La Flèche Wallone hoje na TV - Solta o freio

La Flèche Wallone hoje na TV



La Flèche acontece hoje(4a feira, 18/abr) com transmissão ao vivo na ESPN. Até que enfim conseguiremos assistir outra clássica ao vivo.

Não tem como fazer rodeios. A. Valverde(Movistar) é 95% favorito. Só um problema mecânico ou uma coisa muito diferente, como a neve de 2016 tiram a prova dele.

Serão 198km e com muitas ladeiras. Nenhuma montanha, mas ladeiras duras, sendo a principal o “Mur de Huy”. A última e dura ladeira. Passam lá 2 vezes antes da chegada. Huy tem ângulos de quase 20%, mas não são tão curtas como as das clássicas da Bélgica.

Então, começa a ficar melhor para os escaladores que conseguem sustentar um ritmo forte por mais tempo e que tenham “punch”. E aí ninguém tem melhor que o Valverde. É o melhor watt/kg em 5 minutos do business. Mesmo com 38 anos. Num nível loga abaixo vem os favoritos 4 estrelas J. Alaphilippe(Q-Step), que é carinhosamente chamado de mini-Valverde, o D. Martin(UAE) e Kwiatkoski(Sky). Martin já não sabe mais o que fazer de tantos vices que ele tem atrás do Valverde.

A única chance que enxergo de um resultado diferente da vitória do Valverde seria se uma fuga necessariamente com mais de 2 ou 3 favoritos 2 ou 3 estrelas no topo da ladeira logo anterior, que faltarão apenas 6km para a chegada. Todos(!!) os anos algum favorito 3 ou 2 estrelas escapa por ali, mas sozinho explode no meio do Mur de Huy. Normalmente sempre o mesmo B. Jungels da Q-Step(foto abaixo) ou T. Wellens(Lotto-Soudal).

Só com “alguns” favoritos 2 ou 3 estrelas conseguiriam dividir o esforço  e chegariam lá com pernas para segurar o pelotão. Nesse cenário, por tudo que é sagrado no ciclismo, não consigo entender o porque de qualquer outra equipe ajudar a equipe Movistar a perseguir qualquer fuga se em 95% das vezes tomarão na cabeça do Valverde!? Mesmo assim, todo ano as outras equipes ajudam a Movistar e o final é sempre o mesmo..!?..

Entendo que essas equipes fariam isso porque não teriam nenhum dos seus nessa teórica fuga. O que os sentenciariam a almejar no máximo um top 10, mas nesse caso, ajudando a Movistar de Valverde, terminam no top 10 de qualquer maneira. Então me parece lógico ficar de roda, se poupando as custas dos gregários do Valverde e força-lo a se expor o quanto antes a botar a cara no vento e rezar para isso ser o suficiente para minar as pernas do Valverde no Huy.

Temperatura parece ser normal, assim como vento. Agora é esperar os últimos 15km para ver o que acontece…



MaisRecentes

Vuelta foi a melhor volta de 3 semanas do ano!!



Continue Lendo

Vuelta; analisando as 2 semanas até aqui e o que esperar da última..



Continue Lendo

Vuelta; etapa 15 de domingo tem 4 montanhas categoria 1. Um monstro!!



Continue Lendo