Amanhã finalmente vai começar o Giro de Itália!! - Solta o freio

Amanhã finalmente vai começar o Giro de Itália!!



Ao longo desses dias postarei detalhes e curiosidades das etapas para servir de referencia quando estivermos assistindo.

A 1a etapa será um contrarrelógio de 8,3km. Ok, para quem olhar o profile da altimentria(abaixo) vai ver que tem subida, mas nada de mais, certo? Não no Giro…

Essa subida é a mesma utilizada na chegada da clássica do outono italiano “Giro dell’Emillia”, que acontece sempre 1 semana antes da última clássica monumento do ano: “Il Lombardia”.

A escalada da Via San Luca, com o santuário de San Luca no topo, é sensacional e duríssima. Ao contrário do que o desenho possa indicar

A subida(2km) leva em torno de 5min e os outros 6,3km levarão em torno de 7min.

Para quem quiser curtir o Froome ainda menino e “arredondado”, antes da equipe Sky, atacando no pé dessa mesma ladeira, explodindo epicamente e com direito a ter que fazer “cobrinha” faltando 1km, assistir a 14a etapa do Giro 2009 com a mesma chegada abaixo;

Agora imaginem essa chegada num contrarrelógio?!..

É uma ladeira tipo as das clássicas das Ardennes disputadas em abril. Não basta ser escalador para estar entre os top 10. Tem que ter uma capacidade de sustentar uma potência altíssima durante 5min e não só durante montanhas enormes, que levam 30-40min. Essa sim, para os escaladores natos. São esforços bem diferentes. Se calcular errado o esforço na ladeira pode perder muito tempo logo na 1a etapa.

Favoritos serão os especialistas de contrarrelógio Dumoulin, Roglic, Jungels que também escalam bem. Possível vermos sprinters como Ulissi, Conti, Formolo, Tao Hart sustentar esse tipo de esforço o suficiente para, se não ganhar a etapa, pelo menos o suficiente para estar em posição para coletar os bônus de tempos nos sprints intermediários nas etapas seguintes e assumir a camisa rosa na 1a semana.

Os outros escaladores favoritos que disputam na geral não costumam ir bem nesse perfil de ladeirae vão tentar limitar suas perdas: Nibali, Superman Lopez, Landa. Não deve passar de 15seg..

A chance de chuvas pode fazer as equipes colocarem seus favoritos para largarem antes. Caso entendam que estará com condições melhores mais cedo(vento, poças e etc). Então é melhor ligar a TV logo cedo…

É só o começo!!



MaisRecentes

Vuelta foi a melhor volta de 3 semanas do ano!!



Continue Lendo

Vuelta; analisando as 2 semanas até aqui e o que esperar da última..



Continue Lendo

Vuelta; etapa 15 de domingo tem 4 montanhas categoria 1. Um monstro!!



Continue Lendo