Vuelta; analisando as 2 semanas até aqui e o que esperar da última.. - Solta o freio

Vuelta; analisando as 2 semanas até aqui e o que esperar da última..



Foram 2 semanas bem movimentadas e etapas com a fuga quase sempre ganhando o cabo de guerra com o pelotão. Foram 7 fugas bem sucedidas até aqui e não deve ser o número final. Ou seja, quase a metade das etapas se não contarmos os 2 contrarrelógios.

Essa fórmula que a Vuelta encontrou de propiciar as fugas realmente agrada a maioria. Aliado a um pelotão mais fraco que no Tour a Vuelta acaba entregando em entretenimento já que muitos podem conseguir a tão sonhada vitória num “grand tour”. Madrazo, Herrrada, Arndt, Iturria, Kuss e até o veterano Fulgsang adicionaram essa enorme marca no currículo. Gilbert também ganhou, mas já tinha 9(!!) etapas..

Já quanto a briga pela geral(GC) Roglic está absoluto, Pogacar espanta e Valverde impressiona mais uma vez.

Valverde atacou na etapa de domingo faltando 5km na empinada do Santuário del Acebo. Roglic foi o único capaz de acompanhar e até trabalhou junto com o Valverde ao invés de só marca-lo tal sua confiança. Valverde ganhou o dia entre os GCs, mas Roglic nem tentou disputar o sprint pela etapa. Assim como fez com Pogacar 2 dias antes em Los Machucos. Esse ataque do Valverde e cooperação do Roglic só fortaleceu o argumento que Valverde atacou os outros GCs e não o Roglic. Nada como uma imagem para esclarecer mais do que 1.000 palavras;

No dia seguinte, 2a feira em etapa loooonga, Valverde pagou o preço do esforço da etapa anterior e perdeu tempo. Não fosse pela ótima forma do gregário Soler, Valverde perderia o que ganhou no domingo. Soler está dedicadíssimo ao “Don Alejando” e será tremendamente útil até Madrid. Valverde não deixou passar em branco sua dedicação em salvar a etapa de 2a feira.

3a semana não é o forte do Valverde, mas está claro também o nível de dedicação que a Movistar é capaz de se sacrificar pelo Valverde ou pelo Quintana.

Roglic está num ano parecido com o do S. Yates ano passado. Os 2 estavam muito bem posicionados no Giro 2018 e o tanque esvaziou na 3a semana. Os 2 enfrentam adversários mais “fáceis” na Vuelta desse ano e sobram em relação aos adversários.

Pogacar é inacreditável!! Antes de começar a Vuelta nem achava que a UAE o deixaria terminar as 3 semanas de tão novo que é. Esse tipo de teste com os novos talentos sempre foi comum em talentos sub-23, mas sempre com o cuidado de retira-los após 10-15 dias para não acumular uma carga de intensidade tão grande por tanto tempo nos garotos que teoricamente não tem o volume de treinos para suportar. Acompanhando o Strava do Bernal, campeão do Tour de France com 22 anos, da para ver que isso hoje em dia realmente não é tanto problema.

https://www.strava.com/athletes/2119306/training/log?feature=sidebar-progress-goals-v2

Tanto os treinamentos como principalmente os acompanhamentos de níveis de fitness e fadiga evoluíram tremendamente, mas só saberemos mesmo se essa carga foi indevida daqui a alguns anos. Andy Schleck foi 2o no Giro 2007 com 21 anos, teve carreira brilhante e com 27 se aposentou para a tristeza dos fãs do ciclismo..

Vale a pena lembrar que tanto Roglic, quanto Pogacar foram para o chão na 1a etapa de contrarrelógio por equipe. Roglic perdeu 50seg e nunca mais perdeu tempo para outro GC. Pogacar perdeu por volta de 30seg. Sem essas perdas eles estariam BEM mais confortáveis, embora os 2 transbordem confiança.

Superman Lopez parece o único ainda capaz de ameaçar as 2 últimas posições do atual pódio. Roglic, não. Astana está fortíssima e pode causar estragos em qualquer etapa caso receba o comando para irem a 100%. Não fizeram muito isso, pois explodiriam o próprio Superman. Agora que já ganharam 1 etapa com Fulgsang o clima estará muito melhor e Superman também costuma ir muito bem na 3a semana de todos os GTs. VÃO fazer as etapas ficarem o mais duro possível para tetar tanto o endurance do Valverde quanto o desconhecimento do Pogacar. O problema é que não restam tantas montanhas até Madrid.

Não faltarão emoções durante esta última semana, jã que as pernas estarão cada vez piores. Ainda teremos 5 etapas sendo 3 sprints(amanhã, 4a feira e domingo) e 2 de montanhas em volta de Madrid com enorme cara de fugas..

Viva La Vuelta!!



MaisRecentes

Vuelta foi a melhor volta de 3 semanas do ano!!



Continue Lendo

Vuelta; etapa 15 de domingo tem 4 montanhas categoria 1. Um monstro!!



Continue Lendo

Vuelta: 5a feira etapa 12 promete entretenimento..



Continue Lendo