Vuelta; etapa de hoje VAI doer!! - Solta o freio

Vuelta; etapa de hoje VAI doer!!



Não bastassem as 2 chegadas ao alto dos 2 últimos dias a etapa 7 terá uma parede no final bem mais dura do que a de 4a feira. Em 2016 aconteceu na etapa 17 e naquela edição aconteceu 2 dias após a lendária e decisiva etapa do Formigal, na qual Contador protagonizou uma verdadeira cilada na equipe Sky numa etapa que no papel seria tranquila. Isso praticamente decidiu aquela Vuelta e o resto da prova, inclusive essa etapa, passou a ser para definir as posições do pódio.

Segue o último km;

Serão 183km após 2 dias bem duros e estressantes. Acredito que ao contrário de 2016 iremos ter disputa entre os favoritos(GC). Certamente existem muitas pernas cansadas e machucadas no pelotão. Quem estiver num dia ruim pode terminar perdendo mais de 1min mesmo em “só” 4km.

Esse tipo de percentuais de inclinação tão altos não permite que os capitães se apoiem nos gregários caso tenham um dia ruim. Não há o que fazer e inevitavelmente eles ficam no mano-a-mano. Então, com eles isolados, as chances de ganho de tempo entre eles é real e vão com tudo. Abaixo podemos ver o Froome olhando para cima para ver o Contador e Quinatana poucos metros a frente e BEM acima na parede.

É verdade que os ganhos entre eles não foram enormes, mas o entretenimento foi excelente.

Olhando a altimetria da etapa tudo indica uma etapa para o Valverde, Alaphilippe e esse último não está aqui. Em 2016 Quintana chegou juntos dos melhores GCs, a frente do Valverde e inclusive ganhou a etapa com o mesmo final 1 ano depois da Vuelta a la Comunidade Valenciana. Conhece bem a montanha. Roglic normalmente vai bem nesse tipo de montanha e o “velho” Chavez costumava ser. Superman Lopez nem tanto, mas de qualquer maneira o mais importante será quem estiver bem no pé da montanha.

No final do dia o top 10 estará bem diferente. Mais importante alguns perderão as chances e terão que reavaliar seus objetivos e táticas para o resto da Vuelta.

Como em 2016 a fuga estará cheia de oportunistas, pois os favoritos(GC) estarão se preservando para a batalha na última montanha. Em 2016 foram 27 na fuga!? Inclusive o vencedor da etapa M. Frank marcando a última vitória da agora extinta equipe IAM. Aliás, Frank usou como menor relação 36×32 e se você clicou no link do youtube viu como mesmo assim ele “mastigou” sua pedalada até o final.

Se a fuga terá chances de vitória dependerá muito das pernas de como chegarão lá na base. Sem dúvidas precisarão de no mínimo 2min para o pelotão e mesmo assim, mesmo um bom escalador pode tranquilamente não conseguir fazer as pernas funcionarem nesse tipo de inclinação.

E quanto ao garoto Pogacar?? 20 anos, 1a volta de 3 semanas, em 10o na geral depois de 6 etapas com 2 chegadas no alto e a queda no contrarrelógio por equipes. Tem 20 meses a menos que o Bernal e quem sabe o que ele conseguirá fazer em 2 anos. Amanhã veremos como ele vai nesse tipo de inclinação contra alguns dos melhores escaladores do mundo..

Teoricamente Teuns teria como segurar a camisa vermelha com seu 1min de vantagem para os “verdadeiros” favoritos da Vuelta, mas o esforço da etapa anterior pode cobrar o preço.

Chute do dia:

Para vitória da etapa alguém da Caja Rural ou da Murias. Já perderam 2 dias sem nem entrarem na fuga que foram bem sucedidas. Tem que ter um “porque”..

Entre os favoritos(GC) vou de Valverde com uns 10s na frente do resto dos GCs e Teuns ainda de vermelho..

 



MaisRecentes

Vuelta foi a melhor volta de 3 semanas do ano!!



Continue Lendo

Vuelta; analisando as 2 semanas até aqui e o que esperar da última..



Continue Lendo

Vuelta; etapa 15 de domingo tem 4 montanhas categoria 1. Um monstro!!



Continue Lendo