2a feira de day-off no Giro. 3a feira vai ser muito bom!! - Solta o freio

2a feira de day-off no Giro. 3a feira vai ser muito bom!!



O Giro volta para a Italia durante o day-off. É uma gigantesca operação. Só para o material das equipes e da organização foi um Boing 747 de carga. Metade para as equipes e metade para a organização. 800 bicicletas e mais de 2.000 rodas. Sem contar alimentação, equipamentos, rolos, staff e etc. Tem complicação para os patrocinadores. Repararam que tanto o Dumoulin, quanto o Dennis tinham kits completos em rosa? óculos, capacete, fita no guidon, etc. Tiveram que levar para todos os favoritos caso fossem bem no contrarrelógio.

Israel providenciou carros, eletrônicos, barracas, coolers e afins . Todo o restante que já conhecemos, ônibus, carros de apoio, food trucks com chefs exclusivos e toda a mega estrutura que estamos acostumados a ver nas grandes voltas foi direto para Sicília. Ou seja, equipes tiveram que se desdobrar entre Israel e Itália. Parece que tudo correu bem. Pelo menos nada de especialmente ruim aconteceu. Isso são boas notícias para os organizadores, que pretendem largadas até mais distantes(Estados Unidos, Japão). Claro, entre os ciclistas não é bem vindo. Esse ano percorrerão em transferências entre etapas bem mais do que vão percorrer em cima da bike.

De qualquer maneira, de volta a Itália, 1a semana “mesmo” começará com 2 etapas de média montanha bem difíceis e imprevisíveis. Isso significa boas disputas. Principalmente a etapa de 4a feira. Em seguida, na 5a feira, a subida do vulcão Etna. Esse ano pelo lado mais difícil. 6a feira um provável sprint. Sábado e domingo etapas de montanha que devem testar as pernas dos escaladores, mas pelo perfil das etapas não devem causar grandes estragos entre os top 10. Na minha opinião amanhã e 4a serão as melhores dias para assistir.

Como podemos ver acima a etapa de amanhã parece um eletrocardiograma. Estradas estreitas, sinuosas e raramente um pedaço plano. Embora só 2 subidas categorizadas de categoria 4, a mais tranquila, a etapa terá 198km e mais de 3.000m de altimetria. Será um liquidificador de pernas. A fuga “original”, a que se formará logo após a largada, não deve vingar com tanta gente de equipes diferentes em condições de ganhar a etapa. Já uma bem provável fuga perto da chegada, se utilizando dos 8km a 4% da subida antes de Caltagirone, é possível.

Acima vemos o profile dos últimos 5km e a última rampa de 1km, que de longe será a mais difícil do dia. Principalmente depois de 197km. Com pedaços de até 13% de inclinação, esse último km promete uma disputa que favorece os “punchers”. O único sprinter que vejo aguentando é o Ulissi(UAE). Como Valverde(Mov) e Alaphilippe(Q-Step) não estão na prova, os “punchers” que indicaria são o Wellens(Lotto-S) e o Stybar(Q-Step). Vários candidatos devem estar na função de gregários de luxo, servindo de guarda-costas para seus capitães nesse final estressante. Só a equipe Sky tem Henao e Poels que muito bem poderiam estar disputando a chegada. As equipes Astana e Mitchelton também se encaixam nesse cenário.

Yates(Mitc) e Woods(EF-E) são os candidatos entre os favoritos(GCs). Pinot(Grup) e até o Betancour(Mov) tem “punch”, mas imagino que a última ladeira seja um pouco pequena para que sejam tão efetivos. Esses GCs não hesitarão em atacar com 100% na última ladeira pensando nos bônus pela vitória da etapa. O 1o ganha 10seg, que são muito bem vindos para os que perderam tempo no contrarrelógio de 6a feira passada..

Dumoulin, Frrome e o camisa rosa Dennis devem se manter dentro do pelotão, que deverá ficar bem esticado nesse final. Se houver corte no pelotão deverá ser sem perda de tempo significativa entre os GCs e Dennis ainda de rosa.

A previsão do tempo informa para amanhã um dia bonito e temperaturas agradáveis. Por falar nisso, a previsão piora na 4a feira e muito provavelmente teremos chuva na subida do Etna e mais chuvas até o fim de semana.

Giro é o melhor!



MaisRecentes

Giro chega no seu momento de decisão no CRI de 34,2km.



Continue Lendo

Froome renasce das trevas e põe fogo de vez no Giro!!



Continue Lendo

Chegou o grande dia!! Giro volta ao Monte Zoncolan



Continue Lendo