Vuelta; Etapa 9 de domingo será imperdivel!! - Solta o freio

Vuelta; Etapa 9 de domingo será imperdivel!!



Próximas 2 etapas serão decisivas para as pretensões de quem quer ganhar essa Vuelta.

É desse jeito que se coloca 1 etapa de 100km numa grande volta. Após vários dias duros, montanhosos e longos. Só assim a etapa tem chance de conseguir o que se propõe; caos!

Mesmo que os favoritos GCs se poupem nas etapas anteriores, como foi o caso até aqui, a quantidade de fadiga acumulada se torna um fator enorme numa etapa tão curta e tão cheia de escaladas complicadas.

Fuga se formará logo na largada, mas dessa vez acredito que as equipes Astana e Movistar irão forçar desde o começo o ritmo, pois será o dia de testar o Roglic. Principalmente com o descanso da 2a feira e antes do contrarrelógio de 3a feira que vem.

Nada além de ritmo forte entre os GCs acontecerá até chegarmos na Collada de la Gallina;

Um monstro e inevitavelmente fará vítimas, mas na maioria de gregários escaladores. Como disse, Astana e Movistar ditarão o ritmo para minar o máximo possível a Jumbo de Roglic. Do meio para o final vai ficando cada vez pior e no topo será hora de ver quantos gregários cada equipe ainda tem.

Etapa tem toda a cara do Superman Lopez e para que ele consiga impor sua especialidade, que são loooongas escaladas, aposto nele atacando logo na 1a das últimas 3 montanhas em sequência; Cortals. Curta e nada de relevante, mas entre essa e a penúltima, Alto de Engolasters, enfrentarão um trecho de estrada de terra. Inclusive a descida.

Como se vê a estradinha é de terra e muito boa, mas 2 problemas;

1- Muito estreita..

2- Previsão é de chuva e frio..

Isso pode realmente complicar e vir a causar sérios problemas entre os GCs.

Voltando a dinâmica da prova, imagino que a tática entre os 4 mais fortes até aqui, Superman, Quintana, Valverde e Roglic será;

Astana; queimar todos os gregários e acelerar tudo que der até o inevitável ataque do Superman Lopez para forçar o isolamento principalmente do Roglic..

Movistar; ajudar a Astana a forçar o isolamento do Roglic, usar o Quintana para marcar o Superman e usar o Valverde para marcar o Roglic até ter certeza que ele está sem gregários e sem pernas. Se o Roglic não explodir, ir de carona no trem da Jumbo e fazer o que o Valverde faz de melhor há décadas, que é atacar faltando 2-3km.

Jumbo; marcar os 3 reais candidatos a Vuelta: Valverde, Quintana e Superman, mas principalmente conseguir colocar um ritmo regular que seja possível para ele limitar suas perdas. Se é que elas virão. Ao contrário do Giro, Jumbo terá que conseguir rodear o Roglic com o máximo de gregários possíveis para que possam faze-lo perder o menos tempo possível. Isso se ele perder. Bennett não tem sido espetacular, mas ajudará. Gesink é experiente e funciona como um motor diesel, sempre constante. Kuss, o mais novo, mas tem sido o melhor e último gregário a sobrar quando as coisas realmente complicam. Todos estarão com as mãos cheias amanhã. Roglic não pode se desesperar e entrar tanto no vermelho, pois VAI(!) colocar quase 2min nos outros 3 na 3a feira, mas para que isso aconteça ele precisa estar inteiro. Para mim ainda parece bem inteiro.

Quanto aos outros é se segurar no selim e rezar para acabar logo..

Imperdível!!

 



MaisRecentes

Vuelta foi a melhor volta de 3 semanas do ano!!



Continue Lendo

Vuelta; analisando as 2 semanas até aqui e o que esperar da última..



Continue Lendo

Vuelta; etapa 15 de domingo tem 4 montanhas categoria 1. Um monstro!!



Continue Lendo