Etna foi sensacional!! Hoje vai ser sprint. - Solta o freio

Etna foi sensacional!! Hoje vai ser sprint.



Que etapa! Principalmente na 1a semana de uma grande volta. Equipe Mitchelton sobrou muito.

Desde a largada a etapa foi muito disputada. Várias vezes uma fuga tentava se formar, mas como todas as equipes queriam estar nela o ritmo era enlouquecedor. Nos primeiros 40km a média era de 50km/h!

Finalmente uma enorme fuga se formou com alguns perigosos escaladores nela. Chaves(Mit), Henao(Sky) os mais perigosos entre os favoritos(GCs). Além disso esses 2 com gregários. Pelo jeito muitos caçadores de etapas marcaram nos seus calendários essa etapa como o dia para ir com 100%. Gessink(Lotto-J), Ciccone(Bard), Hermans(ICi), são bons exemplos.

Pelotão com os favoritos(GCs) tentou diminuir ao máximo a distância antes do começo da escalada do Etna. Equipe BMC na ponta defendendo a camisa rosa do Dennis e a excelente equipe Astana, que não conseguiu colocar ninguém na fuga. Até a equipe Bahrain do Pozzovivo ajudou, pois estava difícil diminuir a diferença para um grupo em fuga tão grande.

Haig(Mit) sozinho puxou a fuga pelos últimos 15km até a base do Etna dando mais uma demonstração de força da equipe Mitchelton.

O palco estava armado para um grande show no Etna. Chegaram a base do Etna com 1 minuto de vantagem. Na fuga os ataques começaram. Gesink foi o 1o a pular na frente. No pelotão, Astana com Kangert e Sanchez puxando forte para colocar o Superman Lopez em posição de recuperar tempo na geral.

A fuga ia se esfacelando. Gesink, De Marchi, Ciccone, todos tentaram e a cada tentativa a fuga diminuía cada vez mais. Atrás o que era o pelotão já tinha virado um grupo de 20 contendo os favoritos(GCs) e ainda o camisa rosa Dennis. Sanchez de gregário ainda num ritmo incrível.

Na parte mais empinada, faltando 5km, Chaves atacou com tudo e até o Henao não conseguiu segui-lo. Seu parceiro Yates podia continuar seguindo as rodas no grupo de favoritos.

Mesmo tendo seu parceiro sozinho na fuga e com uma vantagem de 22seg Yates resolveu atacar o grupo GC faltando 1,5km. Certamente estava sobrando para tentar um ataque desses. Nenhum GC conseguiu seguir e faltando 500mts pegou o Chaves. Os 2 entraram nos últimos 100mts sem saber bem o que fazer. O 10 daria 10seg de bônus de tempo e o 2o 6seg. O que seria bom para o Yates na geral, mas Chaves estava na fuga desde o começo e também merecia. No final Chaves levou a etapa e Yates a camisa rosa como prêmio. Sensacional!

Atrás o grupo GC chegou com Pinot liderando e com mais 7 juntos. Inclusive o Froome, que pensávamos poder perder mais tempo caso a etapa fosse disputada do jeito que foi. Agora parece ser tarde de mais. Froome com toda pinta de estar fortíssimo para a 3a e decisiva semana.

Dos que estavam no top 10 quem perdeu mais foram Woods(EF-E), Betancur(Mov), Schashmann(Q-Step) e claro, Dennis(BMC), que perdeu a camisa rosa.

A etapa de hoje é daquelas que do lado da disputa basta ver os últimos 10km.

É até compreensível que tenhamos uma etapa plana depois de 3 dias bem difíceis. Etapa de hoje é de descanso entre os GCs e como será pelo litoral será daquelas boas de ver as imagens do helicóptero e só.

Viviani(Q-Step) é favoritíssimo, mesmo tendo um calombinho antes da chegada. A única coisa diferente disso seria se tivessem vento cruzado. Nesse caso o favorito também seria a equipe Q-step e Vivivani. Afinal é uma equipe belga e a melhor equipe das provas clássicas.

 

Para comentários ao vivo durante as etapas no twitter; @MoynaFernando



MaisRecentes

Giro chega no seu momento de decisão no CRI de 34,2km.



Continue Lendo

Froome renasce das trevas e põe fogo de vez no Giro!!



Continue Lendo

Chegou o grande dia!! Giro volta ao Monte Zoncolan



Continue Lendo