Clássico dos milhões



O estudo da Deloitte sobre as receitas dos times europeus na temporada 2014-2015 mostra a consolidação de Real Madrid e Barcelona no topo do mundo do futebol. A empresa cita o possível retorno do Manchester United ao topo, em virtude do novo contrato televisivo da Premier League.

O desempenho em campo será fator determinante na disputa pelo topo. O Real Madrid desde o projeto dos galácticos conquistou a liderança do ranking e não mais a deixou.

O Barça que iniciou um processo de globalização um pouco mais tardio (2003) conseguiu depois de anos de excelente trabalho e dezenas de títulos equilibrar a diferença. Segundo dados do estudo o Barcelona cresceu 16% em 2015 enquanto que o Real apenas 5%. A diferença entre os clubes é a menor em 13 anos e dependendo do desempenho, não tardará para o Barça ultrapassar seu arquirrival em receitas.

Receitas Históricas Real Madrid e Barcelona

Sem transferências e venda de imobilizado- Em milhões de euros

REal Barça

        Fonte: Deloitte

Os culés já superam os merengues nas mídias sociais e em número de torcedores pelo mundo. Um fato muito interessante é que embora o Barça tenha menos torcida que o Real na Espanha, o supera em âmbito global.

Embora o Real Madrid ao longo da história tenha conquistado mais títulos europeus e o projeto dos galácticos tenha ajudado a ser o maior clube em receitas do mundo, o Barça conseguiu superá-lo dentro de campo na última década.

Os títulos conquistados pelo Barça e a escolha do seu projeto de futebol revolucionaram sua marca. Recentemente o clube publicou uma apresentação de mais de 20 slides e um vídeo explicando o seu modelo de formação. O slogan da campanha é: “Nós acreditamos no que fazemos”.

Comparação dos dados nas principais redes sociais- Em milhões de torcedores

Redes sociais

       Fonte: Deloitte

Nesse ponto o Barça foi muito mais eficiente que o Real. É indiscutível o sucesso do seu projeto esportivo, na comparação com seu rival, que insiste em torrar centenas de milhões de euros em contratações caríssimas. O Barça também o faz, mas sempre pensando em complementar o time com jogadores da base.

O clube catalão vem sabendo explorar esse diferencial também em termos mercadológicos, já que hoje sua folha salarial é superior ao time de Madrid, e seus ganhos de marketing e mídia já são iguais. A diferença vem do estádio.

Real Madrid e Barcelona- Fontes de receitas em 2015- Milhões de euros

Receitas 2015

A disputa atual de ambos é conquistar mais e mais torcedores pelo mundo, já que é essa audiência global que produz mais ganhos. E a outra é pela reforma dos seus estádios. Quem se alavancar nessas duas frentes, se descolará do rival.

A briga é dentro e fora de campo pelo topo do mundo do futebol!



MaisRecentes

Impacto da violência para os negócios dos clubes



Continue Lendo

São Paulo em queda livre



Continue Lendo

Sucesso do futebol alemão começou fora de campo



Continue Lendo