Tour Etapa 1; não era pa ser só o sprint final?? - Solta o freio

Tour Etapa 1; não era pa ser só o sprint final??



Era, mas não foi..

Quedas, problemas mecânicos fizeram da 1a etapa tremendamente importante para a disputa da camisa amarela.

O sprint em si foi ótimo. Gaviria(Q-Step) confirmou sua excelente fase. Veste a amarela na 1a etapa do seu 1o Tour de France. Equipe Q-Step fez mais 1 vez um trabalho fantástico embalando e o argentino Richeze entregou mais 1 vez o Gaviria em perfeitas condições para o sprint.

Sagan(Bora) em 2o e firme na disputa da camisa verde. Kittel(Kat) e Kristof(UAE) “apareceram” em 3o e 4o, pois estavam tendo um péssimo ano. O ótimo Laporte(Cof) confirma o porque a Cofidis resolveu não levar o Bouhane.

Mas a confusão que mudou a dinâmica da etapa foi a queda do Froome(Sky), do Porte(BMC) e do Yates(Mit) faltando 10km. Todos favoritos na geral. Segue vídeo da bike logo atrás do Froome;

Levou muita sorte em não acertar um dos pitocos..

Com a essa queda e mais quedas com o desdobramento desse tombo os outros GCs que não estavam envolvidos junto com suas equipes foram com TUDO para não desperdiçar essa oportunidade. Q-Step assumiu a ponta do pelotão e chegou a colocar 70km/h em alguns trechos. Com esse tipo de pressão era impossível os gregários que sobraram da Sky, BMC e Mitchelton conseguirem reconectar. No meio dessa loucura, Quintana(Movistar) passou por cima da calçada em uma rotatória e destruiu suas 2 rodas. Isso aconteceu a 3,2km da chegada. SE ele parasse a 2,99km estaria salvo pela regra que neutraliza o ciclista que tiver problemas dentro dos últimos 3km. Por 200mts ele perdeu essa chance e também o pelotão dos que tinham caído antes.

Resultado; Froome, Porte e Yates perderam 51seg e Quintana perdeu 1m15seg. Toda a vantagem que o Froome, Porte e Yates teriam na etapa da 2a feira de contrarrelógio por equipe foi praticamente anulado antecipadamente. Quintana por sua vez só fez aumentar sua desvantagem incluindo o que perderá na 2a feira.

Nem o melhor dos novelistas conseguiria escrever um roteiro melhor para o desenrolar do Tour. Dessa maneira esses 4 terão que atacar e a se arriscarem a explodir BEM antes do que planejavam. Melhor para nós que assistiremos.

Como nota vale chamar a atenção sobre a queda do Lawson Craddock(EF-E). Não é um dos favoritos e é um gregário médio de 1 equipe mediana. Caiu e quebrou a escápula. Mesmo assim terminou a etapa. E não para por aí. Está transformando seu azar em positivismo. Pretende tentar chegar até Paris, mais 3.100km em 20 etapas sem ser cortado pelo tempo limite de cada etapa. Também divulgou que doará u$100,00 por etapa que terminar para uma instituição na tentativa de que os torcedores façam o mesmo.

 

Aí alguém te diz que não assiste ciclismo “porque só tem dopado”. Para mim a diferença entre ciclismo e o “outro esporte” fica claríssimo, principalmente o que praticamos por aqui e por isso que assisto e torço desde sempre…

Etapa de hoje no papel é a mesma coisa; sprint final com MUITA gente querendo se posicionar a frente do pelotão para escapar de problemas e a equipe Q-Step estrangulando o pelotão no final. Como vimos ontem tudo pode mudar em minutos…



MaisRecentes

Melhores e piores de 2018



Continue Lendo

Qual é o melhor corredor de clássicas em atividade??



Continue Lendo

Vuelta: 1ª vitória em grandes voltas para Simon Yates e equipe Mitchelton!!



Continue Lendo