Froome renasce das trevas e põe fogo de vez no Giro!! - Solta o freio

Froome renasce das trevas e põe fogo de vez no Giro!!



Essa foi incrível!! Zoncolan não desapontou.

Se antes do Zoncolan a disputa na geral estava polarizada entre Yates x Dumoulin, depois da montanha mais dura de todo o Giro temos que recolocar o Froome(Sky) nessa conta. A escalada do Zoncolan foi como assistir um “resta um” que estamos acostumados nos nossos pelotões. Bennet(Lotto-S) teve um problema mecânico logo no começo e já largou atrás. A partir do trecho mais difícil, faltando 8km, Poels(Sky) assumiu a ponta e colocou um ritmo infernal que parecia estar judiando até do próprio Froome. Dos top 10, imediatamente Aru(UAE) sobrou. Dumoulin sempre no fundo do pelotão dos favoritos, mas constante. Carapaz(Mov) foi a próxima vítima do ritmo imposto pelo Poels. Após Poels puxar por quase a metade do Zoncolan, Froome atacou faltando 4km com o seu já tradicional giro enlouquecido.  Ele coloca um giro que ninguém mais nem tenta, muito menos no Zoncolan. A reação veio de Yates, Pozzovivo(Bah) e Superman Lopez(Ast), que seguiam a pequena distância. Para mim faltava muito para um Froome que não tinha mostrado nenhuma forma até aqui. Então, como sobreviveria 4km, uns 20min, sozinho na ponta?

Yates  parecia de alguma maneira confortável e deixando Lopez e Pozzovivo fazerem a perseguição ao Froome. Faltando 3km Yates atacou e deixou os 2 para trás. Mais atrás, Dumoulin controlava suas perdas fazendo um contrarrelógio e com o Pinot o tempo todo na sua roda. Antes dos túneis, parecia que o Yates iria pegar o Froome inevitavelmente, mas assim que empinou de novo, Froome conseguiu manter a distância para uma histórica vitória por apenas 4seg.

Alguém pode me dizer porque o Yates foi o único que carregou sua garrafinha com água, pesando na pior subida da Europa? Além disso, carregando o corta vento no bolso…

Como analisar a situação após a etapa?

Ok, Froome claramente está “de volta” na briga, mas no fim do dia ele ainda está 3m10seg atrás do líder e chegou a “apenas” 4seg na frente do Yates na pior subida do Giro. Imaginemos que ele ganhe 2min no Yates no contrarrelógio, ainda faltaria 1min a serem tirados nas 3 etapas de montanha do melhor escalador até aqui do Giro.

Dumoulin conseguiu a esperada “perca de 30seg”, que foi ótimo. Considerando que ele carrega para cima da montanha pelo menos mais 10kg que o Yates. Ele está 1m24seg atrás do Yates e imaginemos que ele também coloque 2min no Yates no contrarrelógio. Isso lhe daria a camisa rosa por uns 30seg faltando ainda 3 etapas duras de montanha e sem uma equipe muito forte para ajuda-lo.

Yates, mesmo continuando a ser o melhor escalador até aqui, ganhou 34seg de sua liderança em bônus nas chegadas e na prática não com diferenças tiradas na estrada. Imaginemos que ele perca 2min para o Froome e o Dumoulin no contrarrelógio, isso o colocará na difícil missão de ter(!) que atacar nas 3 etapas de altas e longas montanhas para conseguir uns 30seg. Dificilmente na 3a semana ele conseguirá os bônus de tempo, pois os melhores oportunistas, que estão atrás das etapas e que já acumulam atrasos enormes, possivelmente ganharão algumas das etapas restantes quando o pelotão estará com as pernas cansadas das 2 primeiras semanas. Bye bye bônus.

Uma coisa é certa. Com o Froome voltando a ter chances e agora tendo 3 candidatos ao invés de 2 teremos muito mais opções táticas nas etapas restantes. Assim teremos ataques entre eles e entretenimento para nós.

Falando de amanhã não se decepcione por não ter nenhuma mega montanha no desenho da etapa. Daria até para ser chamada de média montanha. Dito isso, tem um potencial excelente de ser uma etapa para os GCs conseguirem algo no estilo emboscada. Principalmente após a duríssima etapa de ontem.

Certamente sairá uma fuga com bons nomes que poderão sim, levar até o final. Como sempre, vai depender de como os favoritos(GCs) resolverão disputa-la.

Como eu gosto desse desenho aí de cima. É praticamente garantia de termos uma etapa animada até o final. Imagino que nos primeiros 50km teremos um ritmo fortíssimo tanto para formar a fuga, como para equipes como Astana e Sky forçarem para seus capitães, renascidos na geral do Zoncolan, terem chances no final da etapa. Nessa confusão poderemos ter surpresas entre os GCs tentando escapar junto da fuga. Difícil? Sim, mas SE tem alguma etapa para fazer isso é a de hoje.

Acima a 1a e mais difícil subida do dia, Passo di Sant’Antonio(8,3km, média de 7,5%) e onde todos estarão muito tensos, todos de olho na formação da fuga e quem estará nela. Infelizmente não teremos cobertura para esse momento, nem nos streams. De qualquer maneira os últimos 40km são bem explosivos e a qualquer altura algum GC com atraso poderá tentar escapar de longe. Lopez(Ast), Aru(UAE), Formolo(Bora) e até algum gregário tipo Poels(Sky) ou Visconti(Bah) para irem na frente e, se caso for, esperar num possível ataque do Froome ou Pozzovivo.

Com subidas e descidas sucessivas e acompanhado de uma provável forte fuga algum GC teria boas chances de conseguir “roubar” algum tempo de seus concorrentes. Froome e Dumoulin ainda não precisam se arriscar tanto, pois ainda tem o contrarrelógio na 3a feira, mas isso vale do Pozzovivo, atual 4o lugar, para trás.

A 2a montanha categorizada começa na linda cidade de Cortina d’Ampezzo. Passo Tre Croci é constante e nada de mais, mas veremos o visual incrível do Tre Cime di Lavaredo.

A montanha da chegada, embora não categorizada, pode ocasionar uma seleção após tanto sobe e desce. Tem uma inclinação média de 3 e 4% ao longo de 8,5km, mas no meio, tem 2,5km com média de 6,5%, que podem proporcionar uma seleção antes do final de 2,5km planos.

Resumo: Não subestimem essa etapa, pois todos no pelotão não irão e certamente vários deles marcaram essa etapa no calendário.

Para informações e comentários ao vivo no twitter acompanhar em @MoynaFernando

 



MaisRecentes

Tour; analisando os melhores e piores



Continue Lendo

Tour; analisando a tão aguardada etapa de 65km



Continue Lendo

Tour; será que teremos “hoje não, hoje não, hoje simmm”??



Continue Lendo