Entendendo a audiência global do futebol



Minha coluna de hoje para o Lance!

O futebol é a modalidade mais globalizada do planeta. As transmissões dos jogos mais valorizados são as maiores plataformas de mídia de alcance global atualmente. Partidas da Copa do Mundo, Champions League e das Ligas mais importantes da Europa atingem bilhões de telespectadores em todas as partes do planeta.

Os jogos têm impacto internacional, atingindo bilhões de torcedores que amam futebol simultaneamente nos 5 continentes.

De todos os eventos, a Copa do Mundo é o mais valioso e valorizado. Segundo dados publicados pela FIFA a audiência acumulada da Copa de 2014 atingiu incríveis R$ 3,2 bilhões de indivíduos em todo o mundo. Entender a audiência da Copa do Mundo é compreender o que está ocorrendo de mais importante no futebol mundial.

O volume de audiência da Copa é uma amostra significativa para verificar as tendências atuais da audiência global de futebol. Segundo relatório da FIFA a China é o maior país em geração de audiência em Copas do Mundo, com 252 milhões de telespectadores na Copa da 2014. O Brasil é o segundo maior mercado, com 165 milhões, seguido dos EUA com 105 milhões e Indonésia com 103 milhões.

O Japão aprece na quinta posição com 97 milhões de telespectadores e perdeu sua quarta posição para os indonésios. Os outros cinco na sequência são: Índia com 86 milhões, México 81 milhões, Rússia 76 milhões, Alemanha 66 milhões e França com 47 milhões.

Países com as maiores audiências acumuladas na Copa de 2014 – Em milhões de telespectadores

TV Copa

Chama a atenção nos dados da FIFA que mercados emergentes do futebol mundial apresentaram grande evolução da Copa da África para a Copa no Brasil. Alguns países são cada vez mais relevantes e são mercados chave do crescimento do futebol no mundo como: EUA, Indonésia, Índia, México, Rússia, Turquia, Colômbia, Tailândia e Polônia.

De toda a audiência gerada pela Copa de 2014, um total de 48% foi proveniente da Ásia e 21% da Europa. A América do Sul ficou com 10%, o mesmo índice da África/ Oriente Médio. As Américas do Norte e Central, também representaram 10% e Oceania 1%.

Audiências acumuladas na Copa de 2014 – Por região- Em milhões de telespectadores

Audiencia por Continente

Mercados emergentes do futebol, em diferentes continentes demonstram ter alto potencial de consumo. As análises das audiências comprovam isso e são um excelente norte para os interessados em internacionalizar marcas brasileiras nesse cenário altamente complexo.

Os clubes e patrocinadores precisam entender a dinâmica atual do mercado global do futebol e como se inserir nessa cadeia internacional, com impactos realmente gigantescos para os seus negócios.

E o entendimento dos mercados chave e suas audiências são parte do sucesso desse projeto de internacionalização.



MaisRecentes

São Paulo e Real Madrid vivem mundos opostos



Continue Lendo

Champions 2017-18: a vez dos novos ricos?



Continue Lendo

PSG colocou Fair Play Financeiro na marca do pênalti



Continue Lendo