Tour; de épico a caótico em menos de 1 hora.. - Solta o freio

Tour; de épico a caótico em menos de 1 hora..



Desapontado com a neutralização na etapa de hoje? Sim, claro, mas não havia outra decisão possível. Só a “menos pior”. Todos terão alguma razão para reclamar. Uns terão mais razão, mas qualquer outra decisão teria sido pior e a segurança dos ciclistas sempre em 1o lugar.

Imaginem SE isso tivesse acontecido na etapa de amanhã?? Isso sim teria sido a pior coisa que pudesse ter acontecido para esse Tour.

A tempestade de granizo caiu durante a etapa. Havia previsão de tempestade, mas não de granizo. Toda vez que colocarem etapas acima de 2.000mts haverá essa chance de algo como isso acontecer, mas lá é que estão as montanhas míticas. Assim como houve o cancelamento(prévio) do “passo Gavia” no Giro desse ano.

Para mim a triste imagem do dia é a daqui de baixo.

Pinot ter abandonado devido a uma contusão foi mais um capitulo de sua má sorte em voltas de 3 semanas. Esse ano ele estava muito forte e não demonstrou fraqueza em nenhum momento. Tinha enormes chances de pódio e uma legitima chance de brigar pela amarela. Só Bernal foi tão forte e regular quanto ele nas montanhas.

E o Bernal? Equipe Ineos parece que alterou sua tática do famoso “trenzinho” da última década para usar a velha tática do “1-2”. Ou seja, depois que a seleção final dos top 5 se estabelece, sai um da equipe em fuga, o outro fica de roda enquanto alguém persegue e trás o grupo de volta. Assim que isso acontece sai o outro e assim sucessivamente até que um deles se estabelece na fuga solo. Isso tem sido feito até porque os tradicionais super gregários da equipe Ineos NÃO estão chegando no fim das etapas junto com os top 5. Poels e Kwiato sempre estiveram com seu capitão até o final das etapas, mas tem sido Van Baarle o que tem durado mais. Logo ele um ciclista de clássicas. Na minha opinião, por isso que o Alaphillipe tem conseguido se segurar com os GCs na montanhas. Quando o ritmo fica realmente 100% inevitavelmente ele fica para trás. Principalmente quando há ataques e contra ataques, essas trocas de acelerações é mortal para quem não é escalador de longas e altas montanhas.

Agora, com a decisão de transformar a etapa de amanhã em meros 59km, cortando a escalada do Roselend, pelos mesmos motivos da etapa de hoje, possibilidade de tempestades e pelo estrago no local, o Tour cai no colo do Egan Bernal!! Merecidamente…

A escalada de Val Thorens é dificílima, mas sem ter como eliminar os gregários dificilmente irá mudar muita coisa. Talvez Alaphilippe não aguente os ataques e contra ataques, mas pelos mesmos motivos que os gregários não irão sobrar ele deve conseguir se manter no pódio. O ritmo que a Ineos e a Jumbo colocarão já irá testar o que sobrou de endurance do Alaphilippe.

De uma forma “torta” o título irá para o que mais atacou nas montanhas e foi mais consistente. É alguma justiça, se é que da para ter isso numa loucura dessas.

Essa é a situação no Cormet de Roselend, que já foi cancelado para amanhã.

Agora o que sobrou será 1 hora de escalada até o topo de Val Thorens. Vai ser tipo uma arrancada principalmente dos que estão brigando pela camisa de bolinha e a amarela será definida por uma etapa de provas juniors tipo Tour de l’Avenir..

 ANTES..

 DEPOIS..

Previsão de tempo para a escalada do Val Thorens.

Lembrando que ainda tem duas categorias 4 na etapa para Paris.

De uma forma “torta” o título irá para o que mais atacou nas montanhas e foi mais consistente. É alguma justiça, se é que da para ter isso numa loucura dessas.

Amarela estará merecidamente com o mais agressivo e consistente…

 

 

 

 



MaisRecentes

Volta da Espanha começa em menos de 15 dias. Como será??



Continue Lendo

Remco Evenepoel; Confirmando as expectativas..



Continue Lendo

Tour; resumo e melhores x piores



Continue Lendo