Vuelta foi a melhor volta de 3 semanas do ano!! - Solta o freio

Vuelta foi a melhor volta de 3 semanas do ano!!



E olha que o Giro e o Tour foram bons…

Ok, faltou os bicho papões, os grandes capitães alinharem. Froome, Nibali, Dumoulin, Thomas e os mais novos como Yates, Bernal, Carapaz, mas para mim a prova é de quem alinha. Tirando o Froome e o Dumoulin, que estão se recuperando de acidentes, os outros poderiam ter se planejado. Paciência.

Os 3 do pódio estavam felizes com seus resultados.

Também faltaram as altas montanhas, talvez como forma de “convidar” o Valverde a estar em super forma na sua despedida das grandes voltas. Vuelta sempre foi a sua preferida e talvez por isso esse ano tenha aparecido esquelético e com resultados “menores” nas clássicas no começo desse ano. Não sei se é isso mesmo, mas me parece ser o caso. Aliás, fato incrível ele conseguir mais um vice depois de 13(!!) anos do seu 1o vice em 2006. Numa grande volta será um recorde que durará bastante tempo. Bernal teria que subir no pódio em 2032..!?..

Fato é que as etapas foram divertidas. Das 21 etapas 2 foram contrarrelógio. Das 19 de estrada 10 foram ganhas de ataques de longa distância, mais 5 de média distância e só 4 sprints.

Roglic dominou desde o começo e desde a 1a semana seus adversários já estavam competindo como se ele não tivesse na prova e sim entre eles para as outras posições do pódio. Lembrou bastante da temporada do Simon Yates ano passado. Assim como Yates, estava voando nas 2 primeiras do Giro e sem apoio da equipe e um mal calculado pico de performance definharam na última semana do Giro. Roglic ainda subiu no pódio, mas Yates correndo contra Froome e Dumoulin entre outros acabou em 5o. Os 2 voltaram para Vuelta e nunca deram chance para a concorrência. Aprenderam com seus erros. Roglic veio para ficar.

Sua equipe está sensacional. Equipe Jumbo na Vuelta não levou os excelentes gregários escaladores De Plus e Tolhoek. Perderam o Kruijswick, 3o no Tour de France(!), que abandonou na 4a etapa e T. Martin no final e não fez diferença. Bennett e Kuss fizeram o suficiente. Jumbo está atualmente melhor que a Ineos. Agora imagima com Dumoulin??..

Pogacar foi outro quebrador de recordes. 20 anos, 3o colocado na geral, 3 etapas e a camisa branca em cima do Superman Lopez e sua excelente equipe. Absolutamente incrível!!

Antes da Vuelta não tinha certeza nem se a UAE iria deixa-lo completar as 21 etapas. Fato normal para os que tem 20 ou 21 anos. É um acúmulo de fadiga somado a intensidade muito grande para um garoto dessa idade. Coloquei ele no meu “velogames”, joguinho tipo “Cartola” do futebol, mas achava que ele iria bem em 2 ou 3 etapas. Como eu estava errado…

Ag2R também tirou leite de pedra e conseguiu a camisa de bolinha com Bouchard. Um veterano(27a) desconhecido no seu 1o ano como pro e fazendo sua 1a grande volta.

Carl Hagen(Lotto) é o novo ninja do pelotão. Ficou em 8o na geral e nunca apareceu na tela da tv. Ninja é aquele que nunca ninguém vê e mesmo assim conseguem bons resultados. Outro que veio dos esportes de inverno. O ex esquiador de cross country fez sua 1a grande volta e ninguém conseguiu vê-lo durante as 3 semanas. Nem no contrarrelógio individual. Lembrou bastante o H. Zubeldia, que era conhecido pelos mesmos atributos.

Bennett foi o melhor sprinter. O que tinha mais velocidade, mas das 4 ou 5 etapas possíveis para uma chegada em sprint só levou 2 devido a eficiência da equipe Deceunick. Gilbert, Cavagna e Jakobsen, os 3 com menos velocidade que ele, conseguiram “roubar” vitórias de etapas. Talvez já um jeito de baixar a bola dele se realmente o Bennett for para a Deceunick no ano que vem. Embora Bennett não seja nem um pouco arrogante pode repensar sua pedida de salário em troca de uma equipe que certamente lhe proporcionará muitas chances de vitórias..

Gilbert saiu tremendamente bem da Vuelta. 2 etapas e já é favorito para o mundial daqui a 2 semanas. Simplesmente brilhante!

Muitos como sempre saem insatisfeitos. Quintana, Superman Lopez e os colombianos sem pódio. EF Education de promessa de disputa na geral para 3 abandonos. Mitchelton com nada expressivo com a equipe que tem e a super poderosa Ineos com nada nem no Giro, nem na Vuelta.

Vuelta acertou na mão e proporcionou 3 semanas de entretenimento.

Viva La Vuelta!



MaisRecentes

Vuelta; analisando as 2 semanas até aqui e o que esperar da última..



Continue Lendo

Vuelta; etapa 15 de domingo tem 4 montanhas categoria 1. Um monstro!!



Continue Lendo

Vuelta: 5a feira etapa 12 promete entretenimento..



Continue Lendo