão aprece na quinta posição com 97 milhões de telespectadores e perdeu sua quarta posição para os indonésios. Os outros cinco na sequência são: Índia com 86 milhões, México 81 milhões, Rússia 76 milhões, Alemanha 66 milhões e França com 47 milhões.

Países com as maiores audiências acumuladas na Copa de 2014 – Em milhões de telespectadores

TV Copa

Chama a atenção nos dados da FIFA que mercados emergentes do futebol mundial apresentaram grande evolução da Copa da África para a Copa no Brasil. Alguns países são cada vez mais relevantes e são mercados chave do crescimento do futebol no mundo como: EUA, Indonésia, Índia, México, Rússia, Turquia, Colômbia, Tailândia e Polônia.

De toda a audiência gerada pela Copa de 2014, um total de 48% foi proveniente da Ásia e 21% da Europa. A América do Sul ficou com 10%, o mesmo índice da África/ Oriente Médio. As Américas do Norte e Central, também representaram 10% e Oceania 1%.

Audiências acumuladas na Copa de 2014 – Por região- Em milhões de telespectadores

Audiencia por Continente

Mercados emergentes do futebol, em diferentes continentes demonstram ter alto potencial de consumo. As análises das audiências comprovam isso e são um excelente norte para os interessados em internacionalizar marcas brasileiras nesse cenário altamente complexo.

Os clubes e patrocinadores precisam entender a dinâmica atual do mercado global do futebol e como se inserir nessa cadeia internacional, com impactos realmente gigantescos para os seus negócios.

E o entendimento dos mercados chave e suas audiências são parte do sucesso desse projeto de internacionalização.



MaisRecentes

Impacto da violência para os negócios dos clubes



Continue Lendo

São Paulo em queda livre



Continue Lendo

Sucesso do futebol alemão começou fora de campo



Continue Lendo