Caixa representa 25% dos patrocínios dos clubes brasileiros



Minha coluna de hoje para o Lance!

As notícias que a Caixa permanecerá investindo nos clubes brasileiros mostra como estamos caminhando para trás no quesito marketing esportivo. Pelo que foi divulgado a dúvida é saber se o banco investirá ou não R$ 30 milhões por ano no Corinthians.

Esse pesado investimento ajuda muito a entender todo esse processo de deterioração do futebol no Brasil e como o atual governo mais atrapalha que ajuda no desenvolvimento do nosso mercado.

A Caixa tem todo o direito de investir em estratégias de marketing esportivo e o retorno do seu investimento pode ser comprovado em estudos de retorno de mídia. Sim o futebol foi bom para a marca.

Por outro lado, sua atuação direta como principal patrocinador do futebol brasileiro pode e deve ser questionada. O banco representa 25% de todo o mercado de patrocínio dos clubes brasileiros, que está estagnado e gerou R$ 467 milhões em 2014.

Os valores inflacionaram o mercado. Hoje marcas privadas se afastam do futebol e um dos motivos é o preço das propriedades. Até nisso os patrocínios da Caixa foram maléficos para o futebol brasileiro, pois pratica valores altos em um mercado com baixo valor agregado.

Receitas com patrocínios dos clubes de futebol no Brasil- R$ milhões

patrocinios-

Há também o aspecto mercadológico de um único patrocinador precisar ativar seu investimento em 10 talvez 11 clubes. Seria muito melhor 10 patrocinadores ativando suas marcas, que produziria muito mais impacto para o mercado. Outro ponto é o caráter nacional, doméstico da marca, frente aos desafios de globalização dos clubes.

Agora o mais grave é saber que esses investimentos jamais deveriam ocorrer, pelo aspecto ético. A Caixa é um banco estatal, que segue as diretrizes da Presidência da República. Se nosso Banco Central hoje é questionado pela falta de independência nas decisões, imaginem a Caixa.

Os clubes, grandes devedores dos órgãos federais, jamais deveriam receber um único centavo de recursos públicos. Muito pelo contrário, como prêmio por não pagarem impostos, FGTS e INSS recebem vultuosas verbas de marketing do banco estatal.

A última notícia é que a Caixa exigirá dos clubes patrocinados que cumpram o Fair Play Financeiro. A ideia é ótima, mas difícil não imaginar a ingerência do Poder Executivo. Portanto a Presidência da República deve estar intimamente ligada à decisão de usar a Caixa como player influente do nosso futebol. E porque não concluir que há claramente interesses político-eleitorais e de manipulação de massas.

Em minha opinião o Governo Federal erra em usar a Caixa para colocar milhões nos clubes. Se o objetivo é ajudar o futebol brasileiro o investimento deve ser direcionado para a base da pirâmide, em infraestrutura, capacitação de professores e material esportivo para a população carente. Isso inclusive adequaria o investimento no futebol à razão de existir da Caixa.



  • Cassiano Juliani

    Mas não, eles pensam que são os maiorais por ostentar grandes valores. Me diz como é ser sustentado pelo governo? Me diz como é ter um estádio com recursos públicos que poderiam e deveriam ser destinados a princípios básicos de um estado democrático de direito? O futebol já foi mágico, o dinheiro sucumbiu essa magia. Um jogador de futebol com 32 anos de idade que diz amar o clube que o colocou no mundo, exige um salário que sabe que o clube não tem condições de arcar, para então, voltar a vestir aquele manto que o Rei já vestiu.

  • SDJ56

    “A Caixa tem todo o direito de investir em estratégias de marketing esportivo e o retorno do seu investimento pode ser comprovado em estudos de retorno de mídia. Sim o futebol foi bom para a marca.”
    Onde estão esses retornos de mídia? O futebol foi bom para a marca é uma afirmação genérica.Não diz nada.A iniciativa privada bateu em retirada,mas não foi por causa da Caixa.Caiu fora, porque não costuma rasgar dinheiro.Um exemplo bem contundente é a Neoquímica. A CEF não precisa de retorno de mídia.Pra ela tanto faz.Não tem concorrência.Aparecendo ou não na mídia, o dinheiro do FGTS,Pis/Pasep,Fat e a grana pesada das loterias, continuarão abastecendo seus cofres religiosamente.
    O patrocínio dessa estatal a clubes de futebol é uma vergonha,uma imoralidade,um tapa na cara do contribuinte.É a farra do dinheiro público.

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